Espelho, espelho meu!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Quando criança, todos já escutaram esta frase do clássico de Walt Disney, Branca de Neve. Porém, em decoração, não existe uma casa que não tenha um, seja como um item funcional para o day by day ou apenas servindo de adorno decorativo em um ambiente.

Além das paredes, onde usualmente fica instalado, o espelho também pode estar em objetos como bandejas, mobiliário, vasos e demais peças decorativas.

No caso das paredes, eles podem estar emoldurados em diversos artes que podem ser desde as antigas, que remetem um valor sentimental como as douradas e venezianos com lapidação em suas bordas em versões mais contemporâneas com formas retas podendo ser colocado apenas um ou vários em uma mesma parede, estrategicamente dando um toque diferenciado a um ambiente.

Por conta do reflexo, espelhos dão maior luminosidade aos ambientes, além da sensação de espaços ampliados, truque muito utilizado principalmente hoje em dia para os pequenos apartamentos, chamados de studios, necessitam de recursos óticos para expandir seus ambientes.

Quando instalado em parede, seu acabamento tanto poderá ser reto com um bisotê, com um acabamento em ângulo dando um ar mais sofisticado em suas bordas.

Em móveis, como portas de guarda-roupas, sua função também é a de expandir o ambiente, criando a sensação de um quarto mais amplo ou mesmo servindo para ocultar TVs que você só sabe que está lá ao ligá-la.

Além do tradicional espelho, hoje temos outras versões como o Refleta Bronze, o Refleta Fumê e o Relfeta Prata todos mais usuais em portas, mobiliários e adornos decorativos que ajudam na composição do ambiente.

Em banheiros como é mais usual, são utilizados em molduras, instalados em paredes e armários que além de sua funcionalidade, nos dão a sensação de amplitude neste espaço em que ele e tão primordial.

E aquele seu espelho velho oxidado pelo tempo?! Você está pensando em quebrar e jogar ele no lixo? Saiba que há uma tendência em decoração no exterior, principalmente na Europa, que se utiliza justamente de sua aparência oxidada pelo tempo, está sendo visto como o que há de mais moderno e contemporânea em decoração.

Como você viu, estas são algumas sugestões que em podemos utilizar um espelho em casa. Que tal pensar nele como aliado em sua decoração além da funcionalidade?

Até a próxima!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta