Veículos elétricos e condomínios residenciais: uma nova era começa no Brasil

Ponto de Vista

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

A implementação da tecnologia com a sustentabilidade em facilities de condomínios ajuda a colocar em prática os mandamentos ESG

Por João Hannud

A escolha de se mudar para um condomínio geralmente vem atrelada à necessidade de maior segurança e ao desejo de ampliar os espaços comuns na vizinhança. Atrás de cada portaria, encontram-se minicidades: residências, academias, salões de festas, quadras poliesportivas, piscinas coletivas, áreas verdes, espaços destinados especialmente às crianças, churrasqueiras, espaços pet e alguns dispõem até mesmo de mercadinhos próprios.

Para abrigar tantas áreas comuns, a maior parte dos condomínios residenciais ocupam grandes áreas. Por conta disso, a locomoção dos moradores e funcionários muitas vezes se torna dependente de veículos que facilitem o deslocamento de um local para outro. E para que essa locomoção seja feita de forma ambientalmente responsável, por que não substituir os veículos à combustão por alternativas viáveis, fáceis, eficientes, sustentáveis e econômicas?

A implementação da tecnologia com a sustentabilidade em facilities de condomínios ajuda a colocar em prática os mandamentos ESG. Serviços como rondas de segurança, manutenções na áreas coletivas (como reparos de fiação), coleta de lixo, jardinagem e podas de árvores são alguns dos facilities que podem ser feitos com veículos elétricos. Quando falamos de emissão de C02, os veículos elétricos cumprem perfeitamente seu papel sustentável.

Imagem de Freepik

Ao comparar um carro à combustão com um veículo elétrico, enquanto o adepto da mobilidade elétrica não emite carbono independentemente da quilometragem rodada, o veículo à combustão emite, em cada 1km rodado cerca de 1,4kg de gases poluentes. Além disso, o transporte interno de pessoas e objetos, individual ou coletivo, se torna mais eficiente, sustentável e até dez vezes mais econômico. Dessa forma, o que seria uma simples ida à área gourmet se torna um passeio ecológico.

Além de ser benéfica para o meio ambiente, essa transformação se mostra vantajosa para o bolso dos residentes: a longo prazo, os veículos elétricos se tornam mais econômicos e há a possibilidade de verificar que o dinheiro gasto está sendo empregado de forma sustentável e correta.

João Hannud é Diretor Executivo da Cicloway, tem 32 anos e o propósito de desenvolver soluções inovadoras para promover melhorias na qualidade de vida da população brasileira, principalmente empreendedores e profissionais da mobilidade. Com sua bagagem de experiências como, por exemplo, marceneiro, mecânico de motocicletas, piloto de Segway, fundador de uma agência de Marketing Digital, desenvolvendo produtos para startups, João quer explorar o mercado da mobilidade urbana e promover uma verdadeira revolução pautada pela agenda ESG. Há 5 anos na Cicloway, desenvolve o mercado nacional de elétricos e trabalha na implementação de processos 100% voltados para a sustentabilidade e qualidade de vida. Motociclistas que trabalham no setor de delivery, empresas e empreendedores se beneficiam com essa gestão. Com menor impacto ambiental, os veículos elétricos minimizam a emissão de gases e poluentes, além de proporcionar mais segurança e economia.

Colaboração da pauta:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta