Bonitas, acreditem, olhem com carinho para baixo porque os seus passos merecem os melhores cuidados!
Há aproximadamente 4 milhões de anos atrás o Australopithecus Afarensis, um velho ancestral do ser humano, vagou pela África caminhando, e não mais se pendurando de galho em galho.
A descrição a seguir vem acompanhada da trilha sonora do início do filme 2001, uma odisseia no espaço, senão não tem graça! Estão escutando? “Tãn…tãn…tãnrãn…” Tambores rufando.
Então vamos lá:
O nosso primo ainda peludo e reticente em fincar os pés na terra, desceu vagarosamente da zona de conforto que a árvore proporcionava, colocou as pontas dos longos dedos dos pés no solo, sentiu uma certa firmeza, avançou com a planta do membro inferior na terra quente, até perceber, temeroso e faltando equilíbrio, que o corpo estava apoiado somente pelos pés, sem o auxílio das mãos. Fixou o olhar na vastidão do planeta pré-histórico e viu-se bípede pela primeira vez.
Sinto informar que deste dia em diante iniciaram-se os nossos problemas de coluna…sic!
As dores na parte de baixo da coluna são resultantes da evolução da humanidade. A macacada semi-humana estava doida para enxergar os predadores sob um ângulo de visão mais privilegiado, ficou ereta rápido demais e a coluna foi para o brejo…Ônus e bônus do progresso, fazer o quê?
Pobres pés, dois pequenos pedaços de um corpo inteiro constituído por ossos pesados, músculos, órgãos, líquidos e sólidos que têm a miserável missão de sustentar herculeamente o corpanzil que o coloca em último lugar na fila. Sim, porque vocês já notaram que a nossa base está no finzinho do corpo, escondida por sapatos, embrulhada em meias, desprovida de luxo ou destaque?
Pois esse artigo tem o propósito de prestigiar aquele que aguenta a nossa carga fatigante diariamente!
Quais são as vantagens dos pés?
1) Vocês não pararam para pensar sobre isso, mas, olha só: caminhar, correr, pular e pegar objetos com as mãos. Isso ocorre, pois ao se equilibrar sobre os dois membros, o ser humano consegue utilizar ferramentas;
Pé 1 X Resto do Corpo 0
Os pés atuam como suporte e apoio para todos os movimentos;
Pé 2 X Resto do Corpo 0
2) Anunciam doenças: pés inchados também podem ser sintomas de diversas doenças, como insuficiência cardíaca, problemas renais, diabetes, artrite, entre outras;
Pé 3 X Resto do Corpo 0
3) Pontos reflexos do corpo: temos pontos reflexos (concentração de terminações nervosas) que correspondem às várias partes do corpo, glândulas e órgãos internos. Esses pontos estão localizados nos pés: planta (ou sola), dorso (parte superior), laterais internas e externas dos pés;
Pé 4 X Resto do Corpo 0
4) A dupla lá de baixo é o que nos faz ir e vir: uma pessoa comum pode chegar a caminhar até 10 mil passos todos os dias, mas se algo acontecer com eles, como uma lesão, adeus uber do corpo! Nós simplesmente deixamos de caminhar e ponto;
Pé 5 X Resto do Corpo 0
5) Queima de energia: o movimento do corpo humano, desde a prática de exercícios físicos regulares, até simples atitudes no dia a dia, pode salvar a qualidade de vida. Movimentar-se ajuda a aprimorar todo corpo, desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais.
Esse vale 3 pontos.
Pé 8 X Resto do Corpo 0
6) Cosmos: qual parte do corpo encostou em solo alienígena? A mão, cotovelo, joelho, o badalado cérebro? Não, foi o diminuto pé!
Viagem interplanetária ganha 10 pontos, concordam?
Pé 18 X Resto do Corpo 0
Que lavada, hein bípedes bonitas?
Finalizado o “tecnês” do nosso respeitável pé, vamos para o restante:
1) Cuidados: depois do banho, enxugue bem entre os dedos porque a umidade facilita a proliferação de fungos;
2) Hidratação: conforme envelhecemos, a pele vai ficando mais seca e fina. Pequenas rachaduras servem como porta de entrada para bactérias. Use uma loção apropriada para a região e aproveite para massagear a área, mas não deixe creme acumulado entre os dedos;
3) Sapatos inadequados: mulheres, esse é o momento da sabedoria suprema e descartar todos aqueles calçados que torturam seus pés! Vamos à lista: saltos altos, bicos finos, sandálias rasteiras que não garantem proteção e, ainda por cima, jogam o peso do corpo todo nos tornozelos e calcanhares. Péssima notícia para a nossa vaidade pedestre, concordo, mas pensem nos nossos fiéis escudeiros!
4) Descanso e prevenção: eleve os pés pelo menos uma vez ao dia, para relaxar. Utilize bolas e rolinhos ortopédicos para massageá-los e aprenda exercícios de alongamento. Por último, mas não menos importante: controlar o peso vai ajudar nossos amigos lá do térreo…
A lista é imensa, os pezinhos são pequenos e ocupam um lugar de CEO no corpo humano, empregando profissionais que têm como trabalho o foco nos nossos pilares, como ortopedistas, podólogos, terapeutas que aplicam reflexologia (humm…adoro!), pedicures etc.
Perdi a conta, quantos pontos eles têm agora?
Esquentando a página, há os adoradores dessa parte do corpo que gostam de massagear, acariciar, morder, beijar e até mesmo cheirar. Além disso, outra forma que lhes dá prazer é apenas olhando ou sendo tocados com os pés. Chama-se podolatria e é um fetiche bem comum.
Por fim, o que seria do destino da Cinderela se o sapatinho de cristal não coubesse no formoso pezinho da pobre heroína? Pés são temas de contos de fadas e livros de autores renomados, como a Pata da Gazela de José de Alencar.
São eles que nos conduzem nessa jornada, cada qual contando a sua estória, seja uma aventura, um descanso, uma dança, mas sempre lutando silenciosamente contra a gravidade.
Bonitas, acreditem, olhem com carinho para baixo porque os seus passos merecem os melhores cuidados!
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!