Você está com medo do quê?

Ana Kekligian

O medo em sua essência é uma emoção fundamental para nossa existência. É ele que nos permite ficar em alerta aos perigos da vida. Sim, essa é a sua verdadeira função, nos mostrar o que é perigoso para que a gente não corra riscos desnecessários e também aprenda com os riscos já sofridos. Mas, ainda não aprendemos a lidar com ele.

Existem alguns tipos de medo que são aflorados ao decorrer das nossas vidas. Os primeiros são os reais ou conscientes, aqueles que nos oferecem risco de fato, como expor uma opinião no ambiente de trabalho podendo ser demitida ou praticar um esporte radical. Já os medos irreais ou inconscientes dizem respeito ao pavor de passar por uma situação que já está gravada no nosso cérebro, por experiências vividas no passado, por exemplo, um caso de abandono, injustiça ou crítica. Esse é o medo que nos paralisa, faz com que a gente perca oportunidades, a chance de conquistar sonhos e objetivos, de superar questões mal resolvidas e também, pode nos afastar de pessoas importantes nas nossas vidas.

Muitas de nós já sentimos aquele temor de não se adaptar, de não ser aceita, de não corresponder às expectativas dos outros, gerando uma série de sentimentos, como: de fracasso, angústia, inferioridade e ansiedade.

O medo pode tomar uma proporção jamais imaginada na nossa vida. E o que servia de um recado para tomarmos cuidado e revermos nossas decisões, acaba nos imobilizando. E aí que tudo começa a se desequilibrar, quando não conseguimos lidar com essa emoção tão essencial. Podendo ocasionar em crises de pânico, fobias, transtornos, pois não soubemos lidar com o medo. E o deixamos se instalar de uma forma negativa dentro de nós.

Para que você inicie seu processo de compreender o medo e aprender a se relacionar com ele, é importante que você reconheça quando ele está agindo e comece a ter uma conversa franca com ele: O que você quer me dizer? Por que você está aqui? Do que quer me proteger?

Aceite, reconheça e entre em ação.

Uma vez que você sabe qual é a mensagem que ele trouxe para você, você poderá usá-lo a seu favor para entrar em movimento. Pois, para você estar no controle de si mesma, é necessário estar atenta às suas emoções e interpretá-las. A partir daí, você será capaz de tomar decisões e encontrar alternativas saudáveis e assertivas.

“Não deixe o medo te dominar, esteja no domínio de si mesma.”

Esse exercício em quatro etapas a ajudará a lidar melhor com seus medos (escreva o máximo de coisas que puder):

1º – Faça uma lista com todos os seus medos;

2º – Uma lista com suas maiores conquistas e superações na vida;

3º – Analise essa última e escreva agora com quais das suas qualidades, você alcançou esses resultados;

4º – Por fim, uma última lista de ações para combater cada um dos seus medos. Se precisar, cole da lista anterior as suas qualidades.

Lembre-se: o medo deve nos proteger na vida, mas nunca nos impedir de viver. 

“Vivo o Autoconhecimento como FILOSOFIA DE VIDA e minha missão é transformar vidas, conduzindo o ser humano para um outro nível. Acredito verdadeiramente que esse é o caminho da vida com significado, pois somos a fonte de nós mesmos e onde se encontram todas as respostas que nos levam a compreender a nossa história, aceitar cada capítulo que escrevemos, equilibrar os nossos papéis, potencializar nossas capacidades, talentos e vocação no caminho da missão de vida que nos foi concedida. O resultado é a expansão da luz interior, a felicidade e uma passagem que fará a diferença no mundo”

Ana Kekligian é palestrante, Fundadora da EBC – Empresa Brasileira de Coaching, Master Coach, Analista  Comportamental, Especialista em Inteligência Emocional e Especialista em produtividade. Atualmente com cinco importantes certificações internacionais pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach, Análise Comportamental e Inteligência Emocional. Certificado de Especialista em Inteligência Emocional pela
SBIE – Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional e Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadePS.

Vasta experiência corporativa, onde atuou como executiva de marketing por mais de 18 anos em importantes empresas.
Além disso, administra outros importantes papéis: como mulher, mãe, filha, irmã, amiga e CEO de si mesma.

Imagem destacada da Publicação:
Free images – Internet

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

previous arrow
next arrow
Slider

Artigos recomendados

1 Comment

  1. Adorei o tema abordado. De fato o medo pode nos paralisar e quanto mais nós nos conhecermos e sabermos lidar com nossas emoções mais podemos usar o medo a nosso favor. Entender o que sentimos é fundamental para uma vida equilibrada.


Comments are closed for this article!