Como mães que se separaram podem lidar com seus filhos quando um novo relacionamento aparece?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Quando saber a hora de apresentar o novo namorado aos filhos? Como introduzir essa nova pessoa no âmbito familiar?

O momento ideal seria quando o novo casal se sente confortável, quando o relacionamento já é maduro o suficiente para que seja assumido para todos e quando os filhos estejam familiarizados com a ideia. Entretanto esse “momento ideal” pode nunca chegar por inúmeras razões como a esperança de que os pais voltem a ficar juntos, receios quanto a seu espaço após essa mudança ou simples ciúmes da mãe, e certas questões não podem ser adiadas. A melhor forma de fazer essa apresentação é conversando de forma franca sobre sua necessidade de seguir a vida e desvincular qualquer mudança da qualidade da relação com os filhos. É importante também deixar claro que a decisão não depende deles. A apresentação deve então ser feita sem criar ansiedade sobre o fato e de preferência em um lugar e momento que passem uma ideia positiva, como durante um passeio.

Como a mãe deve reagir nos casos em que os filhos não se dão bem com seu novo namorado? Dicas para conciliar a situação.

Existem muitas razões que podem fazer com que os filhos não aceitem ou não se deem bem com o novo namorado. O ideal é compreender o que eles estão sentindo para depois desenhar uma estratégia para lidar com a situação. É comum que os filhos se coloquem em uma posição de vítimas, daqueles que têm a perder com a mudança, mas é importante ser firme e deixar claro que todos precisam buscar a felicidade e que o mundo não pode ser moldado para a felicidade somente deles. Outra dica é fazê-los entenderem a distinção entre amor de mãe do amor que se sente pelo namorado, deixando claro que um jamais diminuirá o outro.

Imagem de Freepik

Em alguns casos, a criança pode ficar enciumada e querer chamar mais a atenção, então, como a mãe pode descobrir os sinais de desconforto da criança com a situação e como lidar com isso?

O primeiro sinal é alguma mudança de comportamento. A criança começa a ter atitudes e fazer coisas que não fazia anteriormente. As técnicas para chamar a atenção podem ir das mais inocentes como passar a pedir mais colo, as manipuladoras como fingir que está passando mal ou que precisa de alguma coisa sempre que a atenção é voltada ao namorado, até as destrutivas, onde podem se colocar em situações de risco para conseguir mais atenção. Independente da técnica utilizada é muito provável que ela se repita caso consiga a atenção desejada. Dar atenção a todos de forma equilibrada é necessário, portanto, a mãe não deve se sentir culpada quando a quantidade de atenção dada aos filhos não é a que eles desejam.

Imagem de Freepik

Quer enviar suas perguntas e dúvidas para a Psicóloga Cynthia?

Envie-as para o e-mail: [email protected]

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta