Skip to content

Como vencer a procrastinação e destravar sua vida?

Design Dolce sob imagem por DjelicS em Canva

Em vez de focar em tudo o que precisa ser feito, viva um dia de cada vez

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por Eduardo Marcondes Suave

Olá, amigo leitor e amiga leitora!

Você costuma adiar tarefas importantes? Procrastinar é postergar ações e decisões, geralmente por medo de falhar, perfeccionismo ou baixa motivação. Mas a boa notícia é que existem maneiras práticas de vencer esse hábito que paralisa nossos sonhos.

Em vez de focar em tudo o que precisa ser feito, viva um dia de cada vez. Entenda que qualquer passo é melhor do que nenhum. Pensar no montante de tarefas gera medo e desânimo, e a procrastinação surge como defesa para evitar esse sofrimento.

Busque excelência, não perfeição. O maior inimigo do bom é o ótimo. A perfeição é inalcançável para qualquer ser humano. Faça o melhor que puder com os recursos que tem hoje. Talvez o resultado não seja perfeito, mas será real, e você poderá aprimorar aos poucos.

Design Dolce sob imagem por aliaksandrbarysenka em Canva

Lembre-se: ansiedade é a preocupação com o que ainda não aconteceu. Quando gasta energia pensando no futuro, você fica sem força para agir no presente, gerando mais desânimo e procrastinação. Concentre-se no agora.

Crie hábitos e rotinas que agreguem valor à sua vida. Uma pessoa motivada, com rotina e propósito claros, não se deixa dominar pela procrastinação.

Em resumo, tempere sua vida com disciplina, hábitos saudáveis e um propósito que te inspire. Não existe procrastinação que resista a uma mente motivada e determinada a agir. O importante é dar o primeiro passo, mesmo que esse passo seja pequeno.

Eduardo Marcondes Suave é médico graduado pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com pós-graduação em Psiquiatria, Medicina Intensiva e Aplicações Complementares às Ciências Militares pela Escola de Saúde do Exército. Capitão do Exército Brasileiro, com atuação nas áreas de psiquiatria, terapia intensiva e medicina militar.
Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Decidir rápido não é o mesmo que pensar bem

A abundância de dados cria a sensação de conhecimento, mas não é a de compreensão e muito menos da garantia de decisões melhores

O tempo certo é quando você está pronta

Nem tudo chega no tempo que a gente imagina, mas algumas coisas chegam no tempo em que a gente finalmente está pronta para nele existir

A herança da vitimização: entre o passado e o presente

Entre a descolonização mental e a responsabilidade individual

Lua minguante impactante está no ar

Chegou a hora de compreender, de maneira lúcida e focada, quem realmente deve permanecer ao seu lado em 2026

A nova NR - 1 e o futuro do trabalho

Ignorar essa norma pode custar caro às empresas e à saúde emocional dos seus times

Planos e metas alimentares

Uma alimentação vindo daquilo que é natural e diretamente da terra é a visão mais clara da nova pirâmide

Nada será como antes

A antevisão de um final, seja da vida terrena em si, ou de qualquer coisa a que nos apegamos, pode ser angustiante

Dia Internacional do Fetiche: Spicy Club comemora a data com edição especial da Circus RolePlay

Evento acontece no dia 16 de janeiro de 2026 e propõe uma experiência imersiva, sensorial e inclusiva para praticantes, curiosos e iniciantes do universo fetichista

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções