O impacto da Inteligência Emocional no seu desempenho

Ana Kekligian

O que você talvez não sabia

Você costuma observar as suas emoções?

Sabia que a Inteligência Emocional é uma das principais competências do profissional de hoje?

Se você me acompanha, sei que está sempre em busca de autoconhecimento e por isso, hoje, quero conversar sobre um assunto que amo e no qual sou especialista. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (IE).

Este termo, tão em voga nos tempos de crise que vivemos, acabou ganhando popularidade. E, embora eu seja completamente a favor desta ciência alcançar tantas pessoas, sinto que, por vezes, o termo cai em um lugar muito simplório e acaba perdendo o seu real significado.

A IE é fundamental para que você consiga agir com produtividade no seu dia a dia, impactando diretamente na qualidade do seu desempenho e performance. Este termo está relacionado a como lidamos com as emoções. O nosso mundo interior é complexo e a falta de um olhar para isso, pode acabar gerando limitações em sua carreira.

Para começar, quero te explicar que, todos os seus comportamentos são baseados em emoções. Dá felicidade a raiva, não existe sequer um comportamento humano que não tenha como origem uma emoção.

Compreender as suas emoções é fundamental, mas, mais do que isso, é necessário que você consiga enxergar o que está por detrás destes sentimentos. E é aí que a IE te ajuda, ela é uma ciência comprovada e por isso te auxilia a entender, com profundidade, quais são as origens dos seus comportamentos.

Veja bem, uma pessoa com IE tem comportamentos e habilidades como:

  • Flexibilidade;
  • Mantém o otimismo, mesmo diante de desafios;
  • Automotivação;
  • Gerencia suas próprias emoções;
  • Aceita feedbacks e direcionamentos;
  • Ganha autonomia;
  • Desenvolve relações interpessoais;
  • É coerente e assertiva em suas escolhas;
  • Entre outros.

Para que estas skills sejam bem trabalhadas e ganhem força, é necessário entender quais são as origens dos seus comportamentos.

Entender as suas emoções pode ser algo complexo se não lhe foi oferecido abertura durante a infância e juventude. Mas, é possível desenvolvê-la em qualquer idade, você é capaz de descobrir quais são os seus gatilhos, traumas e criar mecanismos para conduzir as emoções a seu favor.

Não se trata de sentir somente emoções positivas, isto não é real. A IE trabalha como um dosador, onde você aprende a reconhecer e a lidar da melhor forma com o que está sentindo, seja positivo ou negativo.

Por exemplo, se durante um feedback você se sente humilhada, injustiçada ou com raiva, esses sentimentos têm alguma origem, e com a ajuda da IE você é capaz de descobrir de onde vêm estas emoções e consegue gerenciá-las.

Um dos casos que sempre me recordo quando falo sobre a diferença que a IE traz a vida de uma pessoa, é o de um coachee, na casa dos 50 anos, que me procurou se queixando de que estava cansado de perder oportunidades. Ele percebia que sempre era elogiado, porém não era promovido e estava sempre no mesmo cargo de assistente.

A frustração, em casos como este, pode se tornar paralisadora. E sem uma IE bem trabalhada a performance tende a cair. Para que isto não acontecesse e ele conseguisse virar esse jogo e alcançar a tão sonhada promoção, elaboramos um programa personalizado unindo as metodologias: Coaching, Inteligência Emocional, Produtividade e aplicamos um teste científico comportamental, chamamos esse processo de Programa Power de Autoconhecimento 4.0.

Durante o desenvolvimento do caso acima, descobrimos uma experiência de infância muito dramática. Ele se lembrou que, aos 5 anos de idade, experenciou um momento em que não podia falar.

A partir deste momento, conseguimos descobrir a ORIGEM da dor e o desencadeador de uma série de comportamento limitantes que ele carregava na vida adulta: dificuldade em manter relacionamentos interpessoais pelo excesso de timidez e medo muito grande de falar em público.

Com isto, foi possível aplicar a técnica da Reprogramação, e trabalhar com o coachee seu consciente e o inconsciente, ajustando registros neurais que possibilitaram a mudança de comportamentos e pensamentos limitantes.

Quando chegamos na origem da dor, é possível dar todo o apoio, suporte e ferramentas para que uma pessoa possa trabalhar no dia a dia e viver uma vida de outra forma.

Cada um de nós tem seu próprio tempo de mudança, e é necessário respeitar estas individualidades com pequenos passos em direção aos objetivos e com técnicas eficazes no processo de transformação.

No caso do meu coachee, após todo o processo, ele foi contratado por uma multinacional com cargo de liderança. E passou, de uma pessoa que não tinha amigos – devido à grande dificuldade de se expressar, para uma pessoa amigável e líder.

E é isto que a IE traz para a vida. Ela age integralmente, te fazendo entender a importância de lidar com as emoções, aceitar a sua história e acreditar que tudo pode melhorar. Isso gera grandes resultados na performance profissional e individual de cada um.

Através de muito estudo, muita técnica, métodos e ferramentas, é possível valorizar – e muito – a performance. Se você consegue ter plena consciência de suas emoções, consegue entender como elas impactam as suas ações e relações.

Essa experiência de incursão (viagem interior), te ajuda a parar de se projetar tanto para fora e buscar as respostas, a satisfação e a felicidade dentro de si mesmo.

Por isto, te convido a experenciar tudo o que a ciência da IE pode valorizar em sua vida. Com constância e pequenas mudanças diárias, você obterá grandes conquistas no seu desempenho em sua carreira e na sua vida pessoal.

Comece hoje a ser sua melhor versão. Não deixe de procurar informações confiáveis sobre o assunto e trilhar uma carreira de sucesso.

Como costumo falar, 1% por dia, todo dia!

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS.

Além disso, Ana Kekligian é mãe, filha, irmã, tia, amiga, noiva e CEO de si mesma.

AUTOCONHECIMENTO PARA MULHERES

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta