Outono é o momento de fazer as pazes com vinhos tintos

Confira cinco dicas de rótulos para expandir o paladar, sair da mesmice e experimentar uvas e produções para lá de especiais

Fim do verão, chegada do outono. O calorão dá uma trégua e entra em cena temperaturas mais amenas, principalmente no Centro-Sul do Brasil. É o momento de tirar alguns casacos do armário e fazer as pazes com os vinhos tintos, que nos dias quentes tendem a dar lugar aos vinhos mais leves e refrescantes.

“No outono, as pessoas voltam a apreciar vinhos tintos, pois são mais estruturados e encorpados, o que permite também harmonizar melhor receitas com sabores intensos, como massas recheadas ou carnes assadas”, aponta Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Que tal aproveitar o Outono para conhecer vinhos novos, sair da mesmice e expandir o paladar? A sommelière selecionou alguns vinhos que não podem ficar de fora da sua lista, seja pela uva, região ou tipo de produção. São exemplares que merecem entrar no seu repertório e que com certeza vão te surpreender! 

Um Tannat descomplicado

A primeira sugestão é o Josefa Cabernet Franc Tannat 2020. Elaborado pela Família Traversa, uma vinícola ambientalmente amigável e sustentável em seus métodos de produção, recebeu 90 pontos James Suckling e 90 pontos Tim Atkin MW. Os vinhedos estão localizados no sul do Uruguai, na cidade de Paso Cuello, no departamento de Canelones, num terroir com alto potencial para a obtenção de uvas maduras de grande riqueza em cor, polifenóis e estrutura. O resultado é um vinho bem estruturado e com taninos delicados, um exemplar com perfil jovem, descomplicado, com caráter bastante frutado e que entrega agradável frescor.

https://www.wine.com.br/vinhos/josefa-cabernet-franc-tannat-2020/prod28022.html

Um Carignan chileno

Há um terroir chileno que produz um vinho com uvas Carignan que é um espetáculo e você precisa conhecer. É o vinho Alma Tierra D.O. Valle de Curicó Carignan 2022, elaborado por Viñedos Villaseñor. Trata-se de uma empresa familiar que desenvolve vinhos que englobam as características diferenciadas do vales do Chile e trazem como compromisso a produção sustentável em harmonia com o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico da comunidade local. Este Carignan é composto por uvas provenientes da D.O. Valle de Curicó, região localizada na parte central do país, um dos principais e mais antigos centros vinícolas do país e reconhecido mundialmente pela produção de vinhos de alta qualidade. É um rótulo estiloso e descomplicado que agrada os mais exigentes paladares, por ser frutado, intenso, redondo e muito saboroso.

https://www.wine.com.br/vinhos/alma-tierra-d-o-valle-de-curico-carignan-2022/prod28741.html

Um italiano surpreendente

Primitivo del Salento é uma IGT (Indicação Geográfica Típica) de Salento, localizada na região quente da Puglia, ao sul da Itália, é famosa pela uva Primitivo, uma variedade que apresenta expressivos aromas frutados e picantes e, na boca, é macio e elegante. Para conhecê-la, vale apreciar o Lianto I.G.T. Salento Primitivo 2020, um vinho elaborado exclusivamente com essa uva produzido pela vinícola italiana Schola Sarmenti, que é moderna e sustentável e apresenta criações inspiradas no sol da terra de Salento e na natureza mediterrânea, onde as uvas são cultivadas de maneira orgânica e sem o uso de fertilizantes químicos. A proximidade com o mar traz uma brisa que refresca as vinhas e contribui para a lenta maturação das uvas, preservando, assim, a acidez e a concentração de aromas e sabores. A cada gole, uma surpresa!

https://www.wine.com.br/vinhos/lianto-i-g-t-salento-primitivo-2020/prod28066.html

Um elegante blend francês

Da França, a recomendação é o Solis Terra Plan de Dieu A.O.P. Côtes du Rhône Villages 2019, um corte clássico do Rhône, o famoso GSM (Grenache, Syrah e Mourvèvre), um blend que você precisa conhecer. A denominação de origem Côtes du Rhône Villages possui regras mais restritas que resultam em vinhos que exibem aromas e sabores mais distintos e concentrados. É um exemplar com aromas acentuados de frutas vermelhas e notas picantes, além de pigmentação profunda e típica dos blends da região. Na boca, é intenso, com taninos presentes e final persistente. Sem dúvida, é um francês expressivo e elegante!

https://www.wine.com.br/vinhos/solis-terra-plan-de-dieu-a-o-p-cotes-du-rhone-villages-2019/prod25607.html

Um Graciano que emociona

Uma uva que não pode faltar na sua expansão do paladar nessa temporada de outono é a Graciano, uma casta espanhola cheia de personalidade e charme. O Finca Valcendon Colección 7 Parcelas D.O.Ca. Rioja Graciano 2020 é uma bela escolha para isso. Ele vai te surpreender e instigar a conhecer cada vez mais sobre esta uva. Elaborado pela Bodegas D. Mateos, uma vinícola que estimula as emoções através dos seus vinhos, na D.O.Ca. Rioja, na Espanha, este vinho descansa cinco meses em barricas de carvalho francês para arredondar os taninos, agregar corpo e ganhar  complexidade de aromas e sabores. Com notas de frutas vermelhas maduras, toques balsâmicos e de tosta, possui taninos presentes e equilibrados, além de proporcionar um paladar volumoso e saboroso. Vinho perfeito para paladares exigentes e que apreciam novidades.

https://www.wine.com.br/vinhos/finca-valcendon-coleccion-7-parcelas-d-o-ca–rioja-graciano-2020/prod27213.html

Aproveite as temperaturas mais amenas e abrace o Outono como a estação certa para conhecer vinhos diferenciados!

Imagem de Freepik

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

Colaboração da pauta:

Hercog Comunicação e Estratégia

Bruno Costa | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta