Por Juliana Souza Pires
Gosto muito de trabalhar com dados e criar estratégias em cima deles. Sempre fui muito estrategista e no empreendedorismo isso é fundamental para o bom andamento dos negócios.
O primeiro semestre do ano foi marcado por desafios e oportunidades para os empreendedores. De acordo com estudos recentes, aqui estão algumas estatísticas que destacam o que aconteceu nos primeiros 6 meses de 2025:
Crescimento do empreendedorismo digital
O número de empreendedores digitais cresceu 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Pensando nisso como está o seu envolvimento com o mundo digital?

Setores em alta
Os setores de beleza, saúde e tecnologia lideraram o ranking de crescimento nos primeiros 6 meses do ano. Aí está uma boa dica para quem está se organizando para o primeiro negócio. Busque uma área em ascensão e tenha um diferencial.
Desafios
A inflação e a concorrência foram os principais desafios enfrentados pelos empreendedores nos primeiros 6 meses do ano. Eu costumo dizer que crises políticas e econômicas também afetam demais. E o ano que vem com eleições e copa do mundo, você empreendedor poderá fazer da ocasião um privilegio ou um desastre.
O que esperar nos próximos 6 meses?
Inovação e tecnologia
A inovação e a tecnologia continuarão a ser fundamentais para o sucesso dos empreendedores.
Sustentabilidade
A sustentabilidade e a responsabilidade social serão cada vez mais importantes para os consumidores e empreendedores.
Crescimento do mercado
O mercado continuará a crescer, com oportunidades para novos negócios e expansão de negócios existentes.

Dicas para os empreendedores
Inove e adapte
Esteja preparado para inovar e adaptar seu negócio às mudanças do mercado.
Foque na sustentabilidade
Priorize a sustentabilidade e a responsabilidade social em seu negócio.
Desenvolva sua presença online
A presença online é fundamental para o sucesso dos negócios hoje em dia. Enfim, crescer depende de cada um de nós; devemos inovar e não perder o foco. Eu posso, eu mereço, eu consigo. É isso ai!
Ainda não há comentários para esta publicação