Doenças cardiovasculares podem ser silenciosas

Saber diferenciar as diversas doenças que atingem o coração, como a insuficiência cardíaca e aterosclerose, é um passo importante na escolha do tratamento adequado

Maior causa de mortes no mundo, as doenças cardiovasculares fazem mais de 17 milhões de vítimas a cada ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)1. As mais comuns são o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto. Porém, existem diversas doenças que afetam o coração e que podem ser fatais, como a insuficiência cardíaca (IC), que afeta cerca de 3 milhões de brasileiros e os leva a internações constantes2. Por isso, fazer um acompanhamento com o cardiologista é fundamental, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances o paciente terá de iniciar o tratamento correto antes que o problema se agrave.

Existem diversos tipos de doenças cardiovasculares, e saber diferenciá-las é um passo importante na escolha do tratamento adequado. “As doenças cardiovasculares são aquelas que envolvem o estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos, o que pode levar o paciente a um ataque cardíaco ou AVC. Porém, existem também as doenças cardíacas que afetam o músculo e o ritmo cardíaco, como é o caso da insuficiência cardíaca3”, explica o cardiologista Dr. Múcio de Oliveira, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e Chefe da unidade hospital dia do Instituto do Coração de São Paulo (InCor).

Outra doença que atinge o coração é a cardiomiopatia crônica da doença de Chagas (CCDC). A tripanossomíase americana, ou doença de Chagas, ocorre por meio da infecção decorrente da picada de um inseto triatomíneo, ou por via oral ou mucosa ocular4. Uma vez infectado, o paciente pode desenvolver uma miocardite aguda que evolui para uma miocardite crônica fibrosante5. “Os danos causados ao coração progridem até o paciente desenvolver a cardiomiopatia crônica da doença de Chagas. Cerca de 30% dos infectados pelo triatomíneo desenvolvem a CCDC, sendo que a morte súbita e a insuficiência cardíaca são os maiores causadores de óbito nesses pacientes5”, alerta o médico.

Dentro das doenças cardiovasculares encontramos também a aterosclerose, que ocorre quando há um bloqueio nas artérias impedindo que o sangue chegue ao coração e ao cérebro6. Oliveira explica que a aterosclerose pode causar infarto e derrame. “Como as artérias levam o sangue e oxigênio para todo o corpo, quando há uma obstrução, os tecidos sofrem com a redução de sangue que chega até ele, provocando enfraquecimento e até mesmo morte das células6. ” Esse bloqueio, geralmente, é causado pelo acúmulo de gordura nas artérias. “Os maiores fatores de risco são tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, o colesterol alto e a propensão familiar6”, diz o especialista.

Assim como a Insuficiência Cardíaca (IC), a aterosclerose e outras doenças cardiovasculares, também podem ser silenciosas. Fadiga, falta de ar, desconforto ou dor no peito são alguns dos sinais de alerta para que o paciente verifique a saúde do coração6. “Não devemos esperar até que algum sintoma apareça para procurar ajuda médica. É importante que todos façam acompanhamento com um cardiologista, especialmente aquelas pessoas que já têm histórico de doenças cardíacas, ou estão no grupo de risco, pois, muitas vezes, o paciente não sabe que o cansaço que ele sente não é causa da idade, mas um sintoma de uma doença do coração que pode e deve ser tratada”, enfatiza o Dr. Múcio de Oliveira

Referências:

1.Cardiovascular Disease. World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/cardiovascular-diseases/#tab=tab_1. Acesso em 13/11/2020.
2. Stevens B, Pezzullo L, Verdian L et al. The Economic Burden of Heart Diseases in Brazil. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2016 Poster code: PS023.
3. Heart Disease. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/heart-disease/symptoms-causes/syc-20353118#:~:text=The%20term%20%22heart%20disease%22%20is,pain%20(angina)%20or%20stroke. Acesso em 13/11/2020.
4. Portal Doença de Chagas. Fiocruz. Disponível em: https://chagas.fiocruz.br/sessao/doenca/. Acesso em 16/11/2020.
5. Simões, Marcus Vinicius, et al. “Cardiomiopatia da doença de Chagas.” International Journal of Cardiovascular Sciences 31.2 (2018): 173-189.
6. Doença aterosclerótica. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: https://www.coracao.org.br/doenca-aterosclerotica. Acesso em 16/11/2020.

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e estender a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em www.novartis.com.

Colaboração da Pauta:

IPG-PR

Mariana Braz
[email protected]
+55 11 5532 7923
+55 11 3027 2000 r. 319

Gabriele Martins
[email protected]
+55 11 3027 0200

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta