No verão a alimentação fresca ganha destaque e com isso o uso de frutas e vegetais da alimentação no estilo alimentar plant-based brilha.
Plant-based é um estilo de alimentação baseada em plantas, porém, mais do que isso, é baseada em comer tudo que vem da terra e pouco industrializado, ou seja, uma alimentação perfeita para os dias mais quentes.
Criada nos anos 80 pelo americano Thomas Colin Campbel, a dieta busca trazer uma alimentação mais saudável rica em fontes de fibras e vitaminas com pouco uso de fontes de origem animal, o que a diferencia do veganismo.
A ideia é de se alimentar de tudo que não é embalado e sim que vem da terra, por exemplo, o uso de verduras, vegetais, legumes, frutas e grãos, sem muito processamento como arroz, feijão, grão de bico, porém em menor quantidade.

O uso de farinhas integrais e açúcares naturais como mel e mascavo em menor quantidade também. Nada de processados como carnes embutidas (linguiças e frios no geral) e ultraprocessados como bolachas, balas e sucos industriais.
Esses itens são de zero consumo na dieta plant-based, o que provavelmente foi uma tentativa dos americanos de melhorarem a saúde ainda nos anos 80, já que o consumo e o surgimento e crescimento das grandes indústrias veio a partir desta época.
E o que você achou dessa alimentação? Fácil de fazer no dia a dia e se assemelha a alimentação dos nossos avós por exemplo. Você tentaria?
Ótima sexta-feira!


























