Chocolate, o alimento divino

Chef Bruna Nascimento

Qual seu doce preferido? Você tem um na ponta da língua? Pois é, eu não, de tempos em tempos acabo tendo um doce que me conquista mais, porém nunca um só. Mas o que tem em comum na maioria dos meus doces preferidos, é o chocolate!

O chocolate é de fato um doce divino, pode ser pelo simples fato de ser feito as primeiras vezes para os nobres Astecas e Maias da América Central e México como uma bebida chamada tchocolatl, ou pelo fato de que realmente é bom demais, em suas várias formas, ao leite, meio amargo, chocolate quente, bombons, barras e tudo que podemos fazer.

Essa semana que passou, foi comemorado dia 7 de julho o dia do Chocolate, e foi a data em que chegou à europa através de Hernán Cortés em 1519, e passou a ser um alimento símbolo de status para a aristocracia.  Além de muito saboroso, tem muitos benefícios (quando consumido na quantidade certa, e meio amargo), como por exemplo alívio do stress, combate a ansiedade, depressão e hipertensão, auxílio no rápido raciocínio e fonte de energia.

Para esse domingo que tal uma receita rápida, que eu garanto que quando você vai a algum restaurante ama pedir e fica imaginando o quanto é difícil fazer, enfim vamos desmistificar o Petit Gateau – nome que foi trazido pelo francês Erick Jacquin, na França seu nome original é Coulant au Chocolat, e para acompanhar um cremosíssimo chocolate quente.

Domingo será overdose de chocolate e muita alegria, posso apostar!

Coulant au Chocolat

Em um bowl coloque os seguintes ingredientes:

  • 270 gramas de chocolate meio amargo
  • 250 gramas de manteiga
  • E leve ao micro-ondas de 30 em 30 segundos até que esteja totalmente derretido;
  • Bata separadamente em outro bowl com auxílio de um fouet (batedor de ovos):
  • 5 ovos
  • 170 gramas de açúcar refinado

Modo de preparo

Misture por 5 minutos até que se forme um creme levemente amarelado.

Junte o chocolate com manteiga + a mistura de ovos com açúcar e misture 100 gramas de farinha de trigo, quando estiver uma massa homogênea igual a um bolo, coloque em forminhas de cupcake, ou de empadas untada com manteiga e cacau em pó.

Aqueça seu forno a 220 graus por 10 minutos, coloque apenas um petit gateau por vez (para testar o tempo), em média são 7 minutos cronometrados, fique atento quando as bordas estiverem firmes e o centro ainda mole é hora de tirar do forno, desenforme ainda quente em um prato e sirva com uma bola de sorvete de creme, não há combinação melhor.

Chocolate Quente Cremoso

  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 200 ml de leite integral tipo A (aqueles de garrafa, dá um toque especial)
  • 10 gramas de cacau em pó 100%
  • 50 gramas de chocolate ao leite 32% em barra, picado pequeno
  • 10 gramas de açúcar mascavo
  • 20 gramas de creme de avelã, para decorar o copo ou caneca

Modo de Preparo

Aqueça o leite com creme de leite, cacau, e açúcar mascavo, até que comece a ferver, coloque o chocolate picado e misture até derreter e deixe por mais 2 minutos no fogo para engrossar, coloque na caneca decorada com creme de avelã nas bordas, e bom apetite!

Lembrando que nesse momento é bom pensar na felicidade em comer chocolate, e não nas calorias.

Imagens cedidas pela Chef Bruna Nascimento

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

 

Imagem destacada da Publicação

Imagem por Sigmund em Unsplash

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta