A agressão é muitas vezes o efeito negativo do medo

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

A razão mais comum pela qual as crianças se tornam agressivas é porque elas testemunharam agressões

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

As crianças são muitas vezes agressivas quando estão assustadas ou se sentem ameaçadas, seja porque alguém lhes chamou a atenção, ou porque não podem fazer o que lhes pedem, ou porque estão de fato tiranizadas por outros, crianças ou adultos.

Atuam muito rapidamente a partir dos seus sentimentos e precisam de um adulto que lhes ensine um modo de pensar antes de agir.

A razão mais comum pela qual as crianças se tornam agressivas é porque elas testemunharam agressões. Se seu filho foi exposto à violência, seja em casa ou em um lugar onde você tenha menos controle sobre o que acontece, tome medidas imediatas para garantir que ele não continue e para ajudá-lo a entender que isso não deveria ter ocorrido.

Quais são as características de uma criança agressiva?

  • Frequentemente perde a paciência, ficando intensamente irritado.
  • É extremamente irritável ou impulsivo.
  • É frustrado facilmente e tem pouca atenção.
  • Fisicamente ataca e luta contra outras crianças ou adultos.
  • É frequentemente perturbador, argumentativo ou mal-humorado.
  • Desempenha mal na escola ou não pode participar de atividades em grupo organizadas.
  • Tem dificuldade em participar de situações sociais e fazer amigos.
  • Discute ou luta constantemente com membros da família e, inevitavelmente, resiste à autoridade dos pais.

Uma criança agressiva agirá dessa maneira em mais de uma arena, como em casa, na escola, em eventos sociais ou em atividades esportivas.

O que eu posso fazer?

Em primeiro lugar, não se torne agressivo. Bater, gritar, jogar coisas longe nunca fará com que ele reduza seu mau comportamento – você apenas dará a ele um exemplo de coisas novas para tentar deixá-lo ainda mais irritado. Mostre ao seu filho que você pode controlar seu temperamento e ele eventualmente aprenderá que ele pode controlar o dele.

Segundo você precisa ensiná-lo a reconhecer e compreender suas emoções e guiá-lo em direção a formas aceitáveis de mostrar sua raiva, medo e desapontamento.

Depois de uma crise deixe seu filho esfriar a cabeça, então discuta o que aconteceu. O melhor momento é depois que o seu filho se acalmou, mas antes ele esquece o episódio – idealmente, uma hora ou mais. Calma e gentilmente reveja as circunstâncias que levaram ao comportamento agressivo.

Ensine as razões morais para não agir de forma agressiva. Diga a seu filho que agir fisicamente não é certo, porque isso machuca outras pessoas. Mesmo que ele não consiga entender bem o conceito de certo e errado, é importante que você prepare as bases para que ele desenvolva empatia e ética.

Consulte uma psicóloga se as técnicas acima não fizerem diferença ou se o comportamento agressivo de seu filho estiver dificultando sua participação na escola, na família ou em outras atividades. A psicóloga irá avaliar e descobrir o porquê deste comportamento, assim como irá ajudar no tratamento correto.

Quer enviar suas perguntas e dúvidas para a Cynthia?

Envie-as para o e-mail: crescendoeacontecendo@gmail.com

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.

Acompanhe a Cynthia também pelo Instagram:
@crescendoeacontecendo

Jantar Solidário Associação Criança Brasil

A Associação Criança Brasil convida seu parceiros, doadores e vizinhos de alguma de nossas unidades para um jantar de confraternização e parceria. 

Será uma oportunidade de conhecer as pessoas que fazem a Criança Brasil e conversarmos sobre nosso trabalho e como contribuir com nossa missão.

Data: 05/06, das 18:30 às 22:30.

Local Restaurante Maremonti Vila Olimpia.

Rua Elvira Ferraz, 250

Convite individual R$200,00 

Parte da renda será revertida para a Criança Brasil 

As vendas estão sendo realizadas por esse link:

https://criancabrasil.colabore.org/jantarmaremonti

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta