O time feminino do São Paulo Futebol Clube está na final do Paulista 2023!

Nos torneio feminino estadual, o SPFC sempre despontou com uma equipe bem montada e competitiva e que já conquistou por 3 vezes o título

Imagem em perfil do Facebook do São Paulo FC Feminino

Da Redação

O São Paulo FC vai disputar o título do Campeonato Paulista Feminino de 2023! O Tricolor Paulista conseguiu a classificação nesta última segunda-feira (13) ao eliminar o Santos, na partida de volta, na Vila Belmiro em uma entrega até o final. O time comandado pelo treinador Thiago Viana perdia pelo placar de 2 a 1, no agregado estava em 3 a 1, pois perdera o primeiro jogo de 1 a 0, mas conseguiu a virada no último lance para conquistar a ida à decisão nos pênaltis, por 4 a 2. Grande conquista das meninas tricolores!

Há cerca de 6 anos o time feminino de futebol do SPFC retomou suas atividades e voltou aos torneios após um período em que esteve sem competir. No âmbito nacional, retornou disputando a segunda divisão, na qual com um time muito competitivo, derrotou o Cruzeiro na final para voltar à primeira divisão.

Nos torneio feminino estadual, o SPFC sempre despontou com uma equipe bem montada e competitiva e que já conquistou o título por 3 vezes do campeonato paulista. Uma das razões de seu sucesso é a base. Segundo o Diretor de Futebol Feminino do SPFC, Antônio Luiz Belardo, a base sempre forneceu grandes talentos e com uma comissão técnica experiente, foram capazes de criar um ritmo envolvente e chegaram a ser campeãs com a base sub-15, em uma parceria com o Centro Olímpico, além de campeãs da Copa Nike no período.

Imagem em perfil do Facebook do São Paulo FC Feminino

Mas, apesar do sucesso do trabalho, do time competitivo, da estrutura de um clube tradicional, de primeira linha e dos resultados chegando (o time foi quarto lugar no último brasileiro, ficaram de fora da final perdendo, nos pênaltis, para a Ferroviária), Belardo comenta que ainda é muito difícil manter um bom time por mais de 2 anos, pois logo os talentos que surgem são negociados e todo o trabalho precisa ser feito, novamente, do início. Mas mesmo assim, o SPFC consegue montar times competitivos que disputam títulos com os grandes!

O elenco é bastante motivado, afinal sabem que jogam em um clube de tradição e que ostenta diversas conquistas em qualquer instância, estadual, nacional e internacional. Não é à toa que muitas são convocadas para a Seleção Brasileira (o SPFC forneceu cinco jogadoras para a seleção no último Mundial, entre elas a Fê Palermo). A preparação é intensa desde a base e quando as atletas estão por volta dos seus 18 a 20, há um trabalho cuidadoso para uma transição para o profissional, inserindo-as em uma nova dinâmica, cujo amadurecimento se dá em um período onde se mescla atividades ainda na base com outras junto ao elenco profissional, mostrando que ainda há um grande caminho para se consolidarem.

A experiência da comissão técnica do SPFC ajuda na identificação, desde cedo, de talentos que o clube entende que deve trabalhar para segurar no elenco, ao observar todo o processo que as atletas passam desde a base, os profissionais do clube mapeiam as habilidades que cada uma vai desenvolvendo ao longo dos anos de preparação na base, de forma que, ao chegar no profissional, o clube consiga reconhecer e avaliar as peças que melhor se encaixam e podem ser determinantes em uma competição. Várias atletas que já vestiram o manto tricolor, hoje jogam em diversos outros clubes, inclusive no exterior.

Publicidade Dolce Morumbi

O técnico Thiago Viana comanda o treino da equipe | Divulgação

Entre os grandes talentos que vieram da base, a elenco conta com a atacante Isa, uma das goleadoras do time, que disse estar bastante concentrada para os jogos finais bem ciente da responsabilidade e da alegria que é vestir a camisa do SPFC, além do entusiasmo e do desejo de ganhar mais um título pelo SPFC.

Após a final do paulista, o SPFC estará presente neste fim de ano ainda, na 3ª edição da Ladies Cup, competição patrocinada pela iniciativa privada em que reúne as maiores equipes brasileiras e algumas internacionais convidadas. O SPFC fora campeão da primeira edição, na qual havia a participação do Athlético de Madrid e o do Club Universidad de Chile. Para este ano, a competição deverá ocorrer na região do ABC e deverá contar com o River Plate, da Argentina. A competição é uma grande oportunidade de se preparar também para os trabalhos no ano que vem.

O futebol feminino evolui muito nos últimos anos. Não apenas por conta do grande investimento que a FIFA e demais federações de futebol no mundo todo tem feito, mas o fato é que tecnicamente, o jogo se transformou com grandes jogadas elaboradas, bem-feitas e bonitas, que não raras as vezes se transformam em gol. O último mundial mostrou muito bem isso. O futebol feminino, a despeito do preconceito do passado, não é mais feito de apenas chutes e passos ao acaso.

As atletas na rotina dos treinos | Divulgação

O trabalho de preparação técnica e a descoberta pelas mulheres de que elas tem talento de sobra para o esporte, bastando dedicar trabalho de forma profissional, nos apresenta um futebol leve, bonito, competitivo e extremamente objetivo, criando espetáculos e nos levando a torcer com a emoção que o futebol provoca no mundo todo.

Agora as meninas se preparam para a grande final, que será contra o Corinthians (que na outra semifinal, eliminou o rival Palmeiras por um placar elástico de 8 a 0) nos próximos dias 19, na Vila Belmiro às 16h e a volta no dia 26/11, na Neo Química Arena.

E aqui fica o nosso desejo e torcida para que o tricolor traga mais uma conquista para o Morumbi, enchendo de orgulho o nosso futebol feminino.

A atacante Isa posa para a Dolce Morumbi antes do treino
O Diretor de Futebol Feminino do SPFC, Antônio Luiz Belardo e o técnico do SPFC Feminino, Thiago Viana

Publicidade Dolce Morumbi

Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo Futebol Clube é o time brasileiro com o maior número de títulos internacionais, único no país a ostentar três títulos mundiais (1992, 1993 e 2005) e o primeiro time do Brasil a se consagrar três vezes campeão da Taça Libertadores da América. Com uma base cerca de 20 milhões de torcedores, é reconhecido mundialmente pelas suas três cores (vermelho, branco e preto) e por ser também um celeiro de craques de nível internacional e que defenderam e foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira.

São Paulo Futebol Clube
Av. Jules Rimet, Portão 7. Morumbi, São Paulo – SP

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta