Hoje no Brasil temos um desperdício de 20% do que colocamos no prato. Ou seja, servimos mais do que podemos comer, o que é um número significativo para um país que até pouco tempo atrás tinha muita dificuldade na alimentação nas classes mais baixas.
O que podemos fazer para melhorar nossa relação com o desperdício de alimentos? Ajustar nossa rotina, preparar os alimentos de maneira mais sustentável possível integralmente evitando assim que algo vá para o lixo.
Na sua casa, quando você cozinha você pensa em utilizar 100% só alimento? Por exemplo em não descascar cenoura, batata, beterraba, abobrinha, alimentos que você nem precisaria jogar uma parte dele (a casca) fora? Uma alimentação inteligente é aquela que nutre, satisfaz e utiliza os insumos integralmente, fazendo assim que evite o desperdício.
Além disso, vale repensar sobre o descarte dos resíduos, como por exemplo separar o orgânico do reciclável, a fim de que cada um tenha sua coleta correta.

A partir de hoje vale a reflexão antes de cozinhar: o que eu posso usar integralmente? Segue algumas ideias para colocar em prática no dia a dia.
Verduras: utilize os talos! Ao cortar uma couve ou um espinafre, utilize os talos juntos. Higienize bastante tudo e pique bem fino. Quando for refogar uma verdura, os talos não vão atrapalhar.
Legumes: cenoura, batata, abobrinha, beterraba, mandioquinha, abóbora, batata doce não precisam se descascadas. São alimentos que quando assados, cozidos, grelhados ou refogados, mesmo com a cascas, ficam macios. Isso sem contar a quantidade de nutrientes que ficam na casca que acabam indo para o lixo. Basta lavar bem a casca e na hora de cortar, faça tudo junto normalmente e siga com a receita escolhida.
Frutas: algumas cascas de frutas podem ser consumidas ou utilizadas em outras receitas, como por exemplo, a casca do abacaxi que dá um ótimo chá. Cascas de limão podem ser secas na airfryer, e depois adicione pimenta em grãos; bata tudo no processador, e então vira um delicioso tempero Lemon Pepper. A casca da banana vira um delicioso refogado. Basta cortar bem pequeno e refogar como se fosse uma carne, temperando com sal e pimenta. Laranjas e mexericas, na hora de fazer um bolo, bata com a casca e ficará super saboroso, pois os óleos essenciais da casca ajudam no sabor.
E então, gostou da ideia? Vamos trazer para a mesa os ingredientes integralmente?
Excelente domingo!
