O prana ou energia vital circula em 5 diferentes regiões do nosso corpo e cada um deles possui diferentes funções que regem o funcionamento de ações fisiológicas e sensoriais chamadas de Vayus. Cada um dos Vayus se movimenta em uma direção especifica contribuindo para as absorções, assimilações e eliminações do organismo. Durante a pratica física de yoga e exercícios respiratórios, a direção do movimento dos Vayus se inverte. No artigo anterior falei sobre os Bandhas, que são as contrações de plexos no corpo físico. Eles também atuam em conjunto com os movimentos dos Vayus e durante a pratica eles contribuem para que essa energia continue seguindo para cima pelo canal energético denominado Sushumna nadi, ao longo da coluna vertebral.
Os 5 pranas são:
Prana Vayu: se move da garganta ao diafragma e controla a respiração, o batimento cardíaco, a circulação e a fala.
Apana Vayu: se move na região abaixo do umbigo e controla a exalação, todos os movimentos de eliminação, como menstruação, ejaculação, urina etc.
Samana Vayu: se move entre o coração e o umbigo e controla o sistema digestivo, todo o tipo de absorção de líquidos e alimentos, atua na harmonia entre Prana e Apana, auxiliando também o coração e a circulação.
Udana Vayu: se move da garganta ao topo da cabeça e controla os órgãos acima da garganta, nos olhos, ouvidos, nariz e cérebro. Todos os receptores sensoriais são ativados por esse Vayu. Rege o ato de tossir, engasgar, soluçar e engolir.
Vyana Vayu: se move por todo o corpo carregando prana para todas as células e atua sobre a circulação e o pensamento, sobre os músculos e juntas. É responsável pela coluna ereta, movimentos e coordenação.
A respiração consciente em conjunto com ativação dos bandhas na pratica de asana conduz Apana Vayu para cima, quando o diafragma é elevado durante a expiração e o abdômen é sugado para dentro e para cima, Samana Vayu, deixa de cumprir sua função fisiológica unindo Prana e Apana no Sushumna Nadi num movimento ascendente. Essa inversão do movimento dos Vayus é a razão pela qual não se deve comer ou beber algo e tão pouco ir ao banheiro, antes, durante e logo após a pratica de Yoga pois as funções de assimilação e eliminação dos Vayos precisariam voltar ao seu movimento normal para cumprir suas funções fisiológicas e não estariam mais direcionados a parte energética atuando em prol da autorrealização, onde acontece o verdadeiro processo energético da pratica de Yoga.
Namastê
Se você está gostando desses artigos e sentiu vontade de experimentar uma aula de Yoga, entre em contato comigo pelo WhatsApp ou Instagram. Eu te convido a participar de uma de minhas aulas.
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!