Brigadeiro em qualquer momento

Chef Bruna Nascimento

Olá, pessoal, como vocês estão em mais uma semana fria em São Paulo?

Eu gostaria de saber o que vocês fazem para se sentir mais confortáveis e felizes no frio?

Existem algumas (várias) comidas e em especial doces, que me deixam muito felizes no inverno. Não sei se vocês são assim, mas eu sinto muito mais fome no frio e vocês?

Vim contar uma tradição muito forte da minha irmã Adriana Nascimento, que não sabe absolutamente nada na cozinha (hahaha, mentira ela ferve água que é uma maravilha), mas o que ela faz em qualquer oportunidade que surge é o Brigadeiro!

Pode fazer sol, chuva, alegria, tristeza, comemoração, dia comum, plena segunda, para ver filme, para ver jornal, ela deve ser a rainha do brigadeiro, nem sempre pela qualidade do brigadeiro em si, mas pela constância que faz.

Um fato curioso de como surge o doce aqui no Brasil. Logo após a segunda guerra, entre 1939 e 1945, o Brigadeiro Eduardo Gomes era candidato às eleições na época e tinha enorme sucesso entre as mulheres, o que aliás era comprovado pelo seu slogan da campanha “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”. Assim, as suas eleitoras mais devotas decidiram promover sua campanha organizando festas para angariar fundos e dar ainda mais visibilidade ao seu candidato. Ao invés do habitual marketing eleitoral, elas decidiram elaborar um doce para ser vendido nos encontros. Havia no entanto um problema. Era o pós-guerra e havia imensa falta de leite fresco e açúcar, complicando a tarefa de fazer qualquer doce. Assim, decidiram recorrer ao leite condensado, misturando-o com manteiga e chocolate. A partir da década de 50, o doce foi sendo popularizado e chamado apenas de “brigadeiro”, e em outros países como “trufa brasileira”.

Um doce tão simples, mas tão amado e conhecido pelo Brasil inteiro, que inclusive tem dia de comemoração: 10 de setembro comemora-se o Dia do Brigadeiro.

Para muitos algo bem simples de se fazer, porém existe muita técnica por trás e por isso fiz uma seleção de brigadeiros gourmet maravilhosos para você se deliciar neste domingo. E não esqueça: se fizer tire foto, poste no Instagram e mencione @dolcemorumbi e @chefbruna. Vou amar ver seu resultado!

Brigadeiro Brulée

  • ½ lata de leite condensado (200 gr)
  • ¼ caixa de creme de leite (50 gr)
  • 1 colher (sopa) essência de baunilha (15 gr)
  • ½ colher sopa) de margarina ou manteiga (10 gr)
  • Açúcar cristal para fazer o brulée

Modo de Preparo: Misture o leite condensado, creme de leite em uma panela até que esteja dissolvido, leve ao fogo médio e vá mexendo até que o fundo da panela desgrude ou a espessura esteja mais grossa. Desligue o fogo e coloque a margarina e a essência de baunilha e misture até que derreta. Reserve em um recipiente com plástico filme por cima em contato. Use açúcar cristal para enrolar e maçaricar.

Brigadeiro de Churros

  • ½ lata de leite condensado (200 gr)
  • ¼ caixa de creme de leite (50 gr)
  • 30 gr de doce de leite
  • ½ colher (sopa) de margarina ou manteiga (10 gr)
  • 10 gr de canela em pó e 50 gr de açúcar refinado para enrolar

Modo de Preparo: Misture o leite condensado, creme de leite e o doce de leite em uma panela até que esteja dissolvido, leve ao fogo médio e vá mexendo até que o fundo da panela desgrude ou a espessura esteja mais grossa. Desligue o fogo e coloque a margarina e misture até que derreta. Reserve em um recipiente com plástico filme por cima em contato. Use 1 colher (sopa) de canela em pó e 3 colheres (sopa) açúcar para enrolar.

Brigadeiro de Paçoca

  • ½ lata de leite condensado (200 gr)
  • ¼ caixa de creme de leite (50 gr)
  • 50 gr de paçoca triturada
  • ½ colher sopa) de margarina ou manteiga (10 gr)
  • 100 gr de paçoca para enrolar

Modo de Preparo: Misture o leite condensado, creme de leite e a paçoca em uma panela até que esteja dissolvido, leve ao fogo médio e vá mexendo até que o fundo da panela desgrude ou a espessura esteja mais grossa. Desligue o fogo e coloque a margarina e misture até que derreta. Reserve em um recipiente com plástico filme por cima em contato. Use a paçoca triturada para enrolar.

 

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

 

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta