Skip to content

Caminho: a Beleza é Enxergar!

Design Dolce sob imagem por Syda Productions em Canva

Acredito na cultura, na educação e na proteção social como ferramentas essenciais à emancipação individual e coletiva

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por André Naves

Olá, amigo leitor e amiga leitora da Dolce Morumbi®!

Acredito que vocês já me conheçam pelos meus textos publicados aqui, mas, por desencargo de consciência, torno a me apresentar: meu nome é André Naves. Sou Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos, Inclusão Social e mestre em Economia Política. Também sou Comendador Cultural, escritor, professor.

Acredito na cultura, na educação e na proteção social como ferramentas essenciais à emancipação individual e coletiva. Assim, sou conselheiro do Chaverim, grupo de assistência às pessoas com deficiência intelectual e psicossocial, além de diversas outras organizações voltadas à inclusão social.

Sou conhecido como colunista de diversos meios de comunicação, além de consultor de inclusão social e palestrante. Estou sempre trabalhando pela construção de estruturas sociais sustentáveis, inclusivas e justas.

Foi pensando nisso que resolvi contar algumas memórias da minha vida. Com isso, eu queria criar um maior envolvimento social com a cultura de doar e com a filantropia.

Para isso, além das histórias que eu contarei nesse livro pré-lançado, as ilustrações foram belamente desenvolvidas numa especial Oficina de Artes do Chaverim.

Vale a pena lembrar que todo rendimento será doado para instituições vinculadas ao desenvolvimento social sustentável, inclusivo e justo.

O livro convida o leitor à leitura prazerosa e desinteressada, mas também ao estudo mais atento e à releitura, por meio de diferentes camadas de entendimento. Logo de início, um verdadeiro “abrir de cortinas”, há 1 apresentação. Em seguida, 3 prefácios iniciais são como que batidas nas portas desse caminho.

Design Dolce sob imagem por Vextorfair S em Canva

Ainda no início, metaforicamente ainda envolto às trevas do coma, vou retomando a luz… Passo a relembrar…

De onde vindes? Essa é a primeira questão que devo responder. Quais as minhas raízes? Quais perfumes, sabores, sons, me acompanham?

Quem vem lá? Essa é a segunda questão. Passo a recordar minha Individualidade, a Identidade sendo constituída desde a infância, a minha personalidade, ora inata, ora moldada pela minha família, minhas amizades, minhas experiências…

Faço uma dura, porém essencial, digressão e conto do acidente que sofri. As minhas memórias são como sementes que afloram mostrando que a coletividade é essencial à Individualidade.

O que trazeis? Essa é a terceira questão que minhas memórias tentam responder. Reflexões sobre superação das pedras que encontrei durante meu caminho. Cantos de inspiração, baseados na disciplina, filha da força, na perseverança, broto da beleza, e na alteridade, a mais bela flor da sabedoria.

O que vindes aqui fazer? Essa é a quarta questão apresentada. Representa nosso dever primordial. É a indicação de que nossa dignidade individual molda a estrutura social, e, nesse sentido, o nosso caminho deve ser de celebração da diversidade, de enaltecimento das características individuais únicas.

Só assim, com inclusão, educação e trabalho, nosso caminho produzirá estruturas sociais justas, criativas e inovadoras: essa é a resposta à última questão de nossa consciência…

O que desejais? Construir estruturas sociais sustentáveis, inclusivas e justas.

Caminho: a Beleza é Enxergar!

Autor: André Naves
Editora: Uiclap
Caminho: A Beleza é Enxergar”, ganhou o prêmio Best Sellers, da Editora Uiclap. Os interessados podem acessar o link para adquirir um exemplar: bit.ly/3Uh0X8e. Lembrando que todo o rendimento proveniente das vendas é doado a instituições que promovem a inclusão social, apoiando a filantropia e a cultura de doar. Publicado em abril de 2024, com uma capa repaginada e algumas atualizações da primeira edição, lançada em 2023, a obra também esteve na última Bienal do Livro de São Paulo, em 2024 e sua 2ª edição está na Bienal do Livro Rio 2025, que acontece até o dia 22 de junho, no Riocentro (RJ).

André Naves é Defensor Público Federal formado em Direito pela USP, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social; mestre em Economia Política pela PUC/SP. Cientista político pela Hillsdale College e doutor em Economia pela Princeton University. Escritor e professor

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Machismo estrutural

O custo invisível para a cultura do país e o futuro das empresas

Geração Z na força de trabalho

Desafios e oportunidades para gestores

Mulheres moldam nova cultura organizacional e ampliam performance empresarial

Apenas 17% dos cargos de alta liderança no Brasil são ocupados por mulheres, empresas lideradas por elas têm 25% mais chance de superar a média de desempenho, segundo a consultoria McKinsey

O poder do “mise en place”

Uma técnica culinária que envolve a preparação e organização de todos os ingredientes e utensílios necessários antes de iniciar o preparo de uma receita ou refeição

Uso de chupetas por adultos levanta debate sobre ansiedade e influências das redes sociais

Popularizado na China e disseminado por redes sociais, hábito desperta reflexões clínicas sobre regressão emocional e influência digital na formação de comportamentos

Clubes de leitura femininos fortalecem laços, reduzem o estresse e expandem horizontes

Grupo paulistano, com mais de 15 anos de história, inspira o livro “Temos fome, somos loucas”

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

ad-area2imovel-22.07.2025-(1-1)-1_11zon
ad-marlize-cha-da-tarde-22.07.2025-(1-1)_11zon
ad-sensitiva-rosana-17.05.2025-(1-1)_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções