Yoga é um estilo de vida

Dolce Yoga

Michelle Duarte

Há quem pergunte se o Yoga é apenas uma prática de exercícios físicos, que traz bem-estar físico e mental ou ainda se é uma religião. A resposta é: nenhuma das duas coisas, Yoga é um estilo de vida.

De fato, se você já teve a oportunidade de praticar Yoga, até mesmo no formato on-line, deve ter percebido que ela traz muitos benefícios físicos e mentais, mas para além disso pode ser também transformador e mudar a forma como você enxerga sua vida e como lida com ela.

Ao final de uma aula a sensação é de bem-estar, relaxamento e vitalidade. A mente fica mais leve e livre de problemas. Logo no primeiro contato com a prática você percebe partes do corpo que antes nem sabia que estavam ali e os pensamentos passam a ter mais clareza. Isso porque as posturas são psicofísicas; atuam conjuntamente sob os aspectos do corpo, da mente e do espirito.

Foto de Elina Fairytale no Pexels

A prática física, Sadhana, desenvolve mobilidade, flexibilidade, tônus muscular, trabalha o sistema endócrino, digestivo e atua ainda no sistema nervoso harmonizando todo o funcionamento do corpo, aumenta a percepção através dos sentidos, trazendo mais consciência, e na medida em que a concentração se torna profunda, a mente entra em estado meditativo.

Com a constância na prática, esse estado passa a se tornar mais frequente. A energia flui dentro do corpo e mesmo estando fora do tapete de yoga, realizamos cada tarefa do nosso dia com mais presença, com consciência e a possiblidade de cometer erros diminui. Deixamos de ser prisioneiros dos nossos hábitos condicionados. Quanto mais presentes estamos, no aqui e agora, onde realmente a vida acontece, mais nos aproximamos do nosso verdadeiro Ser. Temos clareza das coisas e nos tornamos mais seguros. Ficamos atentos à direção que queremos tomar e o que devemos fazer para chegar lá.

Foto de Gustavo Fring no Pexels

Não é preciso nenhuma crença, ser vegetariano, vegano ou querer parar a sua vida como ela é para praticar yoga. Quando a prática se torna parte da sua vida, gradativamente você se conhece mais, entende melhor o que realmente é importante para sua vida e busca mais informações sobre essa filosofia e assim, essa transformação se torna seu estilo de vida.

Estamos aqui para viver de forma plena, buscar sentido no que fazemos, significado em nossas atitudes e ações e ir ao encontro com a nossa verdadeira natureza: isso é yoga.

Michelle Duarte é professora de Hatha Yoga e Meditação, empreendedora e mãe. Formada em design gráfico, encontrou no Yoga seu verdadeiro propósito de vida: levar autoconhecimento, bem-estar e realização ao maior número de pessoas.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta