Considerações para quando planejar revestimentos em seu casa

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Quantas vezes olhamos para o nosso guarda-roupa e achamos que estamos precisando de alguma peça? Assim acontece também em nossa casa. Não com a mesma intensidade, mesmo porque não podemos quebrá-la todos os dias. Precisamos fazer um planejamento para fazermos.

Cores de Revestimento

Revestimento vem da palavra revestir, cobrir, vestir, seja ele piso ou parede, em que um dado momento trocamos por necessidade ou simplesmente para dar uma cara nova a algum espaço, como também podemos utilizar outros elementos decoração que falarei mais à frente.

Atualmente existem inúmeras opções de revestimentos para decorar um ambiente. Pode estar em uma parede, em um piso, em um teto (o que ainda não é usual no Brasil) ou em algum outro detalhe que esteja no projeto.

Porcelanato Calacata 

Com o avanço da tecnologia podemos contar com vários tipos de tamanhos, volumetrias, espessuras, estampas diversas e cores além de diversas padronagens e que copiam perfeitamente materiais vindos da natureza que chegam a confundir uma pessoa que não conheça, após serem aplicados em um ambiente.

Além de porcelanatos, que a maioria das pessoas conhece, temos outros materiais sintéticos para revestirmos ambientes como é o caso do Corean, Dekton, Silestone, Neolith e Nanoglass, que tem um custo mais elevado que os outros revestimentos por conta de que todos possuem características específicas de cores, texturas, flexibilidade e resistência.

Detalhes em ambiantes

No caso dos porcelanatos que são mais utilizados hoje em dia, seu tamanho pode variar desde a uma peça pequena de 10×10 cm até acima de 1.20×2.70 metros, sendo estes tamanhos maiores muito usados para revestir grandes espaços de paredes, pisos, bancadas ou até mesmo lareiras. Nestes casos exige-se uma mão de obra mais especializada.

Padronagens diversas se adequam tanto a um projeto com conceito industrial como amadeirados, dos cimentícios aos clássicos como os marmorizados com variações de tonalidade que imitam pedras naturais.

Exemplo de volumetria no Revestimento

Além de beleza, oferecem também menor absorção de água e suportam altas temperaturas mais do que as pedras naturais por causa de seu próprio processo de fabricação.

 Na maioria dos casos, o custo-benefício poderá ser inferior aos revestimentos naturais, porque muitas vezes queremos colocar apenas um detalhe para dar um “up” na decoração, mais isso irá depender muito de marca, modelo, tamanho e projeto.

Tive um jovem cliente tinha o sonho de ter um bar em seu apartamento para receber os amigos para confraternizar e expor copos e objetos dos países que visitou. Pensando nisso, utilizei um revestimento imitando tijolo aparente com um detalhe acima da bancada, dando um ar industrial e jovem ao projeto. Veja como ficou na imagem abaixo:

Até a próxima!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta