Maker Space: espaço de estimulação e mão na massa

Oferecimento 

Anglo Morumbi

O universo maker é um espaço lúdico, criativo, dinâmico e ajuda o aluno a se tornar protagonista do seu próprio conhecimento

Inauguração da sala Maker com alunos e família

“Quando uma criança brinca, joga e finge; está criando um outro mundo.
Mais rico e mais belo e muito mais repleto de possibilidades e invenções
do que o mundo onde, de fato vive.”
Marilena Chauí

Por Joselania Silva

A educação infantil é uma fase muito importante na vida da criança, é o momento em que se pode estimular a criatividade e a parte lúdica. Sendo assim, as aulas maker desenvolvem um papel fundamental na construção da aprendizagem.

Para o Anglo Morumbi, a implementação do espaço maker na educação infantil é muito importante para a construção do conhecimento do aluno através de uma aprendizagem ativa. O universo maker é um espaço lúdico, criativo e muito dinâmico. Nesse sentido, é um lugar para o aluno colocar a “mão na massa” se tornando protagonista do seu próprio conhecimento.

Nesse sentido, esse espaço permite desenvolver a autonomia, fazendo com que o aluno amplie os conteúdos trabalhados em sala de aula por meio da prática, partindo de um desafio ou situação, levando-o a criar, a prototipar, a testar e a solucionar. Dessa forma, o aluno desenvolve sua criatividade, estimula a inventividade e potencializa as habilidades manuais.

Produzindo aquarelas

Na cultura maker a figura do professor é muito importante para a mediação das atividades e para a segurança do aluno no manuseio dos recursos, porém o professor maker dá espaço para que o aluno seja o agente principal da sala de aula. Assim, o aluno tem a oportunidade de participar de forma mais ativa. Nesse movimento, as aulas maker da educação infantil não necessitam de grandes recursos, podem e devem usar recursos acessíveis, como por exemplo lidar com ingredientes, materiais recicláveis para a criação de brinquedos, preparo de receitas, pinturas, argilas, elementos da natureza, materiais não estruturados, contação de histórias entre outros. Esses são alguns de muitos exemplos que podem ser inseridos nas aulas maker.

A ideia do “faça você mesmo”, “coloque a mão na massa” é indispensável na educação infantil mostrando que os alunos podem construir, reinventar, planejar e errar também, e está tudo bem, pois faz parte de todo o processo.

Robôs com materiais recicláveis Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Joselania Silva é professora das aulas de makerspace do Colégio Anglo Morumbi.

@jhosy021

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta