Skip to content

Entre o espaço e o estilo de vida, um novo valor emerge no mercado

Design Dolce sob imagem por Inzyx em Canva

O verdadeiro luxo, se mede pelo tempo e pela liberdade de aproveitá-lo plenamente

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por Giovanna Romano

O conceito de luxo sempre esteve associado à exclusividade, qualidade e distinção, mas, ao longo do tempo, sua interpretação evoluiu significativamente, mais do que a mera posse de bens, luxo se traduz em experiências autênticas e personalizadas, que agregam valor real à vida das pessoas. No mercado imobiliário, essa mudança reflete uma nova forma de viver, onde conforto, bem-estar e vivências únicas são prioridade.

A demanda por imóveis que combinam sofisticação e bem-estar é prova disso. Um estudo da Brain Inteligência Estratégica revela que o volume de unidades lançadas nas categorias luxo (acima de R$1,5 milhão) e superluxo (acima de R$3 milhões) cresceu 10% no Brasil em 2024, na comparação com o ano anterior. 

As chamadas branded residences também entram nesse movimento, já que registraram um aumento de 230% na última década, como aponta a Savills. Assinados por marcas como Armani/Casa, esses projetos trazem um caráter exclusivo tanto aos designs como às propostas de rotinas de alto padrão.

Ainda vale destacar os números de outros setores complementares a esse novo mercado imobiliário nos ajudam a entender a dimensão do cenário atual. A Bain & Company aponta que o consumo ligado a experiências de luxo cresceu acima da média em 2024, com a hospitalidade respondendo por 80% do total.

Design Dolce sob imagem por Dirk Henning Braun em Canva

O verdadeiro luxo, se mede pelo tempo e pela liberdade de aproveitá-lo plenamente. Criar ambientes que simplificam a rotina, aliados a uma gama de serviços, significa reduzir burocracias do dia a dia e permitir que as pessoas foquem no que realmente importa: momentos de qualidade e bem-estar.

Diante dessas demandas, as incorporadoras passaram a se movimentar para oferecer aos moradores projetos inovadores, que rompem os padrões tradicionais do mercado. 

Neste cenário, o luxo transcende a ostentação — é sobre vivências que marcam e criam conexões autênticas. É ter um paisagismo tão significativo que se torna parte da memória afetiva da família. É colher e saborear uma fruta rara, cultivada exclusivamente no próprio lar. É a alquimia das ervas escolhidas intuitivamente para um escalda-pés, trazendo equilíbrio e bem-estar conforme a necessidade do momento. 

Luxo é o próprio empreendimento, envolto por elementos naturais, aromas que despertam sensações e sons que harmonizam o ambiente, influenciando o ritmo cardíaco ao chegar em casa. É a possibilidade de contemplar o nascer e o pôr do sol sem precisar sair, percebendo que cada detalhe do espaço foi pensado para proporcionar plenitude e conexão com o essencial.

Design Dolce sob imagem por Max Vakhtbovycn em Pexels

No Brasil, empreendimentos que combinam tendências têm ganhado espaço em diversas regiões do país. Estados como Paraná se tornaram polos de inovação do mercado imobiliário, que abraçam essa nova proposta de moradia que oferece um estilo de vida totalmente único e diferenciado.

O próprio PACE, da AG7, é um exemplo disso. Localizado no ‘Novo Ecoville’, bairro da capital paranaense que foi revitalizado nos últimos anos e atualmente é considerado um dos melhores lugares para morar em Curitiba, o projeto integra arquitetura autoral e vários serviços de hospitalidade, visando oferecer aos moradores uma rotina alinhada às demandas contemporâneas.

A existência de empreendimentos como esse reforça que a capacidade de proporcionar experiências únicas, bem-estar e conveniência é uma combinação de elementos que vem se tornando indispensável, atraindo os olhos de diversos investidores e moradores brasileiros e estrangeiros. Compreender a importância de redefinir o conceito de lar atualmente é o que pode ditar o sucesso de uma marca no futuro. Que o mercado possa olhar para isso e mergulhar ainda mais nessa transformação que já começou.

Giovanna Romano é gerente do projeto PACE e sócia da AG7, principal incorporadora de alto luxo e wellness building do país.

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Planos e metas alimentares

Uma alimentação vindo daquilo que é natural e diretamente da terra é a visão mais clara da nova pirâmide

Nada será como antes

A antevisão de um final, seja da vida terrena em si, ou de qualquer coisa a que nos apegamos, pode ser angustiante

Dia Internacional do Fetiche: Spicy Club comemora a data com edição especial da Circus RolePlay

Evento acontece no dia 16 de janeiro de 2026 e propõe uma experiência imersiva, sensorial e inclusiva para praticantes, curiosos e iniciantes do universo fetichista

Serra Negra, o charme do interior paulista que virou destino de bem-estar

As montanhas que cercam a cidade ajudam a manter o clima ameno durante todo o ano e proporcionam mirantes espetaculares

8 dicas para ensinar educação financeira para crianças e jovens

Pesquisa revela que 91% dos brasileiros não tiveram educação financeira na infância, mas gostariam de ter recebido esse aprendizado

Waldo Bravo expõe “Duchamp revisitado”

Uma oportunidade para as pessoas verem ou revisitarem seus conceitos de uma forma nova, criativa, irreverente e com humor

Rito de Jan

Só você sabe me tirar o chão com um toque e me ensinar o céu com um suspiro

A invasão e a prisão do presidente da Venezuela pelos EUA são legítimas ou ilegítimas?

Acontecimentos que expuseram uma zona cinzenta onde princípios tradicionais entram em choque sobre segurança, legitimidade política e combate a regimes autoritários

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções