Quem é o Wellington do Beef Wellington?

Dolce Sabor

Chef Bruna Nascimento

Cheios de técnicas, o Beef Wellington é um filé mignon temperado apenas com sal e pimenta, selado na frigideira com azeite e enrolado em uma pasta de cogumelos triturados chamada Duxelle, e envolto em presunto cru e uma massa folhada.

Apesar dos seus ingredientes sofisticados, seu sabor é simples e delicioso. Dificílimo de fazer porque é importante que a massa folhada esteja bem cozida, crocante e a carne no ponto perfeito: rosada por dentro.

A origem deste famoso prato de 1960 é em homenagem ao comandante britânico que derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, em 1815. Chamado de Arthur Wellesley (1769-1852), recebeu o nome de Duque Wellington graças à vitória contra as tropas napoleônicas.

Quem diria que de uma batalha sairia o nome de um prato tão famoso?!

Quem aí arrisca fazer em casa?  Ou só em restaurante mesmo?

Com a modernidade, há quem mudou a tradição e faz Beef Wellington sem o “beef”: sendo vegetariano utilizando um legume como por exemplo beterraba ou couve flor. Moderno, não é? Afinal o sabor da massa e a da pasta de cogumelos é o diferencial!

Excelente domingo!

Imagens por Chef Bruna Nascimento

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta