Olá, querido leitor e leitora da Dolce fashion!
Continuo com o tema maravilhoso que é o casamento e seus detalhes que fazem toda a diferença no bom gosto e que marcam uma história de vida dos noivos, como uma lembrança inesquecível que não se apaga no tempo, muito menos da moda.
Vê-se a importância, querida amiga noiva, de vivenciar cada momento de sua experiência com todo amor, cuidados e profissionais qualificados.
Eu sempre comento que no ramo de casamentos, o barato sai muito caro, pois não se consegue corrigir depois.
E hoje escrevo sobre madrinhas e damas de honra, que muitas vezes não se dão a importância necessária no casamento e que interferem no todo, pois a elegância e as boas escolhas vão padronizar todo o contexto do casamento e principalmente das escolhas da noiva.
Começo sobre as damas de honra, que podem ser adultas ou aquelas lindas crianças que enfeitam toda a entrada de um casamento.
Damas de honra
Costumam usar vestidos fluidos e de cores iguais. Quando o casamento for à noite e mais formal, podem fazer uso de um pouco de bordados e o comprimento sempre longo.
Se for diurno, vestidos leves presos a cintura com faixas. O uso de guirlanda de flores ou pentes é uma excelente opção. O comprimento dos vestidos diurnos podem ser curtos abaixo do joelho.
As cores variam com o gosto da noiva e a paleta de cores.
De costume usam um buquê de flores na mão, mas podem levar detalhes criados no projeto de casamento, como por exemplo, damas na praia levando conchas, estrela do mar.
Foto por Adriano Alves Fotografia feita no Espaço Recanto Santa Rita | Divulgação Foto por Adriano Alves Fotografia feita no Espaço Recanto Santa Rita | Divulgação Foto por Adriano Alves Fotografia feita no Espaço Recanto Santa Rita | Divulgação
Alguns cuidados, porém, devem ser levados em consideração na hora da escolha dos trajes das damas (tanto adultas quanto crianças):
- Estilo da cerimônia de casamento;
- Horário e estação do ano;
- Paleta de cores do casamento;
- Tecidos e o caimento de acordo com o momento;
- Comprimento do vestido;
- Acessórios;
Daminhas de honra
Já para as fofuras pequenas do casamento, ao escolherem o vestido, devem levar em consideração a estação do ano. Se estiver frio, os tecidos mais pesados como tafetá, crepe ou veludo caem muito bem. São usados boleros ou pequenas estolas de pele para sobreposição.
O comprimento do vestido longo, até o ossinho do tornozelo é a medida.
As daminhas e a florista podem usar o mesmo vestido, mas se preferir o tom sobre tom ou cores diferentes, também é possível. Por exemplo, em casamentos pela manhã ou tarde na praia, campo ou ao ar livre, a dama pode usar o tom liso e a florista um vestido floral.
O brilho é indicado somente para a noite e cuidados como bordados menores e leves, utilizando laços, mini flores, pérolas e rendas delicadas.
Pajens (aqueles garotos lindos que acompanham as daminhas)
Os pajens seguem a linha do vestido de dama. Para casamentos diurnos, podem usar bermudas, suspensórios ou calças com camisas e gravatas borboletas.
O casamento temático ajuda a dar excelentes propostas para os meninos também, como o uso de bonés, chapéus e gravatas coloridas.
Madrinhas e padrinhos (as pessoas que testemunham o amor dos noivos, a história e a grande amizade entre eles)
As madrinhas e padrinhos exercem um papel muito importante em todo evento. São considerados pessoas muito importantes na vida do casal de noivos. E desde o princípio tudo foi pensado para estarem impecáveis no dia do evento e principalmente no altar.
Desde o convite de casamento às lembranças diferenciadas, também o traje que irão vestir constroem toda essa trajetória especial para o grande dia.
Para escolher as cores dos vestidos de madrinhas, o ideal é que a noiva ao escolher suas opções da paleta de cores, agenda uma reunião com as madrinhas para perguntar e ver o gosto delas também.
Já imaginou a maioria não gostar das cores e se sentirem mal? Nesta hora o carinho e o amor por todas fala mais alto. O casamento tem que ser impecável!
E qual o modelo vestir?
Tecidos leves e sem brilho para casamentos diurnos. Para os noturnos, tecidos leves e encorpados podendo abusar do brilho. Sugestão de tecidos: seda pura, musseline, organza, shantung, zibeline, rendas e crepes de seda. Para casamentos na praia ou no campo, pode ser usado tecidos como viscose, algodão e linho.
Foto por Renatto Nomura feita no Espaço Recanto Santa Rita | Divulgação Foto por Adriano Alves Fotografia feita no Espaço Recanto Santa Rita | Divulgação Foto por Adriano Alves Fotografia feita no Espaço Recanto Santa Rita | Divulgação Foto por Araken Rezende feita no Espaço Recanto Santa Rita | Divulgação
Podem ser modelos que valorizam a silhueta com decotes harmoniosos, assim como fendas e detalhes que dão elegância sem vulgarizar. Mantenha sempre o bom gosto acima de tudo.
O comprimento dos vestidos de madrinha seguem o dress code: curtos são mais elegantes com os joelhos cobertos. Os vestidos midis, considerados de meio termo, vão do comprimento abaixo do joelho até o tornozelo e o vestido longo costuma-se medir da barra, dois a quatro centímetros do chão.
A bolsa de mão, carteiras ou clutches devem combinar com os sapatos e estarem delicados e em harmonia com o traje.
A cor dos sapatos ou sandálias deve combinar com o vestido, ou muitas vezes com acessórios ou detalhes do traje. Cuidado pois os sapatos não são para chamar atenção, exceto quando algo muito fashion e estilo pessoal da madrinha.
Acessórios são peças fundamentais e devem ser elegantes. Use brincos grandes e com brilhos mais a noite. Pela manhã e tarde, brincos pequenos ou médios com colares delicados fazem uma opção.
Para valorizar o biotipo, a silhueta deve ser favorecida. Não existe coisa pior quando se usa algo que está desfavorecendo o contorno da mulher. Muito da elegância feminina vem primeiro da escolha perfeita para suas formas. E não se esqueça de estar com uma maquiagem perfeita para a noite e não que seja usada durante o dia.
Sempre à noite o uso de coberturas, delineadores e contornos marcantes são ideais. Isso significa que a maquiagem para casamento de dia precisa ser mais leve, cores nos tons pasteis e sem grandes camadas de base e nem muito brilho. O ideal é estar bem maquiada, mas parecendo muito natural.
E os padrinhos, como ficam nesta história?
Sempre falamos em tom de brincadeira, que os padrinhos são meros coadjuvantes. Mas é mesmo apenas uma brincadeira. Os padrinhos que sabem escolher suas roupas e entendem de elegância desenvolvem dois grandes papeis: o de valorizar ainda mais sua companheira, pois adorna o estilo escolhido pela mulher e também mostra sua personalidade marcante e de acordo com seu estilo. Chama muito a atenção quando se vê um homem impecável com seu traje e seus componentes de luxo. Além do capricho de um cabelo e barba bem-feita.
Aqui dicas muito importantes para os padrinhos e convidados:
- Em casamentos mais formais pode ser indicado o uso do fraque ou meio fraque;
- Podem usar ternos todos da mesma cor;
- Pode ser sugerido que todos usem ternos claros ou todos de ternos escuros, sem cor definida;
- O smoking só é indicado quando os noivos determinam que todos os padrinhos irão usar;
- Nunca usar meias curtas ou brancas e gravatas largas demais e coloridas;
- Os padrinhos devem cuidar de todos os detalhes do dress code e estarem impecáveis. No caso de dúvidas deve conversar com profissionais qualificados para ajudar na escolha.
A etiqueta de um casamento é muito importante. As pessoas envolvidas fazem todo o papel da beleza que os noivos querem para seu evento.
Se você foi convidada para ser madrinha e padrinho de um casamento, não se esqueça de prestigiar à altura de seus amigos ou familiares. O registro é para toda a vida.
Espero que tenham aproveitado este conteúdo e, se gostaram, compartilhem com amigos que vão casar ou para pessoas que gostam e apreciam muito o assunto.
Um abraço e até a próxima!
Ainda não há comentários para esta publicação