Você já ouviu a expressão “Old Money”?

Dolce in Design

Paulo Di Mello Mitchell

Na decoração, o conceito nasceu há algumas décadas graças a herdeiros que não possuíam opulência total, mas inspiração em usar relíquias e heranças familiares que remontam a séculos

Para vocês entenderem, a expressão “Old Money” refere-se ao dinheiro vindo de famílias tradicionais e estabelecidas que passa de geração para geração, e no que implica todo um estilo de vida, seja no seu jeito de se vestir, seus valores sociais e até seu comportamento.

Como exemplo, podemos ter alguém dirigindo um Porsche Cayenne, ostentando seu poder “New Rich” e um outrem, um Porsche Spyder 550, já este mostrando seu estilo de vida “Old Money”.

Casualmente você se depara com pessoas e se pergunta: elas têm uma certa educação, um claro bom gosto, mas não tem tanto dinheiro quanto eu. Muitas delas pertencem a essas famílias “Old Money”, e com o passar das gerações foram perdendo seu dinheiro, porém sua essência ainda prevalece mesmo sem o poder aquisitivo de antes.

Na decoração, o conceito nasceu há algumas décadas graças a herdeiros que não possuíam opulência total, mas inspiração em usar relíquias e heranças familiares que remontam a séculos.

O estilo se expressa em obras de arte, móveis antigos, arquitetura clássica e espaços generosos fazem parte do conceito. Mas isso não quer dizer que, se a sua casa não tem o tamanho dos grandes casarões onde se inspira esta estética, talvez a sala de estar e a sala de jantar partilhem o mesmo lugar onde os detalhes podem fazer a diferença, na qual mudanças podem acontecer de forma mais fácil.

Os espaços pequenos nos remetem ao minimalismo, mas não necessariamente, deva ser uma tendência a ser seguida, se não for de seu gosto, mas sendo apreciador de aparência mais clássica, na qual os móveis remetem a décadas passadas e do luxo antigo, esse estilo de decoração é para você que gosta de chegar em casa e curtir o que vê. A decoração do lar é fundamental para uma pessoa se sentir feliz, principalmente se você não está preparado para seguir novas tendências e gosta de uma estética clássica com luxo e saudade do passado.

Esse estilo é altamente reconhecível em casa onde há estofados com padrões clássicos, lustres luxuosos, porcelanas finas, detalhes em dourado, como exemplo de molduras de quadros e espelhos em grandes janelas, sejam em casas de estilo antigo ou apartamentos com arquitetura clássica.

Para espaços pequenos, cores neutras, almofadas volumosas e estofados clássicos fazem seu papel e, para aqueles que possuem espaços mais generosos, podemos nos atrever a utilizar móveis de grande volume e aparência ostensiva.

Tapetes também são marcantes neste tipo de decoração, preferencialmente padrões mais clássicos, sem desenhos geométricos ou cores intensas.

Na hora de vestir as janelas esqueça as persianas. O dinheiro antigo gosta de volume com cortinas em cores neutras. E não se esqueça que suas refeições farão parte deste cenário, com tolhas de mesas em tons claros que valorizem os utensílios que serão usados, esteja você sozinho ou entre amigos, porque uma mesa bonita também aguça o paladar.

Isso é valido para todos os ambientes da casa como suítes, convidando você a dormir até mesmo em um banheiro para banhos relaxantes.

Se você quer ver um exemplo claro desse estilo, é só assistir “Succession” na HBO, e verá que a série mostra muito mais do que ter protagonista dizendo “fuck off“.

O ano está acabando é espero ter colaborado com vocês falando um pouquinho sobre este estilo de decoração.

Merry Christmas and Happy New Year!

Hope to see you soon!

Fotos cedidas por Paulo Di Mello 

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Comentários

  1. Parabéns pelo seu incrível trabalho. Sou sua fã sempre. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏


Deixe uma resposta