Ciências e inovação: uma nova abordagem da disciplina

Por Edenilson Jerônimo

Nos dias de hoje, temos cerca de 136 vacinas em estudo no mundo todo, focadas em um único objetivo: barrar o novo coronavírus. Com o início da pandemia no Brasil, as reportagens de jornais carregam diariamente expressões como EPIs, vacinas, medicamentos com ou sem comprovação científica. Todos esses temas têm em comum a valorização da ciência.

Para nós professores, além de aproveitar os assuntos científicos que estão sendo amplamente abordados na mídia, usar o contexto atual também pode ser uma forma de diversificar o tipo de conteúdo ao qual crianças e adolescentes têm acesso durante as aulas à distância.

Incentivar a autonomia e estimular o interesse por disciplinas e conteúdo que envolvam as ciências deve ser feito, a partir de atividades práticas, nas quais os conceitos teóricos são explicados de maneira simples.

Nosso desafio foi unir a utilidade das ferramentas tecnológicas e o prazer de estar em frente à tela do computador – trabalhar o assunto em alta, potencializar as aulas, estimular os estudantes, incentivar o aprendizado de ciências de forma mais extrovertida.

Um exemplo de aula de ciências digital, foi o desafio Edex, no qual o aluno era protagonista do seu invento com uma apresentação, usando um vídeo (curta de 1 minuto) explicativo do funcionamento de um motor a vapor.

As aulas digitais tomaram forma e ditaram um novo paradigma na educação do mundo, como exemplo, a apostila que se tornou digital e as atividades ficaram mais interessantes e interativas, com um retorno gratificante do jovem cientista.

O colégio Anglo Morumbi tornou a aula digital de ciências possível, pois investiu fortemente em equipamentos tecnológicos para a equipe docente e discente. Este envolvimento de toda comunidade escolar é um grande passo para o ensino do futuro.

Toda essa vivência, que gerou e gera muitas experiências significativas para nossos alunos, coloca em prática nosso pilar de cultura de inovação.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Edenilson Jerônimo é professor de Ciências, Fundamental Anos Finais no Colégio Anglo Morumbi

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!