Cuidados na aquisição de imóveis usados

Por Carlos Gabriel Galani Cruz

Para muitos a aquisição do primeiro imóvel é a realização de um sonho, porém, alguns cuidados devem ser tomados para que esse sonho não se transforme em um pesadelo.

Em geral a escolha do novo lar vem acompanhada de grandes expectativas, pois é necessário pensar na acomodação da família naquele imóvel, sua localização, existência de comércio próximo, boa vizinhança etc. E com tantos assuntos para pensar, as questões jurídicas são negligenciadas ou delegadas ao corretor de imóveis, cuja atribuição exclusiva é aproximar comprador e vendedor facilitando a comunicação e a negociação.

Fonte: Canva, por Navamim studio

Assim, o primeiro cuidado que deve ser tomado na aquisição de um imóvel é a escolha de um advogado especializado em direito imobiliário para fazer uma minuciosa análise dos documentos relacionados. Este advogado elaborará um pré-contrato denominado “compromisso de venda e compra”, pelo qual as partes contratantes se obrigarão, entre outras coisas, a fornecer documentos pessoais dos vendedores e compradores, providenciar certidões negativas pessoais e do imóvel, pagar uma quantia a título de sinal e princípio de pagamento, e outorgar a escritura definitiva.

Fonte: Canva, por Pixasquare de Pexels

O segundo cuidado é a análise das certidões negativas dos vendedores e do imóvel a fim de saber se há risco jurídico na realização do negócio. É importante lembrar que algumas dívidas em nome do vendedor podem afetar o imóvel, razão pela qual esta análise é imprescindível. E, por fim, mas não menos importante, é o registro do contrato e das certidões junto à matrícula do imóvel, pois, tal providência dá publicidade ao ato, protegendo o comprador de questionamentos realizados por eventuais credores.

Tomando esses cuidados o sonho da casa própria será efetivo e nunca se tornará um pesadelo.

Carlos Gabriel Galani Cruz é advogado e sócio fundador do escritório Galani Cruz Advogados, especialista em direito imobiliário e professor universitário.
Instagram: carlos_gabriel_galani_cruz

Com mais de 10 anos de atuação, o escritório oferece serviços de excelência e qualidade realizados por profissionais em constante atualização em todas as áreas do Direito. Seu time de especialistas também são professores de faculdades e universidades renomadas no País.

Escritórios:
Rua Doutor Luiz Migliano, 1.110, cj 801 – Portal do Morumbi – 01001-000 – São Paulo, SP
Rua Roma, 620, cj. 87b – Lapa – 05050-090 – São Paulo, SP
Instagram: @galanicruz_advogados
[email protected]
+55 11 3869-0229
www.galanicruz.com.br

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

banner-vinheta-dolce-jan21-(1)
banner-vinheta-dolce-jan21-(2)
banner-vinheta-dolce-jan21-(3)
banner-vinheta-dolce-jan21-(4)
banner-vinheta-dolce-jan21-(5)
banner-vinheta-dolce-jan21-(6)
banner-vinheta-dolce-jan21-(7)
banner-vinheta-dolce-jan21-(8)
banner-vinheta-dolce-jan21-(9)
banner-vinheta-dolce-jan21-(10)
banner-vinheta-dolce-jan21-(11)
banner-vinheta-dolce-jan21-(12)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta