Vanessa Goulartt abraça a maturidade com graça e um talento encantador

Em ensaio para a Dolce Morumbi®, a atriz, jornalista, escritora e multimídia diz que tem descoberto o que realmente vale a pena!

Foto por Renata Dall’Osto | Butiá Fotografia @butia_fotografia

Por Paulo Maia

Sua beleza transborda em seu sorriso aberto, sincero e acolhedor. Sua simpatia e desprendimento é mesmo de alguém que gosta de pessoas. Sua comunicação é direta, simples e fácil. Conhecer e conversar com Vanessa Goulartt é se encantar com ela e perceber que está diante de uma pessoa que parece saber o que quer e que não hesita em dar o primeiro passo para experimentar uma nova jornada, um novo desafio.

Sim, caro leitor e leitora, pode me condenar por uma certa inclinação de fã, mas amei conversar com ela, ter o contato com sua personalidade, saber mais sobre sua história e quais seus planos para nos mostrar seu talento com seu sorriso que ilumina onde se encontra.

Um talento nato para comunicação, sem dúvida. Atriz de teatro, televisão e cinema, é formada em Jornalismo, comanda um programa de rádio e, escritora!

Filha de Bárbara Bruno e Kiko de Micheli, neta de Nicette Bruno e Paulo Goulart, família de artistas e comunicadores talentosos, que estarão para sempre na história do teatro e da televisão brasileira, foi premiada pela APETESP como atriz revelação já aos 9 anos de idade com a peça “A cegonha boa de bico”. Mas mesmo antes, revelou que aos 3 anos de idade ajudava o pai, publicitário, a bolar campanhas publicitárias, brincando de fazer “comercial”, inventando chamadas e fazendo entrevistas com todos que estivessem por perto. Ajudou o pai em um programa que produziu sobre cavalos até a pré-adolescência.

Mas, ainda que respirasse arte e comunicação em casa, sempre foi encorajada pela família a buscar outra profissão que não fosse a de atriz. Muito porque sabiam que a trajetória nesta carreira, especialmente no Brasil, é difícil, instável e cheia de percalços.

Porém, sua natureza e temperamento para a comunicação fora maior e acabou por se mostrar mais forte.

Fotos por Renata Dall’Osto | Butiá Fotografia @butia_fotografia

E foi no colégio, quase que por acaso, fora assistida por Marilu Alvarez, autora de teatro infantil, em uma peça na qual Vanessa atuava em uma apresentação de fim de ano. Alvarez, que tinha os filhos no mesmo colégio, preparava uma peça e estava escolhendo o elenco. Assistindo ao espetáculo, ficou encantada com aquela menina e a convidou para fazer parte da peça. Vanessa ficou eufórica e foi pedir à mãe para participar. Marilu só soube depois quem eram os pais e os avós da menina quando Vanessa foi acompanhada pela mãe na primeira reunião do grupo!

Dali para frente fez carreira no teatro, televisão e cinema, neste, aliás, fez o papel marcante de Ana Paula no gigantesco “Dois Córregos”, de Carlos Reichenbach, de 1999. Mais recentemente fez a peça “Até que a morte nos enlace”, que teve a direção de Jacques Lagôa, na qual faz uma personagem que invoca a consciência dos demais personagens em seus diálogos, e que de quebra, provoca também a do público que a assiste.

E tem mais! Dia 10 de maio, estreia no Teatro Santa Cruz, Desinfluencers, a Comédia das Celebridades, na qual será dirigida pela mãe, Bárbara, como uma celebração pelo Dia das Mães! Uma peça que esperam que possa ser uma boa oportunidade para o público refletir sobre a ligação de mãe e, no caso, filha, que em sua maioria, é cheia de cumplicidade e de vínculos emocionais.

Elas estarão juntos também em uma futura produção, chamada “Ciranda”, uma montagem na qual as duas atrizes estarão em cena!

Bárbara Bruno e Vanessa Goulartt | Foto por Wanzza Vieira

E, para nosso deleite, Vanessa navega também em outras áreas para além das cênicas.

Em junho do ano passado, lançou o livro “Frases Curtas Para Dias Longos” (Editora Leader, 2023) (leia matéria publicada aqui, na Dolce), no qual nos apresenta um território de sensibilidade sobre nossa natureza humana.

Frases que produzem um encontro com nós mesmos e nos convida a textos mais reflexivos sobre nossa natureza, sonhos, anseios e toda a parafernália que sempre invade nossos ser de angústias e incertezas (em dias que parecem mesmo não terminar!). Pensamentos que nos fazem olhar para além e perceber que uma leveza diante do cotidiano maçante é fundamental para saborearmos o doce que há, sem dúvida, na vida e no que fazemos e, como cita a escritora Fabíola Simões, no prefácio: “…é sobre nos acolher com amorosidade e compaixão, abraçando nossas vulnerabilidades e aceitando os limites de nosso coração e do coração do outro”.

O livro nasceu da compilação de frases escritas ao longo do tempo por Vanessa, mas que ganhou mais força durante a pandemia, na qual ela criou uma séria de vídeos intitulados “Caleidoscópios Cotidiano”, que podem ser vistos no seu canal no YouTube, e que a levaram à ideia de reunir em um livro.

Por exemplo, uma frase como “Antes feito do que perfeito”, nos remete à vertigem diária da pressa que temos para fazermos tudo ao mesmo tempo, mas que justamente, às vezes, nos leva a procrastinar coisas importantes. “A importância do fazer”, um subtítulo com o qual ela abre a reflexão nos indica que o tempo, os obstáculos e a expectativa dos resultados serão sempre variáveis, e que temos que lidar com eles para a realização daquilo que queremos fazer.

Convido a “frequentar” o livro. Isso mesmo! Uma espécie de bússola que lhe ajuda a se orientar quando, ao abrir em qualquer página, você enfrenta uma frase que o desafia.

Fotos por Renata Dall’Osto | Butiá Fotografia @butia_fotografia

E já que citei uma bússola, a da Vanessa é a sensibilidade que a leva para lá e para cá. Sua verve comunicativa não para!

Ela também comanda o programa “Dezpadronizada” que faz todo sábado às 18h, na Rádio Mundial, e que depois fica disponível também em seu canal no YouTube. Nele, Vanessa canta, recita, divaga, reflete e recebe convidados deixando-os à vontade com entrevistas francas, sem entraves e sem preconceitos.

Minha entrevista vai chegando ao fim, por conta do tempo, e me sinto compelido a finalizar, mesmo ainda disposto a ouvir suas experiências, histórias e pensamentos por muito mais tempo.

Ela respira fundo e comenta que se encontra em um momento bastante especial de sua vida e de sua carreira, sabendo que tem descoberto muita coisa pelo que vale a pena viver, como quem tem feito da maturidade uma aliada, sabendo tirar dela uma sabedoria gratificante.

Verei se consigo trazer Vanessa mais vezes para nós aqui na Dolce, caro leitor e leitora. E fecho com uma de suas frases do livro citado: “Aprender a esperar é uma arte. Cuidar do tempo, de maturação, de gestação. Em vez de desespero: diz espero”. E acrescenta: “Lidar com a espera de forma inteligente e produtiva é um desafio”.

Senhoras e Senhores, com vocês, Vanessa Goullartt!

Foto por Renata Dall’Osto | Butiá Fotografia @butia_fotografia

Acompanhe Vanessa Goulartt:

Fotos do ensaio fotográfico por Butiá Fotografia

Foto por Renata Dall'Osto (@butia_fotografia)

Paulo Maia é editor do Portal Dolce Morumbi®

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Comentários

  1. Obrigada! Amei a matéria!!


Deixe uma resposta