Dicas culturais para as férias em tempo de pandemia

Por Silmara Gualtieri

Conhecer e vivenciar novas experiências são fundamentais para o desenvolvimento humano e oportunizar isso para crianças e adolescentes traz benefícios que eles levarão para a vida toda.  Além de construir memórias positivas, quando vamos a um parque ou a um museu ampliamos nosso repertório cultural, nos colocamos abertos a situações diferentes do nosso cotidiano doméstico, e cuidamos de nosso equilíbrio mental.

Mas como fazer isso em tempo de pandemia?

Com a reabertura dos espaços culturais podemos novamente usufruir desses momentos tão importantes de forma segura. O uso da máscara é obrigatório e há orientações de distanciamento social em todos os lugares. Os museus estão funcionando com a capacidade reduzida de visitantes e na maioria deles os ingressos só podem ser adquiridos on-line.

Como as férias de julho estão chegando, não deixe passar essa oportunidade de viver momentos gostosos ao lado de quem você ama com segurança. Nossa cidade é repleta de lugares incríveis para conhecer e ainda atende a todos os gostos. Confira algumas dicas:

1- MASP

Visitar um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo é mergulhar no universo da arte. No acervo do Museu de Arte de São Paulo, podemos apreciar pinturas, esculturas, objetos e fotografias de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. 

Os cavaletes de cristal, criados para expor a coleção no segundo andar do edifício, tornam a visita mais dinâmica pois caminhamos livremente escolhendo nosso percurso sem seguirmos uma ordem cronológica.

Além do acervo, o museu realiza sempre importantes exposições temporárias. Até o dia 01/08/21 podemos apreciar as obras de Edgar Degas, importante pintor, escultor e gravurista impressionista.

Lazer no Parque do Ibirapuera após a flexibilização do isolamento social durante a pandemia de covid-19.

2- Parque do Ibirapuera

Com inúmeras atividades em sua imensa área verde, o Parque do Ibirapuera é uma ótima opção de passeio ao ar livre. Ele é perfeito para a prática de esportes como corrida, caminhada, ciclismo, yoga entre outros. É possível alugar bicicletas nos portões 3, 4, 6, 8, 9 e 10.

Mesmo com os playgrounds fechados, as crianças podem se divertir brincando nos imensos gramados, observando os animais e a fonte no lago ou andando de patins na marquise.

O Parque abriga vários monumentos, esculturas e também importantes museus, entre eles o MAM e o Museu Afro Brasil.

3- Farol Santander

Voltada ao público infantil a exposição O Jardim das Maravilhas de Miró, apresenta até o dia 15/08/21, uma experiência lúdica e interativa pelas obras desse grande artista espanhol.

4- Pinacoteca do Estado.

O universo singular dos irmãos grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos, pode ser conferido através pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações até o dia 09/08/21 na Pinacoteca de São Paulo.

O museu também possui um importante acervo com obras brasileiras e uma deliciosa cafeteria com vista para o parque Jardim da Luz que serve almoço e lanche.

5- Espetáculos online.

Com inúmeras opções para crianças e adultos, a plataforma Espetáculos online conta com um acervo digital de peças teatrais que podem ser acessadas gratuitamente.

O projeto foi lançado em abril de 2020 e apresenta produções de todo o Brasil, algumas com atores consagrados, como “Incêndios”, com a atriz Marieta Severo e o espetáculo infantil “Pluft, o Fantasminha”, escrito por Maria Clara Machado.

 Para assistir, basta acessar o site www.espetaculosonline.com e escolher quantas peças teatrais quiser! O site tem um acesso fácil e prático.

Atividades Culturais no Anglo Morumbi

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi e algumas tiradas antes da Pandemia. 

Silmara Gualtieri é Professora de Artes – Anos Iniciais

@silgualtieri

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta