Ritos de passagem

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Adriana Carvalho e Priscila Gengo

Ritos de passagem são celebrações que marcam momentos importantes na vida das pessoas. Nascimento, casamento, formaturas são exemplos de ritos de passagem que temos ao longo da vida.

Ao longo da trajetória educacional existem também alguns ritos importantes, a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a passagem do 5º para o 6º ano, a passagem do 9º ano para o 1º ano do Ensino Médio e a entrada do aluno em uma universidade. Essas conquistas devem ser celebradas pelos alunos e famílias pois caracterizam uma nova fase que se inicia e que deve ser acolhida.

O ensino fundamental é o segmento mais longo da educação, 9 anos daquilo que de fato é “fundamental” para as nossas crianças, no entanto na fase de transição do 5º para o 6º ano é importante termos um olhar atento pois biologicamente há uma transformação no corpo dos nossos meninos e meninas, que não gostam mais de ser chamados de crianças, embora ainda sejam, que os altera não apenas fisicamente, mas que também altera humor, funções cognitivas e emocionais.

Até o 5º ano do ensino fundamental a figura das professoras polivalentes (que ministram quase todas as disciplinas) é muito comum nas escolas. A partir do 6º ano começam a ter diversos professores especialistas, muitos componentes curriculares, conteúdos mais complexos e aprofundados, uma carga horária estendida e por este motivo, precisam ganhar mais autonomia, responsabilidade e organização.

O aluno terá que organizar-se, já que terá de lidar com horários definidos, trazer o material previsto para cada aula, realizar as lições de casa e atividades para entregá-los no prazo solicitado, que agora quase sempre deixa de ser para o dia seguinte e passa a ser de uma aula para outra. Neste momento de um novo desafio para o estudante, é muito importante o apoio da escola e da família, para que juntos possam ajudá-lo a se adaptar com mais facilidade, fazendo com que o seu rendimento escolar não seja prejudicado e sim potencializado.

Especialmente no começo do ano letivo de 2022, se faz necessário o auxílio dos pais na organização do tempo, inteirando-se da agenda do seu filho e mostrando a eles a importância de não deixar acumular lições e trabalhos.

Essa transição também deve ser acompanhada pelos profissionais da escola monitorando as ações de forma natural para que assim, a adaptação ao novo ciclo seja leve e menos conturbada.

Nós aqui do Colégio Anglo Morumbi, acreditamos que é muito importante, que neste momento o aluno perceba a parceria entre a família e a escola.

Para isso é necessário que haja uma excelente comunicação, acolhimento e acompanhamento constante da forma como o aluno está se adaptando a sua nova rotina, pois em conjunto buscaremos o melhor caminho para que o aluno se desenvolva plenamente e celebre todas as conquistas.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Adriana Carvalho
Priscila Gengo

Adriana Carvalho (@adrianaaa82) é orientadora EFAF e Priscila Gengo (@pgengo), Diretora Pedagógica no Colégio Anglo Morumbi.

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta