Skip to content
Personal Chef, é graduada em Gastronomia pela Estácio de Sá e traz semanalmente suas delícias da culinária.

Cozinha sustentável

Design Dolce sob imagem por Candle Photo em Canva

O que podemos fazer para melhorar nossa relação com o desperdício de alimentos?

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Hoje no Brasil temos um desperdício de 20% do que colocamos no prato. Ou seja, servimos mais do que podemos comer, o que é um número significativo para um país que até pouco tempo atrás tinha muita dificuldade na alimentação nas classes mais baixas.

O que podemos fazer para melhorar nossa relação com o desperdício de alimentos? Ajustar nossa rotina, preparar os alimentos de maneira mais sustentável possível integralmente evitando assim que algo vá para o lixo.

Na sua casa, quando você cozinha você pensa em utilizar 100% só alimento? Por exemplo em não descascar cenoura, batata, beterraba, abobrinha, alimentos que você nem precisaria jogar uma parte dele (a casca) fora? Uma alimentação inteligente é aquela que nutre, satisfaz e utiliza os insumos integralmente, fazendo assim que evite o desperdício.

Além disso, vale repensar sobre o descarte dos resíduos, como por exemplo separar o orgânico do reciclável, a fim de que cada um tenha sua coleta correta.

Design Dolce sob imagem por Andrii Zastrozhnov em Canva

A partir de hoje vale a reflexão antes de cozinhar: o que eu posso usar integralmente? Segue algumas ideias para colocar em prática no dia a dia.

Verduras: utilize os talos! Ao cortar uma couve ou um espinafre, utilize os talos juntos. Higienize bastante tudo e pique bem fino. Quando for refogar uma verdura, os talos não vão atrapalhar.

Legumes: cenoura, batata, abobrinha, beterraba, mandioquinha, abóbora, batata doce não precisam se descascadas. São alimentos que quando assados, cozidos, grelhados ou refogados, mesmo com a cascas, ficam macios. Isso sem contar a quantidade de nutrientes que ficam na casca que acabam indo para o lixo. Basta lavar bem a casca e na hora de cortar, faça tudo junto normalmente e siga com a receita escolhida.

Frutas: algumas cascas de frutas podem ser consumidas ou utilizadas em outras receitas, como por exemplo, a casca do abacaxi que dá um ótimo chá. Cascas de limão podem ser secas na airfryer, e depois adicione pimenta em grãos; bata tudo no processador, e então vira um delicioso tempero Lemon Pepper. A casca da banana vira um delicioso refogado. Basta cortar bem pequeno e refogar como se fosse uma carne, temperando com sal e pimenta. Laranjas e mexericas, na hora de fazer um bolo, bata com a casca e ficará super saboroso, pois os óleos essenciais da casca ajudam no sabor.

E então, gostou da ideia? Vamos trazer para a mesa os ingredientes integralmente?

Excelente domingo!

Design Dolce sob imagem por Studio Roman em Canva
Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Demais Publicações

A busca pela perfeição do corpo passa também pela alimentação

Alimentar-se bem ainda é o melhor caminho para um corpo (e vida) mais saudável

Quando duas palavras resolvem morar juntas

A língua inventa palavras porque a vida não cabe mais no dicionário

Romeu e Julieta: romantismo ou dependência emocional?

Um alerta intemporal sobre impulsividade, falhas na comunicação e a ilusão de que o outro é responsável pela nossa felicidade

Começando 2026 por dentro da moda

O novo ano promete muita expressão e alegria!

A importância da avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes

A neuropsicologia é uma aliada fundamental na promoção do desenvolvimento saudável e na prevenção de dificuldades futuras

Cinco tendências que definirão a indústria de atrações em 2026

IAAPA aponta que foco em tecnologia, sustentabilidade e identidade local deve movimentar turismo de entretenimento brasileiro

Janeiro Branco: cuidar da mente também é prioridade

Assim como cuidamos do corpo, precisamos olhar com atenção para nossas emoções, pensamentos e limites

Quando a escrita se torna espelho

Entre reflexões e prosa poética, Lara Ferry apresenta um livro sobre vulnerabilidade, solidão e a coragem de se expor por meio da arte

Revista inSpira: uma nova experiência impressa que resgata o valor do tempo humano

Demais Editora lança um novo projeto editorial que celebra a humanidade, a longevidade e as conexões reais fora das telas digitais

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções