Remédios Naturais para as doenças de inverno

Espaço Dolce Inanna

Uma colaboração do Espaço Inanna

O frio pode provocar alergias e facilitar infecções. Quando a temperatura cai, geralmente o ar fica mais seco, o que resseca as mucosas do aparelho respiratório. Isso compromete a produção de secreções com anticorpos para a defesa do organismo, favorecendo o aparecimento de doenças respiratórias, gripes e resfriados.

Pensando nisso nossa fitoterapeuta juntamente com nossa nutricionista preparou estas receitinhas para vocês.

Receita de Xarope de Nabo para tosse

Esta receita é indicada principalmente para o tratamento da tosse, quando há necessidade de eliminar o catarro dos pulmões. O xarope também pode ser utilizado em casos de. crise de bronquite, asma ou sinusite

Ingredientes:

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 nabo
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de Preparo:

Primeiramente, lave bem o nabo com água e uma esponja limpa. Depois corte-o em rodelas com mais ou menos 1 centímetro de espessura, sem retirar a casca. Distribua as rodelas em uma travessa de vidro, cobrindo com uma camada de açúcar mascavo. Se necessário, intercale camadas de nabo e açúcar. Feito isso, cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por 12 horas. Depois desse tempo, você perceberá que um líquido se formou no fundo da travessa. Mexa um pouco e então coe o xarope. Guarde a mistura em um vidro e mantenha guardado na geladeira.

Posologia (Como Tomar o Xarope):

Tomar 3 colheres (de sopa) do xarope ao longo do dia: a primeira pela manhã, a segunda à tarde e a última antes de dormir. Repita o tratamento enquanto durarem os sintomas.

Precauções:

O xarope não deve ser usado por diabéticos, devido a quantidade de açúcar presente na receita. Crianças menores de 2 anos não podem consumir o xarope, pois não podem ingerir açúcar. 

Imagem por Mike Kenneally em Unsplash

Infusão de mel e limão para gripes e constipações.

Ingredientes:

  • 1 frasco de mel
  • 200ml de água
  • 50g de gengibre fresco
  • 25g de curcuma fresca
  • 3 limões
  • 1 pau de canela
  • 2 colheres de sopa de própolis

Modo de fazer:

Ferva a água. Deixe arrefecer um pouco e junte o gengibre laminado (sem casca) e a curcuma laminada (sem casca). Deixe em infusão até arrefecer um pouco.

Com a infusão ainda morna, junte o mel e o sumo dos limões. Lave muito bem a casca de um terceiro limão fatie e junte à mistura.

Adicione o pau de canela e as colheres de sopa de própolis. Na hora de tomar pode ainda adicionar à mistura 1 colher de curcuma em pó.

Posologia:

Prevenção de gripes e constipações: 2 colheres de sopa de manhã em jejum.

Em caso de gripes e constipações: 2 colheres de sopa de manhã em jejum + 1 colher de sopa ao deitar-se.

Gargarejo de romã e agrião para rouquidão

O agrião, a romã e o mel possuem propriedades que auxiliam no processo de limpeza das cordas vocais sendo muito útil no combate à rouquidão.

Ingredientes

  • 2 copos de água;
  • 4 ramos de agrião;
  • 1/2 romã com casca;
  • 3 colheres (sopa) de mel.

Modo de preparo:

Coloque o agrião, a romã e a água numa panela e deixe ferver por cerca de 20 minutos, em fogo baixo. A seguir, coe a solução e acrescente o mel.

Posologia:

Faça um gargarejo com esta solução 2 vezes ao dia.

Imagem por Sahand Babali em Unsplash

Chá de equinácea com gengibre para infecção de garganta

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres de chá de folhas de equinácea
  • 1 pedaço pequeno de gengibre

Modo de Preparo:

Coloque a água e o gengibre em uma panela no fogo e espere ferver. Quando começar a borbulhar, desligue o fogão, acrescente as folhas de equinácea, tampe a panela e espere de 10 a 15 minutos. Em seguida, coe a bebida e prontinho!

Posologia:

Uma xícara pela manhã e outra à noite antes de dormir.

Tintura de alho para aumentar a imunidade

Ingredientes:

  • 2 cabeças de alho
  • 150 ml de aguardente ou vodka
  • 1 copo de água destilada

Modo de fazer:

Num pilão esmague as duas cabeças de alho. Em um pote de vidro hermeticamente fechado junte a aguardente ou vodka com o alho e deixe repousar 2 a 3 semanas.

Filtra- se a mistura após este tempo e acrescenta um copo de água destilada.

Distribua a mistura em frascos conta-gotas escuros. Guarde em local escuro e fresco.

Posologia:

Crianças: 2 gotas ao dia

Adultos: 4 gotas ao dia

Validade: 1 ano

⭐ Lembramos que o uso do medicamento não dispensa a consulta médica. Somente um médico poderá fazer um diagnóstico correto.

Imagem por Michele Blackwell em Unsplash
Com o foco de promover o bem estar e a saúde, levando em conta os aspectos emocionais, físicos e espirituais, o Espaço Inanna Terapias Holísticas e Integrativas, em parceria na Seção Bem-estar da Dolce Morumbi trará artigos com informações que ajudarão você a ter uma vida mais tranquila, elevar a sua autoestima e autoconfiança, trazer mais coragem para agir e conquistar seus sonhos e ajudar na sua prosperidade financeira e emocional. Queremos ajudar você a encontrar e tratar a raiz dos seus problemas mostrando um caminho de autoconhecimento e evolução pessoal. O Espaço Inanna foi inaugurado em 2016 no Morumbi, e consta com atendimentos em terapia holística, cursos e vivências. No ano de 2020 ganhou o prêmio Melhor do Morumbi, como o melhor Espaço de Terapias Holísticas do nosso bairro. Contamos com diversos profissionais e temos atendimentos em: Floral, Aromaterapia, Reiki, Radiestesia, Alinhamento de Chakras, Fitoenergética, Fitoterapia, Ayurveda, Cristaloterapia, Cromoterapia, Auriculoterapia, Constelação Familiar, Neurolinguística, Psicologia Junguiana, Tarot, Numerologia, Mesa Radionica, Astrologia, Benção do Útero, Terapia Menstrual, Ovo Yoni Terapia, Ginecologia Natural da Mulher, Divino Pós-Parto, Grupos de Sagrado Feminino, Yoga, Massagens Siga nos e conheça nosso trabalho: Site: www.espacoinanna.com.br Instagram: @espacoinanna Facebook: @EspacoInanna

Imagem destacada da Publicação

Imagem por Chinh Le Duc em Unsplash

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta