“Pani di Toni”: Panetone

Chef Bruna Nascimento

Chega novembro e a ansiedade para o Natal está a mil. Com vocês é assim também?

Novembro é o mês em que já vemos as lojas, as ruas enfeitadas e já começa a dar uma alegria após um ano com tanta tristeza. Que esse novo recomeçar possa nos trazer esperança e que sejamos cada vez melhores.

Claro que junto com o final de ano, chega suas delícias que só o Natal nos proporciona: o Panetone!

Poderia existir durante o ano todo inclusive, você não acha?

Bom, deixa eu te contar que essa receita vem da Itália, mais especificamente de Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508).Um cozinheiro estava preparando a ceia de natal, e estava fazendo ao mesmo tempo uma torta de frutas e um pão, na correria ele havia colocado o recheio da torta na massa de pão por engano. Visto aquilo ele não se desesperou. Colocou ovos e manteiga e transformou em um pão doce. Foi tão apreciado que Ludovico perguntou qual o nome da iguaria. O jovem Antonio, ou Toni, chamado para responder à pergunta de Ludovico, disse que a sobremesa não tinha nome. Ludovico resolveu chamá-la de “Pani de Toni”, dando origem ao nome. Com o passar dos anos foi se tornando um sucesso e todos faziam sua receita no final de ano.

O Panetone só chega ao Brasil depois da segunda guerra mundial, quando os imigrantes italianos chegam ao país trazendo suas tradições. Mas só em 2005 na Itália foi criado um decreto com a receita clássica e original do Panetone, dizendo exatamente as quantidades necessárias para configurar um pão como Panetone, e qualquer receita fora disso, não é o clássico.

Mas isso jamais faria com que o brasileiro não deixasse de inovar e criar panetones, chocotones, trufados, e até mesmo panetones salgados, afinal nós somos muito criativos e sabemos melhorar e aperfeiçoar muitas coisas.

E você aí, gosta de Panetone? Ou é do time do Chocotone? Me conta!

Um ótimo domingo a todos, e aproveitem o final de ano para comer muito panetone, e claro valorizem os artesanais e caseiros.

Imagens cedidas por Chef Bruna Nascimento

Olá! 🤩

Tudo bom com você?

Como todo final de ano, estou fazendo deliciosas Ceias de Natal, sobremesas e panetones trufados e salgados, para deixar seu Natal e Ano Novo ainda mais gostoso e prático pra você apenas curtir e se divertir. 😉🎄

Estou enviando meu cardápio, caso você tenha dúvidas basta entrar em contato ou se puder me indicar para amigos e familiares, sou imensamente grata! 🌹

Desde já agradeço a sua atenção.

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

 

Imagem destacada da Publicação

Foto de Marcelo Verfe no Pexels

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta