Entenda como a ancoragem ajuda a escalar os negócios

Alcance mais consumidores com a técnica que é tendência em 2024

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Imagem por Anneleven em Canva Fotos

No mundo dinâmico dos negócios, compreender as tendências de mercado que influenciam o comportamento do consumidor em 2024 tornou-se uma necessidade para os empreendedores. As mudanças identificadas oferecem oportunidades e desafios para se destacarem no cenário competitivo atual. De acordo com uma pesquisa recente da McKinsey sobre o consumidor brasileiro, as tendências de comportamento revelam um panorama de otimismo para o futuro, mas com uma abordagem cautelosa no presente. 

De acordo com Samuel Pereira, CEO e fundador da SDA Holding, responsável pelo Segredos da Audiência, maior espetáculo de tráfego digital e audiência do País, as principais tendências que moldarão o comportamento do público incluem essa atitude positiva, mesmo com a redução nos gastos. “Essa postura exige dos empreendedores uma compreensão profunda das preferências e preocupações do consumidor, além de uma adaptação ágil para oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades emergentes”, explica.

No cenário atual, o comportamento digital em ascensão e a conscientização sobre a sustentabilidade têm um papel crucial na tomada de decisão dos clientes. Por isso, as estratégias devem integrar e aproveitar essa mudança de paradigma para garantir a relevância e a ressonância com o público-alvo.

Imagem por Photolime em Canva Fotos

Entendendo esse panorama, a escalabilidade se torna a chave para o crescimento sustentável das marcas. “O conceito de ancoragem ilustra a estratégia de posicionar produtos como elementos de valor agregado, elevando sua percepção no mercado. É o que fez de maneira magistral a Montblanc, ao nomear uma caneta de R$ 3 mil como um ‘instrumento de escrita’ e torná-la objeto de desejo“, conta.

A ancoragem inteligente permite que uma marca se associe não apenas a um produto, mas a uma experiência ou a um status. É sobre a habilidade de redefinir a percepção do cliente, transformando um item comum em algo único e indispensável. Trata-se de um poderoso recurso psicológico no mundo das vendas. Ela se baseia na ideia de que a primeira informação apresentada influencia fortemente as decisões futuras dos consumidores. Ao oferecer um ponto de referência inicial, a ancoragem direciona as escolhas dos clientes para opções que estejam em torno desse ponto. 

Imagine estar em uma loja online e se deparar com dois pacotes de serviços: um caro e completo e outro mais barato, porém com menos benefícios. A presença da ancoragem leva os consumidores a escolherem o pacote intermediário, que parece equilibrado em termos de preço e vantagens”, exemplifica o especialista. Ele acrescenta que essa técnica é utilizada em diversas áreas, desde promoções com descontos até a apresentação de diferentes opções de produtos.

Imagem por 74Images em Canva Fotos

Nesse cenário, para alcançar o sucesso em 2024, as marcas devem adotar estratégias que transcendam a simples venda de mercadorias ou serviços. “É essencial entender como a ancoragem funciona para implementá-la de forma estratégica, influenciando positivamente o comportamento dos clientes e impulsionando as vendas”, diz.

Ao posicionar seus produtos ou serviços de maneira melhor planejada, as marcas podem criar laços emocionais com seus consumidores, gerando lealdade e um valor percebido que ultrapassa o preço. Este é o caminho para a escalabilidade nos negócios em um cenário onde a diferenciação e a percepção de valor são essenciais.

Samuel Pereira é empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” (SDA Ao Vivo), maior espetáculo de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no universo digital há 13 anos, onde já desenvolveu dezenas de sites e blogs, sendo que, algumas dessas páginas, já receberam mais de 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e em suas redes pessoais são mais de 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro “Negócios Digitais” e autor de Best-Seller na Revista Veja com o livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, com prefácio de Luiza Helena Trajano.

Colaboração da pauta:

Carolina Lara Comunicação

Carolina Lara | [email protected]

Curadoria por:

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta