Biochef: o Mundo em sua Cozinha

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Eduardo Montesano Machado

Os anos de 2020 e 2021 foram os mais desafiadores de minha carreira como professor. Enfrentamos não somente as consequências fisiológicas de uma pandemia, mas também psicológicas. O ensino remoto foi a única solução possível para darmos continuidade ao nosso trabalho, mas esta forma de ensino gerou um desgaste considerável tanto dos estudantes como dos professores que perceberam a necessidade de desenvolver novas habilidades e competências relacionadas às novas tecnologias.

O projeto Biochef faz parte das matérias eletivas do Ensino Médio, implementadas no Colégio Anglo Morumbi desde 2020 e aposta em uma nova abordagem mais significativa e contextualizada para os conceitos mais abstratos da Biologia. As experiências promovem o ensino híbrido entre a Ciência e a Gastronomia fazendo uso do melhor laboratório que existe: a nossa cozinha!

Através da abordagem “mão na massa”, o estudante participa ativamente do processo, tornando-o protagonista na construção do conhecimento.

Fermentação Ácida - Kombucha
Fermentação Alcoólica - Pizza

Foram inúmeras reuniões e juntamente com meu amigo, parceiro e Chef Bruno Gusmão conseguimos criar uma eletiva de 8 encontros de 100 minutos. Cada um destes encontros permeia conteúdos importantes relacionados à Biotecnologia, Metabolismo, Doenças Urbanas e Nutrição sempre relacionados à confecção de um prato simples e que poderá ser facilmente replicado pelos estudantes.

A aceitação do projeto foi simplesmente incrível, evidenciando que estamos no caminho certo. As inscrições em ambos os semestres encerraram em minutos, mostrando grande interesse por parte dos alunos. A cada semestre fazemos mudanças com base nas avaliações e sugestões dos alunos, mas os resultados mostraram que saber e sabor compartilham mais que a mesma raiz etimológica, quando trabalhados juntos, trazem mais significado e prazer em aprender.

O projeto foi inscrito no Prêmio Professor Transformador (https://significare.org.br/premio/) em 2021, e, para coroar esta iniciativa e todo trabalho envolvido, está entre os semifinalistas.

Doença Celíaca - Pão sem Glúten
Chef Bruno Gusmão

É de vital importância que os educadores engajados na construção de uma nova educação recebam confiança, apoio e incentivo neste processo de transformação. Quando encontramos uma escola e corpo diretivo que acredita e aposta em nosso potencial, nos sentimos seguros em criar, inovar e mudar a educação.

Este desafio está apenas começando. O caminho será longo e teremos inúmeros obstáculos, mas, com resiliência e com o objetivo em mente, conseguiremos transformar a escola trazendo novas competências e habilidades que sejam importantes para a vida de nossos alunos e para o mercado de trabalho, mantendo o foco nos principais exames.

Eduardo Montesano Machado é professor de Biologia e Ciências no Colégio Anglo Morumbi

@edu_cando2.0

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta