Bem-vindo novembro, o penúltimo do ano

Dolce Sabor

Chef Bruna Nascimento

Chegamos em novembro e o "desespero" pelo final do ano está batendo à porta

Imagem por Julia Mikhaylova em Canva Fotos

Nessa reta final de ano as pessoas buscam uma alimentação melhor, lotam as academias para cumprir com as promessas do ano anterior.

Acredito que nunca é tarde para se alimentar melhor sem a pressão de uma grande evolução até dezembro, mas o primeiro passo é o primordial e sem dúvidas o mais difícil.

Uma frase clichê para auxiliar as pessoas é que o básico funciona e muito bem.

Ligando a nutrição com a gastronomia, para quem não gosta de verduras e legumes o segredo está no tempero e no modo de preparo, quanto mais temperos, e modo de preparos diferenciados melhor ficará.

Aposte em legumes no vapor invés de cozidos, o cozimento em água tira o sabor, refogados com pouco azeite vão trazer mais sabor e um visual mais bonitos para os vegetais e aposte também na Air Fryer. Sua cocção é por ar quente, fazendo que os alimentos fiquem crocantes e dourados como se fosse uma fritura por imersão. O segredo dessa preparação é utilizar um pouco de azeite nos legumes e não temperar com sal antes de ir para a Air Fryer para evitar que murchem; tempere com o sal só no final na hora de servir.

Publicidade Dolce Morumbi

Imagem por DAPA Images em Canva Fotos

Invista em bons temperos naturais como páprica doce e defumada, Lemon Pepper, zaatar, cominho, gengibre em pó, pimentas em geral e combinações como o tempero conhecido como Edu Guedes que é uma mistura de cebola, alho poró, salsão e cenoura, trazendo um ótimo aromático para vegetais e aves. E o tempero Ana Maria, que é uma mistura de açafrão, alho granulado, cebola, salsinha e lemon pepper, perfeito para raízes como batatas em geral, aipim, mandioquinha, cenoura e etc.

Fora os legumes e verduras, o essencial é uma boa proteína como aves, peixes, bovino e suíno, sem exageros como embutidos, salsichas, nuggets e etc. Além de ingredientes que nem conhecemos, é repleto de glutamato, o que não faz nada bem para a saúde.

E, claro que o arroz e feijão não pode faltar. Seja lá qual você gostar mais, explore esse universo dos grãos provando feijão branco, preto, grão de bico, ervilha seca e lentilha.

Espero ter dado uma ajuda a vocês que estão mudando a alimentação. O primeiro passo é o principal.

Excelente domingo a todos!

Imagem por Maria Marmar em Canva Fotos

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta