A importância de aprender inglês na infância

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Betina Oliveira

Sempre é tempo de aprender e não podemos dizer que há uma idade certa para começar o estudo de um novo idioma. Entretanto, podemos dizer que o contato com a língua inglesa, desde criança, fornece benefícios significativos no nosso desenvolvimento, afinal o aprender é espontâneo.

A capacidade da linguagem é inata, o processo de aprender a língua nativa acontece de forma muito natural e intuitiva. E por que não se utilizar também desses recursos para a língua inglesa?!

Durante a infância, o cérebro está em plena fase de desenvolvimento, operando com intensidade para absorver tudo aquilo que é novo e diferente. Nesta etapa da vida, até o início da adolescência, os sentidos estão mais receptivos, e a capacidade de armazenamento, compreensão e aprendizado estão em evidência, dessa forma, assimilar uma nova língua através das experiências, tentativas e erros torna-se mais fácil e divertido.

Ao contrário do que muitos imaginam, aprender uma nova língua no processo de desenvolvimento da língua nativa não atrapalha na alfabetização da criança. Adquirir conhecimento de outro idioma paralelamente ao seu, possibilita maior absorção e qualidade no aprendizado das duas.

Aproveitar a fase da infância para aprender inglês possibilita um crescimento sólido, estimula a capacidade e habilidades da comunicação, como interação, raciocínio e criatividade. Essas são desenvolvidas de forma integral e auxiliam a criança a superar a vergonha de se comunicar e sentir menos insegurança ao errar.

Além disso, quando não há tantas preocupações, estudar inglês pode se tornar não apenas uma necessidade, mas um prazer, no qual é divertido estar em contato com tudo aquilo que é novo e desafiador. Desta forma, o aprendizado se torna mais leve, agradável e eficiente.

Vale ressaltar a importância de buscar métodos de ensino lúdicos e estimulantes alinhados com o propósito de incluir o inglês na rotina das crianças, o que é interessante porque desperta cada vez mais a vontade de aprender na criança. Acima de tudo, o contato constante com o inglês permite maior compreensão sobre o mundo e sua diversidade.

Com o passar dos anos e de todas as pequenas revoluções que acontecem no nosso cotidiano, a capacidade de fixar o aprendizado vai ficando menor. É possível aprender a gramática de uma nova língua com eficiência independentemente da idade, no entanto, para se tornar fluente no idioma, o aprendizado deve começar cedo para que haja um excelente aproveitamento. A interferência da língua nativa fica mais evidente com o passar do tempo, e fatores como o mercado de trabalho costumam ser uma barreira a mais para o pleno desenvolvimento nos estudos de um outro idioma.

Pensando a longo prazo, começar a aprender um outro idioma cedo pode ser um divisor de águas, capaz de expandir as oportunidades nas fases que sucedem a infância. Afinal de contas, crianças bilíngues se tornam cidadãos globalizados e prontos para enfrentar o mundo que os espera.

Estudar uma outra língua vai além de conhecer palavras e estar familiarizado com a pronúncia. Trata-se também do desenvolvimento social do indivíduo e o poder de conhecer mais uma forma de se comunicar. Desde cedo, o intercâmbio com outras culturas fornece à criança um vasto repertório de mundos além de uma enorme bagagem de conhecimento, que agrega valores para toda a vida.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Betina Oliveira é professora da Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa no Anglo Morumbi

@betinavso

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Comentários

  1. Olá, adorei o conteúdo! MAS ATENÇÃO: Americana revela o segredo de como qualquer brasileiro pode aprender a conversar em inglês sem precisar morar nos Estados Unidos!
    O segredo para ser Fluente é focar apenas no que realmente importa: o inglês falado no cotidiano. Chega de ficar anos estudando somente gramática, para no final não conseguir entender os que os nativos falam.
    É fundamental unir conversação, vocabulário prático e aprender como estruturar suas frases de maneira correta. E, eu tenho um método para acelerar seu aprendizado e te ajudar a evitar anos de frustação com a língua e te guiar pela rota da fluência.


Deixe uma resposta