5 motivos para você mudar hábitos que criam rugas

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

O importante também é investir em uma rotina diária de cuidados com a pele

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Imagem por Evgenyatamanenko em Canva Fotos

1) Expressões faciais exageradas durante a maquiagem

Produção quase pronta, faltando somente a máscara para cílios. E o que você faz?           

Franze a testa em frente ao espelho, é claro!

É comum fazer “caras e bocas” ao aplicar os itens de beauté. A mania involuntária de franzir a testa ou levantar demasiadamente as sobrancelhas, enquanto se contorna os olhos, ou se aplica a máscara de cílios, por exemplo, acrescenta deliciosas e aprofundadas ruguinhas aparentes na região.

Por isso, tente sempre deixar o rosto relaxado quando for fazer a make, puxando a pele levemente com os dedos quando for preciso, ao invés de fazer caretas!

2) Dormir de bruços

Você sabia que a posição na hora de dormir também influencia no aparecimento de marcas de expressão? Deitar-se de bruços está entre os hábitos que devem ser abandonados por também causar as desagradáveis rugas na testa. Haja Botox, haja bolso…

O motivo é simples: os movimentos repetidos da pele no travesseiro, pressionando o rosto contra o travesseiro e a cama, causam dobras que podem virar rugas com o passar do tempo.

Ademais, como eu já havia mencionado no artigo “Postura não é frescura”, a melhor posição para a nossa saúde em todos os sentidos, é a de lado.

Portanto bonita dorminhoca, vamos fazer uma contabilidade: você se maquiou, acrescentou mais algumas marcas, tirou a make esfregando bastante a pele (assunto para outro artigo) e lavou a pobre na água quente.  Em seguida, afundou o rosto, já em petição de miséria, no travesseiro e dormiu de bruços a noite inteira. A cereja do bolo é o momento em que você acordou com a cara amassada de Pug e sem compreender ao certo o porquê.

Há quantos anos você vem repetindo essa mesma rotina kamikaze?

Fez a somatória? Vamos deixar para lá… Matemática nunca foi o meu forte e espero que o de vocês também não!

Nota: eu adoro a raça Pug, já tive vários, mas o rostinho de tomada e enrugado fica uma graça só em cachorros.

Voltemos à Biologia, que faz parte da grade principal de hoje.

Imagem por Dima Berlin Photos em Canva Fotos

3) Não usar óculos de grau ou de sol

Se você é do time que tem a mania de franzir os olhos para tentar ler algo, é importante que visite rapidinho um oftalmologista pois, além de prejudicar a visão, esse hábito também pode incrementar o surgimento de marcas aprofundadas e permanentes na pele.

Da mesma maneira que os óculos de grau, quando não utilizamos os óculos de sol, a tendência é tencionarmos os músculos para deixar os olhos semicerrados e protegê-los da radiação solar, o que, a longo prazo, faz com que as linhas de expressão nessa área (glabela), se tornem mais evidentes.

Parece um show de horrores, mas são mudanças simples de hábitos que não custam absolutamente nada serem colocadas em prática.

E bonitas franzidas, qual é o problema em usar óculos? Tanto os de grau, quanto os de sol, são um acessório e tanto, com vários modelos e… olha! Agora você está lendo o artigo sem criar rugas!

4) Boca em “bico”

Acabou-se o charme de fazer biquinho para tudo. O bico que fazemos com a boca para fumar, tomar água diretamente da garrafa (hábito perigoso inclusive para a saúde), ou usar um canudinho para beber algo, favorece o surgimento de rugas.

Inicialmente, esse hábito gera pequenas demarcações nessa área devido à movimentação da musculatura. Com o passar do tempo, essas contrações musculares, combinadas ao envelhecimento natural do rosto, marcam a pele definitivamente e fazem com que essas linhas, que apareciam apenas com a realização do movimento, tornem-se estáticas, ficando evidentes mesmo com os lábios em repouso e marcando precocemente ao redor da boca com sinais do envelhecimento.

Tradução zás-trás: beber o cocktail da moda, com guarda-chuva no copo e canudinho, resultará em um belo de um código de barras!

Agora vai um recado especial para as bonitas adeptas da selfie com “boca de pato”: escolham outro animal sem bico para postar nas redes sociais, que tal?

Imagem por A's Images em Canva Fotos

5) Uso excessivo do celular

Alguém está com uma sensação de déjà-vu?

Estou me tornando o Grilo Falante quando fico me repetindo em praticamente todos os artigos dessa coluna dedicada ao autocuidado, maquiagem, algumas estórias e beleza para vocês, bonitas!

Lá vou eu novamente: O celular pode ser um arqui-inimigo da formosura causando rugas profundas no pescoço. O ato de frequentemente abaixar a cabeça para olhar e manusear o aparelho acelera o processo de envelhecimento do pescoço, cuja pele é muito mais delicada do que as demais áreas do corpo.

Os movimentos repetitivos formam pregas, como se fossem colares horizontais.

Que coisa, não? Já não bastavam os radicais livres, efeitos nocivos do sol, bebidas alcoólicas etc., etc., etc., o nosso inseparável celular também pode ser agente de envelhecimento precoce!

Nós criamos e avançamos, mas não pensamos muito nas consequências e então recuamos e corremos atrás dos prejuízos, quando possível.  E assim é a história: três passos para frente, dois para trás, quatro para frente, um para trás… Divaguei (sic!)

Continuando, o uso dos dispositivos móveis está acelerando o processo de envelhecimento em uma região difícil de tratar: o pescoço. O problema já tem até nome, “Tech Neck”, ou, “pescoço tecnológico”.

A pele do pescoço é muito fina, pouco hidratada e onde há grande movimentação natural, ou seja, nós estamos sempre virando a cabeça para todos os lados através da cervical.

“A inclinação frequente da cabeça para baixo a fim de olhar o celular, tablet ou outro dispositivo, provoca sinais de envelhecimento mais rápidos”, conforme a explicação unânime de especialistas em rejuvenescimento.

Os movimentos musculares do pescoço realizados a todo o instante, sejam voluntários como a laterização, extensão, inclinação para baixo ou mesmo na mastigação e fala, produzem inicialmente pequenas linhas, que com o passar do tempo vão se acentuando, daí é uma corrida atrás do prejuízo e Inês, coitada, já estará mortinha da Silva.

Serei categórica e, novamente, repetitiva: O celular deve ser erguido na altura dos olhos.

“Cric, cric…” é o Grilo alertando que mesmo eliminando esses hábitos, o envelhecimento da pele é um processo natural que ocorre para todos nós. Logo, é importante também investir em uma rotina diária de cuidados com a pele, que deve focar, principalmente, na hidratação e o que mesmo?

“Ta-da!” Protetor solar!

Semana que vem nos reencontramos em uma data especial.

Até paulistanos!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta