Skip to content

O desafio do aumento da participação feminina no mercado financeiro

Longe de um modismo passageiro, o debate sobre diversidade – como vem ficando cada vez mais claro - é necessário, para empresas, pessoas e para a sociedade, em geral

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por Louise Barsi

Comemorado em 8 de março – mas celebrado como uma espécie de “efeméride mensal”, o “mês da mulher” –, o Dia Internacional da Mulher nos convida, como sociedade, a discutir a presença da mulher nas diversas instâncias da vida pública e privada e os avanços que vêm ou não sendo conquistados, por exemplo, do ponto de vista de presença no mercado de trabalho, equidade em cargos de liderança e de remuneração.

Diversas pesquisas sobre o tema mostram um avanço da presença feminina nesses cargos de liderança, mas ainda aquém da participação das mulheres quando se toma como base as proporções no mercado de trabalho, em geral. Por exemplo, um levantamento da FIA Business School realizado com mais de 150 mil funcionários de 150 grandes empresas premiadas com o selo Lugares Incríveis para Trabalhar 2023 mostra que, na alta liderança (cargos C-level), essa participação era, em 2023, de 28%, cinco pontos porcentuais abaixo do índice do ano anterior e bastante inferior à proporção de mulheres nas empresas (todos os cargos, não apenas os de liderança), com 43%.

E, claro, na condição de mulher atuando no mercado financeiro, quero, aqui, trazer um olhar um pouco mais aprofundado sobre esse, digamos, “recorte” do mercado. Uma pesquisa coordenada pela professora Claudia Yoshinaga, coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGVCef), indica que, no Brasil, as mulheres representam apenas 11% dos profissionais certificados pela Chartered Financial Analyst (CFA), uma das principais certificações do setor – em termos globais, essa participação é ligeiramente maior, de 18%.

Imagem de tonodiaz no Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

A pesquisa, de 2023, foi realizada com 214 pessoas que atuam no mercado financeiro e indicou uma proporção feminina de 39,25%, ante 60,75% dos homens. E, mesmo representando uma proporção menor dos profissionais, as mulheres encaram, na média, uma jornada de trabalho mais longa, de 60,4 horas por semana, ante 57,8 horas no caso dos homens.

Na mesma linha, quando se toma o universo de investidores do País, dados da B3 indicam que, dos cerca de 5,3 milhões de CPFs registrados na Bolsa em dezembro de 2024, 74% correspondiam a homens (participação que já foi maior, de 76% em 2022) ante 26% de mulheres. Por outro lado, quando se cruza gênero e idade dos investidores, os números da B3 mostram que a proporção feminina a partir de 31 anos é maior, enquanto, nos homens, a participação dos investidores de 0 a 30 anos é ligeiramente superior. São dados que sugerem que, na média, as mulheres começam a investir mais tarde.

Enfim, a ideia difundida informalmente no mercado de que o setor financeiro é uma espécie de “clube do Bolinha” encontra, pelo menos nessa pesquisa, correspondência nos números.

Imagem de DC Studio no Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

São questões como essas que temos de discutir, como forma de trazer uma maior diversidade às empresas e, no nosso caso, ao setor financeiro. Não são poucos os estudos que mostram os benefícios dessa diversidade, seja, por exemplo, com a melhoria do potencial de retenção de talentos, ganhos do ponto de vista de criatividade e inovação e, mesmo, do ponto de vista dos resultados financeiros, a linha final do balanço de qualquer companhia aberta.

Esses assuntos estarão “na mesa” na próxima quarta-feira, no evento Mulheres no Comando, promovido pela Apimec Brasil, entidade que representa os analistas de mercado e do qual participarei, em um painel sobre governança.

A participação feminina no universo dos analistas credenciados CNPI, aliás, é de 14%, o que sugere a necessidade de avanços. O trabalho dos analistas, como sabemos, é fundamental no desenvolvimento de um mercado de capitais justo, transparente e gerador de riquezas e, nesse sentido, um aumento da participação das mulheres seria da maior importância.

Longe de um modismo passageiro, o debate sobre diversidade – como vem ficando cada vez mais claro – é necessário, para empresas, pessoas e para a sociedade, em geral.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Publicidade | Dolce Morumbi®

Louise Barsi é sócia fundadora da fintech AGF. É formada em Economia pela Universidade Presbiteriana MacKenzie e foi integrante dos conselhos fiscais de empresas Klabin, Santander e AES Tietê. Atualmente, integra o comitê de auditoria do IRB (auditoria) e o board da Unipar.

Louise é painelista do evento “Mulheres no Comando: Liderança, Empreendedorismo e Protagonismo no Mercado Financeiroda APIMEC Brasil, no dia 26 de março de 2025

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Hora de fortalecer o organismo!

A natureza agindo para que seu sistema imunológico seja fortalecido, já que logo chegará o inverno

Café: o grão que dá energia e estimula a mente

Nutricionista explica os benefícios do consumo do fruto e ensina receitas para incluir no cardápio

Sementes de amor: histórias de famílias que florescem

Como a medicina viabilizou novas maternidades para casais homoafetivos

Abrigos de Areia

Palavras doces soam como flautas

Papa Francisco: o serviço pela escuta

Francisco não ensinava por imposição, mas por convivência, com uma escuta ativa, comprometida, visceral

Como a geração de imagens por IA pode impactar o nosso dia a dia?

O uso de Inteligência Artificial nas redes sociais já virou uma febre

Painel Dolce Morumbi

Free Play de Dança inédito no Top Center Shopping agita a Avenida Paulista

A primeira edição de free play com o famoso jogo de dança interativo acontece no dia 27 de abril, é gratuito e promete um dia de diversão, música e prêmios

Butantã Shopping inaugura sala de descompressão sensorial no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Abafadores de ruído, cordões de identificação e vaga exclusiva integram conjunto de iniciativas que promovem conforto, autonomia e acolhimento de pessoas com TEA

Vivência de pintura e vinho: Recriando Monet

Uma experiência única te espera no Ateliê Contempoarte!

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
bingo-dia-das-maes-auroras-brasil-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
espaco-bela-morumbi-to-velha-na-moda-publi-24.03.2025_11zon
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções