Páscoa encantada: estratégias para elevar suas vendas de chocolates e ovos

Dolce Insight

Mari Possidonio

Além da celebração cristã, a Páscoa desperta a paixão por chocolate e pode ser um período de excelente oportunidade para o empreendedorismo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Imagem por Happy Lark em Canva Fotos

Na cultura da sociedade atual, a Páscoa se transformou mais do que uma celebração cristã. Se tornou também em uma temporada que desperta a paixão pelo chocolate em todas as idades e pode ser uma excelente oportunidade para aqueles que estão se aventurando no empreendedorismo. Então que tal pensar em algumas estratégias para se diferenciar? 

Personalização “Que encantadora”

Em um mercado saturado, a personalização se destaca como uma ferramenta poderosa para encantar clientes. Ofereça opções personalizadas como embalagens com mensagens especiais, chocolates com ingredientes exclusivos ou até mesmo a opção de personalizar os próprios ovos de chocolate. 

Entregas especiais e embalagens criativas

Ofereça opções de entregas especiais para presentes de Páscoa como embalagens festivas, cartões personalizados e até mesmo a opção de entrega surpresa. Para os clientes que comprarem neste período, considere enviar junto com os pedidos pequenas lembranças personalizadas como cartões de agradecimento ou pequenos chocolates. Isso cria uma experiência surpreendente e reforça o apreço pela escolha do cliente.

Experiência sensorial aprimorada

O chocolate é uma experiência sensorial e a Páscoa é o momento perfeito para explorar isso. Permita que os clientes experimentem seus produtos antes da compra oferecendo degustações ou amostras nas lojas. Invista em embalagens que estimulem os sentidos utilizando cores, texturas e aromas que despertem a curiosidade do consumidor. Uma experiência sensorial memorável não apenas aumenta as vendas, mas também fortalece a conexão emocional com a marca. 

Imagem por And One em Canva Fotos

Ofertas exclusivas e limitadas

Crie um senso de urgência e exclusividade oferecendo produtos específicos para a temporada de Páscoa. Isto pode incluir edições limitadas de chocolates, novos sabores ou ingredientes, brindes especiais para compras acima de um determinado valor ou descontos exclusivos para clientes fiéis. Ou quem sabe, incentivar a tão divertida brincadeira de caça aos ovos e chocolates com brindes com adesivos de ‘patinhas de coelhos’.  Estabelecer ofertas temporárias incentiva a decisão de compra imediata e cria um ambiente de empolgação em torno dos seus produtos.

Programas de fidelidade específicos para a Páscoa

Incentive a fidelidade dos clientes durante a temporada de Páscoa criando programas de recompensa específicos. Ofereça pontos extras, descontos progressivos, brindes exclusivos ou acesso prioritário a novos lançamentos para aqueles que realizarem compras durante esse período. Isso não apenas estimula a repetição de compras, mas também reforça a lealdade do cliente fortalecendo a comunidade em torno da sua marca.

Campanhas criativas de marketing

A Páscoa é um momento propício para explorar campanhas de marketing criativas. Utilize as redes sociais para criar jogos ou desafios; compartilhar histórias envolventes sobre a produção dos chocolates; organize concursos temáticos e crie vídeos que destaquem a qualidade e a paixão por trás de cada doce. Engajar os clientes por meio de conteúdo emocionalmente envolvente não apenas atrai a atenção, mas também constrói uma conexão mais profunda com a marca.  Demonstre responsabilidade social corporativa associando parte das vendas de produtos específicos a uma causa beneficente relacionada à Páscoa. Os consumidores valorizam empresas que contribuem positivamente para a comunidade.

Imagem por FG Trade em Canva Fotos

Parcerias estratégicas

Considere parcerias com outras empresas locais para criar pacotes de presente exclusivos. Isto pode incluir itens complementares como flores, vinhos ou produtos de outras empresas locais, ampliando o apelo a seus produtos. Um outro diferencial para o período pode ser a parceria com artistas locais para criar embalagens exclusivas ou ilustrações temáticas para seus produtos de Páscoa. Essa parceria não apenas adiciona um toque artístico aos seus produtos, mas também atrai novos públicos por meio da base de fãs dos artistas. Os influenciadores também podem ajudar nesta estratégia criando conteúdo autêntico, mostrando seus produtos de maneira atrativa, o que pode gerar interesse e confiança entre os seguidores deles. 

Serviço de atendimento ao cliente aprimorado

Reforce seus canais de atendimento ao cliente proporcionando respostas rápidas e eficientes. Um serviço de qualidade não apenas melhora a experiência do cliente, mas também cria uma reputação positiva para a sua marca. Ao combinar estratégias online e offline, personalização e uma abordagem centrada no cliente, as empresas de chocolates podem otimizar suas vendas durante o período de Páscoa e estabelecer relações duradouras com os consumidores. Destaque avaliações positivas e depoimentos de clientes satisfeitos em suas plataformas online. O feedback positivo cria confiança e incentiva novos clientes a experimentarem seus produtos. 

Na fé cristã, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo e os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo desta ressurreição. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração. E para quem comercializa Ovos de Páscoa e Chocolates, este período representa mais do que uma oportunidade de vendas: é um momento para encantar e estabelecer conexões duradouras com os clientes. Ao incorporar personalização, oferecer experiências sensoriais envolventes, criar ofertas exclusivas, investir em campanhas criativas e incentivar a fidelidade, as empresas de chocolates podem elevar suas vendas a um novo patamar durante esse período especial.

Lembre-se: a magia empreendedora na Páscoa está, não apenas nos ovos de chocolate, mas na experiência única que sua marca pode proporcionar a cada cliente.

Mari Possidonio é especialista em Comunicação de Alto Impacto e aplica técnicas de Programação Neurolinguística em Treinamentos, Palestras, Processos de Coaching e Mentorias em equipes de profissionais que buscam desenvolver habilidades necessárias para alta performance. Há mais de 20 anos, promove treinamentos, palestras e workshops personalizados e estruturados em parceria com empresas, focando sempre no engajamento dos colaboradores para que possam reunir condições de gerir e cumprir seus objetivos e metas. Ela mantém a Newsletter Neurovendas no LinkedIn, acompanhe!

@maripossidoniooficial

Linkedin.com/in/maripossidonio

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta