Estoicismo: O encontro com a Resiliência Emocional

Livro traz ensinamentos valiosos para aprender a cultivar a positividade e desenvolver ações realmente produtivas

estoicismo diz que é possível prosperar na vida independentemente das circunstâncias e prega o olhar positivo como forma de viver com mais harmonia e significado. Ao aceitar as incertezas dos resultados e focar naquilo que podemos controlar, por exemplo, é possível se desvencilhar de pensamentos que nos causem desconforto ou ansiedade. Assim, a filosofia estoica tem ganhado novamente destaque no mundo moderno, por conta de ensinamentos que nos levam a controlar melhor as emoções e a dispormos de mecanismos para uma vida bem-sucedida. “Para Entender o Estoicismo” (Editora Cultrix) chega ao mercado como um guia prático para compreender os preceitos estoicos e aplicar estratégias e exercícios que nos tornem mais fortes e resilientes.

O autor, Matthew J. Van Natta, é um estoico moderno e criador de um blog Immoderate Stoic e do podcast Good Fortune, ambos sobre o tema. Ele mostra na obra como os ensinamentos dessa corrente filosófica o ajudaram a vencer a ansiedade crônica que o atormentava desde a adolescência.  O estoicismo, segundo ele, deu direção aos seus pensamentos. “Ele me ajudou a definir quem eu queria ser e me deu os meios para me tornar essa pessoa. O processo é permanente e recompensador”, diz.

Por meio de pontos práticos – que o autor denomina de “kit de ferramentas” -, o livro apresenta as principais atitudes de um estoico e traz reflexões para enfrentar o dia a dia com mais coragem, sabedoria, moderação e justiça. Dessa maneira, são também pontos que podem nos levar ao autoconhecimento. Alguns dos questionamentos levantados nesta obra são: Quem você vê quando imagina o que tem de melhor? Que passos você pode dar para se aproximar dessa visão? entre muitos outros.

Os exercícios práticos presentes na obra passam pelas mais diversas situações, desde questões relacionadas ao trabalho até relacionamentos, guiando o leitor no caminho da positividade e da paz interior. O autor detalha como avaliar suas emoções, premeditar desafios, como se disciplinar para consentimento, como manter o foco no presente e muito mais. Embora, Matthew mostre todos os conceitos e a história do estoicismo, ele afirma que não é preciso conhecê-lo a fundo para aplicar todos esses exercícios em sua rotina diária.

Em tempos de pandemia, viver em um cenário de tantas incertezas aflige a grande parcela das pessoas que temem o desconhecido. Como uma espécie de remédio, o estoicismo nos treina em virtudes: esculpe nosso caráter moral com contentamento, resiliência e capacidade de agir de maneira a fazer do mundo um lugar melhor.

Para refletir:

“Não é a morte que um homem deve temer, mas ele deve temer nunca começar a viver.” – Marco Aurélio, imperador romano e filósofo estoico.

 “A vida é muito curta e ansiosa para aqueles que esquecem o passado, negligenciam o presente e temem o futuro.” – Sêneca, filosofo estoico de origem romana

Para Entender o Estoicismo

Autor: Matthew J. Van Natta

Editora: Cultrix

Páginas: 216

Preço: R$ 49

Matthew J. Van Natta

Matthew J. Van Natta trabalha há mais de uma década no desenvolvimento e na prática diária do estoicismo moderno. É o criador do podcast estoico Good Fortune e do blog Immoderate Stoic. Seus escritos têm como foco a aplicação do estoicismo no mundo moderno. Ele mora com a esposa e a filha em Portland, Oregon, nos Estados Unidos

Mais que livros, inspiração!

Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Na busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por quatro selos: Pensamento, Cultrix, Seoman e Jangada e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.

Colaboração da pauta

Agência Aspas e Vírgulas

Marcelo
[email protected] 
+55 11 99603 2034

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Comentários

  1. Excelente indicação da Dolce! Entendendo o Estoicismo parece um ótimo guia do bem viver. A vida moderna não tem sido pra amadores e precisamos sim de bons livros que nos apoiem nessa jornada humana, tão cheia de incertezas.


Deixe uma resposta