Transforme clientes em fãs

Dolce Insight

Mari Possidonio

As etapas de uma venda de sucesso

Imagem por Urupong em Canva Fotos

Você já se perguntou quais são as etapas de uma venda eficaz? Quais são as estratégias para despertar o interesse do cliente? Quais gatilhos de persuasão usar? E como estabelecer parcerias duradouras?

Uma venda bem-feita exige que o vendedor esteja atento a algumas etapas no atendimento, estas etapas são cruciais para o sucesso e o fechamento da venda.

Esteja atento a estas etapas e veja seus resultados alavancarem.

Conheça muito bem seu produto ou serviço e sua concorrência. Desta forma você estará apto a esclarecer qualquer dúvida do seu cliente. Saberá usar os argumentos certo que favoreçam seu atendimento, podendo evidenciar os pontos fortes que seu produto tem em relação ao concorrente (nunca fale mal de um concorrente).

Identificação das necessidades do cliente. O ponto de partida para qualquer venda bem-sucedida é compreender as necessidades dele. Investigue, faça perguntas e ouça atentamente para entender seus desafios e objetivos. Essa etapa estabelece as bases para uma abordagem personalizada.

Crie conexão com seu cliente. Esteja verdadeiramente interessado no que seu cliente diz, pratique a verdadeira escuta ativa, ‘leia’ as mensagens que ele te envia através da comunicação verbal e não verbal, desta forma ele perceberá seu interesse e a conexão acontecerá naturalmente.

Apresentação do produto ou serviço. Ouvindo seu cliente será mais fácil identificar as necessidades dele. Apresente seu produto ou serviço de maneira clara e relevante, destacando os benefícios que atendam às necessidades específicas, gerando o seu interesse genuíno.

Gatilhos de persuasão. Utilize gatilhos psicológicos para persuadir o cliente. Escassez, autoridade, reciprocidade e urgência são alguns exemplos de gatilhos eficazes. Conheça muito bem cada um deles. Seja sincero quando usá-los. Não coloque sua credibilidade em risco.

Imagem por siriwannapatphotos em Canva Fotos

Negociação transparente. A negociação é uma arte que envolve encontrar um equilíbrio entre o valor oferecido e o valor percebido. Seja transparente ao destacar os benefícios e esteja disposto a adaptar a oferta conforme necessário. Uma negociação justa é essencial para construir confiança.

Fechamento da venda. O momento do fechamento exige habilidade e timing. Esteja atento aos sinais de compra, faça perguntas e não tenha medo de pedir o fechamento da venda. Transmita confiança e certeza para encorajar o cliente a tomar a decisão final.

Pós-venda e fidelização. Após a conclusão da venda, a jornada não termina. Invista no relacionamento pós-venda, fornecendo suporte contínuo, feedback e soluções adicionais. Isso não apenas constrói lealdade, mas também transforma clientes em defensores da sua marca.

Uma venda de sucesso é uma jornada que vai além da simples transação comercial. Envolve compreender as necessidades do cliente, apresentar soluções relevantes, utilizar gatilhos de persuasão eficazes e construir relacionamentos sólidos. Seguindo estas etapas e focar na diferenciação pessoal, vendedores podem não apenas conquistar clientes, mas também transformá-los em parceiros valiosos para o crescimento contínuo.

Mari Possidonio é especialista em Comunicação de Alto Impacto e aplica técnicas de Programação Neurolinguística em Treinamentos, Palestras, Processos de Coaching e Mentorias em equipes de profissionais que buscam desenvolver habilidades necessárias para alta performance. Há mais de 20 anos, promove treinamentos, palestras e workshops personalizados e estruturados em parceria com empresas, focando sempre no engajamento dos colaboradores para que possam reunir condições de gerir e cumprir seus objetivos e metas. Ela mantém a Newsletter Neurovendas no LinkedIn, acompanhe!

@maripossidoniooficial

Linkedin.com/in/maripossidonio

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta