Profissionais têm cada vez mais seu valor e força determinados por sua Marca Pessoal

Marketing & Mercado

Oferecimento

Há alguns anos um profissional que deixava uma instituição robusta sentia que perdia sua identidade, pois a marca empresarial lhe dava prestígio e reputação. Hoje, ele percebe que sua voz tem relevância, e até potencializa a marca da empresa

Susana Arbex e Giuliana Tranquilini, autoras do livro “Sua Marca Pessoal - Identidade e Expressão”
Foto por JP Mubarah - @jpmubarah

Os avanços tecnológicos das últimas décadas colocaram os indivíduos no centro do palco. Com instrumentos para amplificarem sua voz, as pessoas puderam se tornar mais protagonistas, fortalecendo sua imagem. Essa mudança chacoalhou o mercado, impelindo os profissionais a buscarem e propagarem seus diferenciais. Neste contexto, explicam as especialistas em Personal Branding e fundadoras da BetaFly, consultoria em gestão de Marca Pessoal, Susana Arbex e Giuliana Tranquilini, em seu livro “Sua Marca Pessoal”, surgiu o conceito de Marca Pessoal, que passou a dividir espaço em importância com as marcas corporativas.

Com vasta experiência em Marketing e Branding adquirida em grandes empresas como Natura, Havaianas, Pepsico e Boticário, Susana e Giuliana ressaltam a assimetria enorme de poder que existia há pouco tempo entre Marcas Pessoais e marcas empresariais. “Quando uma pessoa saía de uma empresa, deixava para trás seu ‘sobrenome’ empresarial. Isso causava um sentimento de perda de identidade, porque este ‘sobrenome’ era um símbolo de prestígio e reputação. Ao perdê-lo, o profissional tinha a impressão de que perdia ele mesmo essas qualidades”, relatam.

Com o advento da internet, dos smartphones e das redes sociais, afirmam as fundadoras da BetaFly, essa realidade mudou. De acordo com elas, um profissional que deixa uma instituição robusta, apesar de ainda sentir o impacto da saída, percebe cada vez mais que tem uma voz e que ela pode ter eco em outros grupos de pessoas que se identificam com a sua mensagem. “Ele entende que existe valor e força em sua autenticidade e sua Marca Pessoal; indício da era do protagonismo em que estamos hoje”, afirmam.

Susana e Giuliana ressaltam que nem é preciso que o profissional saia da empresa para detectar o poder de sua Marca Pessoal. Segundo elas, o protagonismo adquirido pelos indivíduos em razão das novas tecnologias também pode ser exercido dentro das fronteiras da corporação onde atuam. Nesse sentido, a voz destes profissionais amplificada pelo fortalecimento de sua Marca Pessoal é de grande valia para as próprias empresas, servindo como instrumento de amplificação da voz e da marca corporativa.

A Marca Pessoal se forma de maneira semelhante à marca empresarial: via sucessão de experiências que as pessoas têm com a marca, ao longo do tempo, de forma consistente, que consolidam seu valor, sendo este caracterizado pelas qualidades associadas a marca. “A Marca Pessoal é, portanto, o resultado da maneira como o profissional se apresenta ao mundo e como é percebido pelos outros quando se coloca em ação”, explicam as especialistas em Personal Branding. Sendo a ação, segundo elas, a resultante de tudo que compõe quem somos: identidade, valores, habilidades e experiências.

Susana Arbex e Giuliana Tranquilini, autoras do livro “Sua Marca Pessoal - Identidade e Expressão”
Foto por JP Mubarah - @jpmubarah

Essas informações que são colocadas em ação pelo indivíduo podem ser transmitidas voluntária ou involuntariamente, mas é bem melhor para o profissional que deseja se destacar, segundo as especialistas em Personal Branding, que a Marca Pessoal seja forjada intencionalmente. “Quando temos esses elementos mentalmente organizados numa estratégia definida, eles podem se tornar atributos de marca que fortalecem nossa Marca Pessoal de forma positiva. Isso nos coloca no caminho de sermos percebidos por aquilo que somos da forma que desejamos”, enfatizam.

Como a memória humana tem um espaço limitado para armazenamento de informações, o profissional que almeja manter os melhores atributos de sua Marca Pessoal vivos na mente das pessoas deve encontrar uma forma de influenciar a memória do consumidor. O modo mais eficaz de fazer isso, segundo Susana e Giuliana, é atingindo-os através de suas emoções. “Quanto mais um conteúdo ativa as emoções, mais ele tende a ser gravado na mente. É exatamente assim que uma marca se fixa na mente das pessoas: por meio das percepções geradas por cada experiência”, dizem.

Assim, destacam as fundadoras da BetaFly, para que o profissional seja considerado relevante, ele deve investir em suas entregas, serviços, produtos e experiências, em tudo aquilo, em suma, que faz com que os consumidores se conectem emocionalmente com ele, e, consequentemente, o guardem na lembrança. Conforme Susana e Giuliana, o investimento na qualidade do que apresenta somando a como faz as pessoas sentirem resultará nos atributos que serão outorgados a ele. Dessa maneira, forma-se a memória residual sobre a Marca Pessoal, que, basicamente, definirá este profissional na mente das pessoas, facilitando suas decisões com relação ao que ele oferece.

Nesse sentido, de acordo com as especialistas em Personal Branding, trabalhar os atributos da Marca Pessoal é facilitar a vida da outra pessoa para que ela guarde na memória tudo o que o profissional pode agregar na vida dela. “É quase como se o profissional colocasse na boca dos outros os principais aspectos pelos quais gostaria que fosse lembrado, para que, quando os consumidores estiverem diante de uma escolha, o seu nome soe familiar, confortável e seguro”, explicam.

Gerar conexão e confiança é fundamental para que a Marca Pessoal se consolide, enfatizam Susana e Giuliana. Conforme as fundadoras da BetaFly, é neste ponto que marcas empresariais e Marcas Pessoais se diferenciam, já que a forma de fazer a gestão de Marcas Pessoais é um pouco específica, pois se trata de seres humanos. “As relações que estabelecemos de pessoa para pessoa têm um significado mais sutil e profundo”, dizem.

Segundo as especialistas em Personal Branding, para gerar no consumidor a confiança a respeito de sua Marca Pessoal, o profissional necessita zelar pela consistência e pela autenticidade em suas interações, assim como por suas habilidades, competências e entregas. “Quando você atua de forma coerente e autêntica, seus atributos de marca são transmitidos com mais confiança e verdade, e isso vai gerar mais resultados positivos”, concluem.

Sua Marca Pessoal

Subtítulo: Revele sua autenticidade: fortaleça seu posicionamento profissional com uma comunicação autêntica e memorável usando o Método FLYⓇ

Editora: Literare

Prefácio: Luiz Seabra, fundador da Natura

Lançamento: 29 de junho de 2023

Gênero: Negócios e Carreira

Páginas: 216

Tamanho: 15,8cm x 23 cm

Peso: 150g

ISBN: 978-65-5922-617-7

Susana Arbex e Giuliana Tranquilini, autoras do livro “Sua Marca Pessoal - Identidade e Expressão”
Foto por JP Mubarah - @jpmubarah

Giuliana e Susana são especialistas em Personal Branding com tripla certificação pela Reach Cc USA e co-fundadoras da Betafly Brandmakers, com escritórios em São Paulo e Palo Alto.

Giuliana Tranquilini

Com 25 anos de carreira, atuou como executiva de Marketing, Comunicação e Branding em empresas como Natura, Havaianas, Shopping Iguatemi, Spencer Stuart, e agências como Wunderman e Almap BBDO – Gael. É palestrante no Brasil e Estados Unidos, É co-autora do best-seller “Uma sobe e Puxa outra” e atua também como professora de MBA e mentora de estudantes e residentes de medicina.

Graduada pela ESPM, certificação em coaching pela SBC e certificação em Personal Branding nos USA. Desde que se mudou para Palo Alto, amplia seu conhecimento em formações como Storytelling for Influence na IDEOU, Design Thinking e Design Your Life na Stanford University e Digital Marketing Strategies – Data, AI, Analytics na Northwestern Kellogg Executive Education.

Susana Arbex

Com 28 anos de carreira executiva em Marketing, Branding e Planejamento Estratégico atuou na Natura, Santander e T4F. Como consultora liderou projetos de Branding para Klabin, Brastemp, Raízen, Cacau Show, BTG Investimentos, BRF, Pepsico, dentre diversas outras marcas relevantes. Atua como Consultora, Palestrante, Conselheira e Professora.

Tem especialização em Marketing e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, Pós-MBA na Kellogg School of Management, e programas de liderança e presença executiva pela Wharton, Cornell e Insead. 

Colaboração da pauta:

Jimenes Comunicação

Patrícia Jimenes | [email protected]

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta