Início do ano é período vantajoso para recolocação no mercado de trabalho

Corporate

Coordenadora do curso de Administração da Anhanguera faz recomendações para se destacar em entrevistas de emprego

Primeiro trimestre do ano é ideal para conquistar recolocação no mercado
Imagem de Freepik

Reconquistar espaço no mercado de trabalho pode ser mais fácil nos três primeiros meses do ano. Segundo a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professora Máyra Ferreira Candido Monteiro de Castro, esse período é marcado pela busca de empresas que estão atrás de talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais.

“Os candidatos precisam estar preparados para oportunidades que podem surgir com o início de 2023. Profissionais que estão parados, mas possuem experiência, podem aproveitar o primeiro trimestre para recolocação no mercado”, afirma a docente. “Para se destacar em processos de seleção não há nenhum truque de mágica, porém, dicas simples podem ser promissoras na disputa por uma vaga”, acredita.

A professora selecionou cinco pontos a serem levados em consideração antes de pleitear um novo emprego:

Imagem de Freepik

Fique on-line!

Na era digital, a tecnologia deve estar aliada aos potenciais do candidato e, por isso, é preciso que haja o cadastro nos principais sites com vagas disponíveis, participar de grupos e de comunidades relacionados ao métier e atualizar as redes sociais de perfil profissional. “O meio on-line pode ser utilizado como cartão profissional para quem quer voltar a trabalhar”, afirma.

Leia notícias!

As discussões que fazem parte de entrevistas de seleção abordam assuntos da atualidade e a melhor maneira de manter-se informado é com a leitura dos principais veículos de comunicação. “É importante criar o hábito de jornais e portais de notícias, pelo menos três ou quatro vezes por semana, para estar sempre atualizado”, recomenda o especialista.

Prepare o currículo!

“As informações sobre a trajetória profissional devem ser apresentadas de forma a valorizar a história de cada um”, pontua a coordenadora. “Uma estratégia interessante é priorizar dados pessoais com objetividade e reservar um espaço para descrever a evolução em experiências de trabalho e educação”, completa.

Valorize contatos!

Um bom networking pode potencializar a carreira e auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. “É válido estabelecer uma conexão com outros profissionais da mesma área e criar uma rede de contatos, com aproximação e bom senso”, reflete a docente. “Uma indicação importante pode ser a porta de entrada para um processo de contratação”, completa.

Seja confiante!

A autoestima vale como uma maneira de conquistar a atenção de recrutadores. “Autoconhecimento é importante para acreditar no próprio potencial, no aspecto profissional e pessoal. Valorizar a sua reputação, destacar as suas habilidades e sonhos com humildade e confiança é necessário para ser bem recebido por empresas”, afirma.

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

 

Colaboração da pauta:

Ideal
a Hill+Knowlton company

Pierre Cruz | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Ponte do Morumbi, Rio Pinheiros, São Paulo
Imagem por NunysBR, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta