Skip to content

Movimento contra diversidade ganha força nas empresas, inclusive no Brasil

Design Dolce sob imagem por wildpixel em Canva

Nos Estados Unidos o movimento contra a diversidade já começa a aparecer em grandes empresas, como JPMorgan Chase e Walt Disney Company; movimento reflete no mercado brasileiro, que também mostra sinais de que essa agenda está ganhando força

Nos últimos meses, tem crescido um movimento dentro de algumas empresas questionando políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). A resistência, que antes era pontual, agora se organiza em discursos e práticas que vão desde cortes em orçamentos voltados para iniciativas inclusivas até a retirada de compromissos públicos sobre o tema. 

Nos Estados Unidos, o movimento contra a diversidade já começa a aparecer em grandes empresas, como JPMorgan Chase, Walt Disney Company, Morgan Stanley e Citigroup, que estão reduzindo ou eliminando seus programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Segundo levantamento da plataforma de empregos Indeed, em 2023 as ofertas de vagas nos Estados Unidos na área de diversidade, equidade e inclusão caíram 44% em relação a 2022. Essa tendência é impulsionada por uma combinação de mudanças legais, como a decisão da Suprema Corte dos EUA que declarou que programas baseados em raça em admissões universitárias violam a Cláusula de Proteção Igualitária. 

Diversidade não é apenas um valor social, mas um motor essencial para inovação e vantagem competitiva. Empresas que reduzem investimentos em DEI podem limitar sua capacidade de atrair talentos diversos, impactando diretamente sua criatividade, capacidade de resolver problemas e, consequentemente, sua relevância no mercado”, comenta Camilla Kobayashi, Diretora de Pessoas da Zup – empresa de tecnologia do grupo Itaú Unibanco.

Uma razão possível é o fato de as big techs terem ajustado as operações após as contratações em massa na pandemia. Desde 2022, ao menos 300.000 empregos foram ceifados por empresas como Amazon, Alphabet, Microsoft e Meta, aponta a consultoria Crunchbase. No afã de cortar gastos, as empresas eliminaram quem foi considerado pouco efetivo para o retorno financeiro. Em 2023, os fundos de investimento da categoria ESG tiveram mais saídas do que entradas de capital nos Estados Unidos — o saldo ficou negativo em 13 bilhões de dólares, o que expressa a debandada de investidores.

Design Dolce sob imagem por The Tatyana Nekrasova Collection em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

O movimento reflete no mercado brasileiro, que também mostra sinais de que essa agenda está ganhando força. De acordo com um estudo da startup To.gather, 60,9% das empresas no Brasil não têm uma área dedicada à diversidade e inclusão (D&I). A pauta é frequentemente encaminhada ao setor de Recursos Humanos (RH), onde compete com outras demandas. Entre as empresas que têm uma área dedicada à D&I, 93,6% têm investimento específico para políticas de diversidade. Já nas empresas onde a pauta é conduzida pelo RH, apenas 27,3% têm esse tipo de destinação orçamentária.

A diversidade no ambiente de trabalho não pode ser tratada como uma pauta secundária dentro do RH. Empresas que não investem em diversidade estão abrindo mão de uma vantagem competitiva. Estudos mostram que equipes diversas são mais inovadoras, produtivas e engajadas – contra fatos, não há argumentos. O fato de 60,9% das empresas no Brasil não terem uma área dedicada à diversidade evidencia que ainda há um longo caminho a percorrer. Na Factorial, diversidade não é opcional: é um pilar estratégico para crescimento sustentável. Para que essa agenda avance, é essencial que o RH tenha o apoio da liderança e um orçamento específico, garantindo que as iniciativas de D&I saiam do discurso e se traduzam em ações concretas“, ressalta Renan Conde, CEO Brasil da Factorial – startup unicórnio desenvolvedora de software para gestão e centralização de processos de RH e DP.

No Brasil, apenas 4% das pessoas trans e travestis estão empregadas no mercado de trabalho formal e apenas 0,02% tiveram acesso ao ensino superior, de acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra). Esses números destacam a urgência de iniciativas que promovam a inclusão e o apoio a essa comunidade.

Em resposta a essa necessidade, a Nilo, healthtech que oferece uma plataforma SaaS automatizada de captação e engajamento digital de pacientes, por meio de seu Comitê de Diversidade e Inclusão, implementou um benefício essencial: o auxílio ao tratamento de hormonioterapia, que custeia parte do tratamento medicamentoso para as pessoas trans do seu time. 

Design Dolce sob imagem por Mrincredible em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

Victor Marcondes, fundador e CHRO da Nilo, enfatiza a importância desse apoio: “Um dos pilares que norteiam a Nilo é o de segurança psicológica, que dentro do que acreditamos, significa oferecer um ambiente acolhedor para que todos possam ser quem são. Para nós, o benefício de auxílio ao tratamento de hormonioterapia, ao lado de outras ações que consideram a diversidade e inclusão, reforçam, em conjunto, o compromisso que temos com esse pilar, bem como fortalece a nossa cultura para que nossos Nilers alcancem o máximo do seu potencial”.

Para Hosana Azevedo, Head de Recursos Humanos no Infojobs e porta-voz do Pandapé, a diversidade no Brasil tem sido amplamente discutida no mundo corporativo, mas sua adoção como um pilar estratégico ainda não é uma realidade para todas as empresas. Enquanto algumas companhias nos EUA estão reduzindo investimentos em DE&I, no Brasil, muitas empresas seguem implementando iniciativas nesse sentido — seja por exigências do mercado, dos consumidores ou por uma compreensão mais estratégica da diversidade como diferencial competitivo.

No Brasil, a diversidade deixou de ser apenas uma boa prática ou algo que as empresas ‘fazem por fazer’. Para muitas organizações, já se tornou um fator estratégico para engajar colaboradores, atrair talentos e garantir competitividade. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, e as empresas que não se adaptarem correm o risco de perder oportunidades de inovação e de se posicionarem como líderes em um mercado cada vez mais exigente”, afirma Hosana Azevedo.

Diante desse cenário, a diversidade e inclusão seguem como temas fundamentais para o desenvolvimento do ambiente corporativo e da sociedade. Mais do que uma pauta pontual, a promoção de espaços diversos e inclusivos está associada à inovação, produtividade e competitividade. O avanço dessa agenda depende de iniciativas consistentes e estruturadas, garantindo que a equidade se traduza em ações concretas e sustentáveis.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Hora de fortalecer o organismo!

A natureza agindo para que seu sistema imunológico seja fortalecido, já que logo chegará o inverno

Café: o grão que dá energia e estimula a mente

Nutricionista explica os benefícios do consumo do fruto e ensina receitas para incluir no cardápio

Sementes de amor: histórias de famílias que florescem

Como a medicina viabilizou novas maternidades para casais homoafetivos

Abrigos de Areia

Palavras doces soam como flautas

Papa Francisco: o serviço pela escuta

Francisco não ensinava por imposição, mas por convivência, com uma escuta ativa, comprometida, visceral

Como a geração de imagens por IA pode impactar o nosso dia a dia?

O uso de Inteligência Artificial nas redes sociais já virou uma febre

Painel Dolce Morumbi

Free Play de Dança inédito no Top Center Shopping agita a Avenida Paulista

A primeira edição de free play com o famoso jogo de dança interativo acontece no dia 27 de abril, é gratuito e promete um dia de diversão, música e prêmios

Butantã Shopping inaugura sala de descompressão sensorial no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Abafadores de ruído, cordões de identificação e vaga exclusiva integram conjunto de iniciativas que promovem conforto, autonomia e acolhimento de pessoas com TEA

Vivência de pintura e vinho: Recriando Monet

Uma experiência única te espera no Ateliê Contempoarte!

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
bingo-dia-das-maes-auroras-brasil-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
espaco-bela-morumbi-to-velha-na-moda-publi-24.03.2025_11zon
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções