A travessia do Ensino Fundamental para o Ensino Médio

Por Fabio Marçal Agostinho

A vida escolar na Educação Básica possui alguns momentos marcantes para as crianças e os jovens. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental envolve uma série de descobertas e a mudança do Ensino Fundamental para o Ensino Médio também é bastante desafiadora.

Os alunos do Fundamental passaram nove anos neste ciclo, onde tiveram os fundamentos teóricos necessários para entender o mundo em que vivem, as relações interpessoais tão importantes no processo de socialização e construção do conceito de cidadania.

Quando chegam ao nono ano, faz-se necessário que entendam a importância de celebrarem a conclusão desta etapa de suas vidas acadêmicas e a responsabilidade que os aguarda no Ensino Médio.

No novo ciclo, com duração de três séries, é esperado que haja um aumento de autonomia e maturidade, a qual acompanha uma maturação fisiológica. Trata-se da última etapa da Educação Básica e, portanto, carrega consigo o peso da escolha da carreira, o futuro profissional, o projeto de vida.

Mas também é um período muito enriquecedor, pois novas amizades são construídas, intensificam-se as primeiras relações afetivas. Neste período, a escola assume um papel decisivo, podendo contribuir para a formação de jovens tecnicamente muito bem-preparados para enfrentar os desafios dos processos seletivos e, posteriormente, da vida em sociedade.

Um colégio que ofereça “voz” para os seus alunos será um divisor de águas para a formação de uma geração mais confiante, educada e consciente de seu papel para a comunidade em que vive.

Com o avanço da tecnologia, podemos e devemos utilizá-la como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem, afinal, como defendia o psicólogo Lev Vygotsky, “o conhecimento não precisa ser transmitido de forma direta. Ele pode ser mediado”. E nada melhor do que fazermos uso do pensamento inovador para usarmos a tecnologia como um meio que torne significativa a aprendizagem dos nossos estudantes.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Fabio Marçal Agostinho é Coordenador Ensino Médio do Colégio Anglo Morumbi

@fabioamarcal

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefones:
(11) 3740-1000 | (11) 98980-5558

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta