Inclusão nas festividades de final de ano

Diversidade Dolce

Caroline Vargas Barbosa

As festividades de final de ano são momentos de união, celebração e gratidão. No entanto, para muitas pessoas com deficiência, esses eventos podem ser acompanhados por desafios adicionais, como acessibilidade limitada, sensibilidade sensorial e barreiras de comunicação

Imagem de Freepik

À medida que nos preparamos para celebrar as festividades de final de ano, é fundamental lembrar que a inclusão deve ser o coração de todas as celebrações. O anticapacitismo, que busca eliminar preconceitos e barreiras para pessoas com deficiência, desempenha um papel crucial nesse processo. É uma oportunidade para refletir sobre como podemos tornar nossas festas mais acessíveis e acolhedoras para todos, independentemente de suas capacidades.

É nosso dever reconhecer essas barreiras e trabalhar juntos para removê-las, garantindo que todos os nossos amigos, colegas e familiares possam participar plenamente das celebrações.

O anticapacitismo não se trata apenas de cumprir requisitos legais ou criar adaptações mínimas. Trata-se de promover uma cultura de respeito, igualdade e inclusão o que demonstra uma mensagem poderosa de que valorizamos cada pessoa e reconhecemos sua dignidade.

Trate as pessoas com deficiência da mesma forma que trataria qualquer outra pessoa. Inclua-as em conversas, atividades e interações sociais sem fazer distinção devido à deficiência. Se você não tem certeza de como ajudar ou se deve oferecer ajuda, pergunte à pessoa se ela precisa de assistência e respeite sua resposta.

Aprenda a substituir…

  • Evite o Discurso de Superconquista: Em vez de rotular uma pessoa com deficiência como alguém que superou desafios, reconheça suas realizações da mesma forma que faria com qualquer outra pessoa. Trate as conquistas e realizações de todos com respeito e igualdade.

Exemplo: Em vez de dizer “Você é inspirador por superar sua deficiência”, você pode dizer “admiro suas conquistas e habilidades”.

  • Não Julgue ou Tenha Pena: Evite fazer suposições sobre as experiências de vida de pessoas com deficiência. Não julgue sua qualidade de vida ou assuma de que precisam de sua compaixão. Respeite a autonomia e a capacidade de cada indivíduo de tomar decisões sobre suas próprias vidas. Exemplo: Em vez de dizer “Deve ser difícil para você”, você pode dizer “como você está?”
Imagem de Freepik

Acessibilidade não é só rampa e banheiro acessível…

Certifique-se de que todas as atividades de final de ano sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas capacidades. Que tal, algumas dicas?

  • Iluminação e Som: Evite luzes estroboscópicas ou música alta que possa causar desconforto para pessoas com sensibilidade sensorial, como aquelas com autismo ou distúrbios sensoriais. Considere criar áreas mais silenciosas e com menor estimulação sensorial para quem precisa de um ambiente mais tranquilo. A ideia é reduzir a sensação de superestimulação para pessoas neurodivergentes, por exemplo.
  • Acessibilidade Física: Escolha locais que sejam acessíveis para cadeiras de rodas e tenham banheiros acessíveis. Certifique-se de que as áreas de festa sejam de fácil acesso para todos os convidados.
  • Cardápio Inclusivo: Ofereça opções de comida que atendam a diversas necessidades dietéticas, incluindo vegetarianas, veganas, sem glúten, sem lactose, etc. Certifique-se de que a comida seja servida de maneira acessível, com utensílios e pratos fáceis de manusear. Considere oferecer os alimentos já cortados em tamanhos adequados ou ter disponível canudos biodegradáveis para as pessoas que precisam de canudos articulados e não podem usar aqueles de metal.
  • Comunicação Acessível: Se você estiver fazendo apresentações ou discursos durante as festividades, considere fornecer tradução em língua de sinais ou legendas para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Também esteja aberto a comunicações alternativas, como comunicação por texto para aqueles que preferem ou precisam dela. Por exemplo, o uso de um aplicativo de tradução de voz em tempo real para converter o discurso em texto na tela.
  • Áreas de Descanso: Crie espaços de descanso confortáveis para pessoas que possam precisar de pausas durante as festividades, como pessoas com mobilidade reduzida ou sensibilidade sensorial.
Imagem de Freepik
  • Coordenação Prévia: Entre em contato com os convidados com deficiência antes das festividades para entender suas necessidades específicas e oferecer acomodações adequadas.
  • Sensibilidade e Respeito: Mostre sensibilidade e respeito em relação às das pessoas com deficiência. Esteja disposto a ajustar as atividades ou o ambiente conforme necessário para garantir que todos possam aproveitar a celebração.
  • Presentes e Brindes de Final de Ano: Opte por presentes e brindes que sejam úteis para uma ampla gama de pessoas, independentemente de suas capacidades. Itens que são funcionais e acessíveis a todos são sempre uma excelente escolha. Presentes e brindes devem ser para todos, não é adequado individualizar a pessoa com deficiência, a não ser que ela tenha emitido alguma solicitação específica.

Lembrando sempre que o objetivo é criar um ambiente inclusivo e respeitoso para todas as pessoas, independentemente de suas capacidades e necessidades específicas. A consideração e o cuidado são fundamentais para que todos possam desfrutar das festividades de final de ano. Ao adotar uma abordagem anticapacitista nas festividades de final de ano, estamos construindo tradições inclusivas que se estendem a todos os aspectos de nossas vidas. Não se esqueça: a cultura inclusiva não deve ocorrer somente nas festividades!

Caroline Vargas Barbosa é advogada, docente universitária e pesquisadora. Doutorando em Direito pela UnB, Mestra em Direito Agrário pela UFG e especialista em Processo Civil pela UFSC. Atua em pesquisas e assessoramentos de diversidade, inclusão e ESG.

Conheça seus perfis:

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta