Martech: empresas apostam na tecnologia para aperfeiçoar investimentos em marketing

Marketing & Mercado

Oferecimento 

Tendência ajuda empresas a otimizarem estratégias por meio do uso de dados e da automação; segmento movimentou US$ 200 milhões no Brasil em 2020

As relações entre o marketing e a tecnologia se estreitam a cada ano. Prova disso é que diversas tendências apresentadas durante a CES (Consumer Electronics Show) 2022, principal evento do ramo do mundo, estão relacionadas a esse universo — ou dão pistas sobre seu futuro. 

Entre as novidades da feira, realizada em Las Vegas (EUA) no início de janeiro, está o carro da BMW que muda de cor graças a uma “e-pintura”. A tecnologia, sugerem analistas, permitirá que, no médio prazo, seja possível a marcas utilizarem a mídia programática para comprar espaço de anúncio em carros, como uma evolução natural do outdoor. 

Além disso, como era de se esperar, muitos dos produtos e soluções giraram em torno do metaverso, uma nova dimensão que se abre agora para ser explorada por marcas e profissionais do marketing, com possibilidades infinitas. 

“As marcas vêm apresentando inovações cada vez mais surpreendentes para solucionar problemas do dia a dia ou, simplesmente, para ser o próximo desejo dos consumidores”, afirma Thaís Faccin, sócia da Jahe Marketing. “Buscando acompanhar a constante mudança dos hábitos de consumo, o marketing tem apostado em tecnologia para aperfeiçoar suas estratégias e otimizar investimentos.” 

E as soluções voltadas a atender às necessidades deste setor já têm nome: martechs (junção de marketing e tecnologia). Hoje, os principais avanços da área estão relacionados ao uso da inteligência artificial para processar a imensa quantidade de dados produzida pela navegação dos usuários na internet (o chamado Big Data). 

Esses recursos também são utilizados para automatizar parte do atendimento aos clientes, por meio do uso de bots, dando agilidade e rapidez à comunicação. O relacionamento com a audiência é facilitado ainda pela automatização de processos antes repetitivos, como programar postagens nas redes sociais e enviar mensagens de e-mail marketing. 

Outra novidade que cresce aceleradamente é a adoção de soluções CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente), utilizadas para otimizar o relacionamento com os seus contatos e acompanhar a jornada de compra de cada cliente, em um único lugar. 

Satye Inatomi, também sócia da Jahe Marketing, explica que a análise desse “oceano” de dados permite resolver uma dor antiga do segmento. “Até pouco tempo, agências e departamentos de marketing tinham de esperar meses até que algum dado confiável pudesse ser extraído sobre o desempenho de campanhas”, afirma.

“Agora, é possível analisar os resultados dos esforços e investimentos em tempo real, fazendo os ajustes de rota necessários rapidamente. Além disso, as informações também ajudam a avaliar a qualidade do conteúdo produzido. No lugar da opinião e da intuição (que, é claro, ainda têm valor), entram também números e fatos para auxiliar na tomada de decisões.” 

Pensemos em um exemplo prático: antes de investir em um anúncio, é possível entender quem é que o seu produto ou serviço atrai e como é que esse público se comporta antes e depois de efetuar uma compra. E, a partir daí, criar uma estratégia para falar especificamente com essa audiência, sem desperdiçar recursos em um público genérico.

O crescimento do setor dá pistas sobre a adoção dessas ferramentas. Segundo dados do hub de inovação Distrito, o Brasil tem pelo menos 700 startups nesta área. A estimativa é que as martechs tenham movimentado US$ 200 milhões no Brasil em 2020. A plataforma 100 Open Startups indica que o segmento que mais demandou essas tecnologias foi o varejo, seguido por comércio e serviços de distribuição, serviços financeiros e alimentos e bebidas.

A Jahe Marketing é uma assessoria altamente especializada que oferece soluções 360° de #marketing em um único lugar, conduzida por profissionais com mais de 20 anos de experiência. Se a empresa precisa de uma estratégia bem definida, braço operacional para executar todas as atividades da área e investir no que realmente dá resultado, a Jahe Marketing está preparada para ser o “seu marketing”.

A Jahe Marketing trabalha com o conceito de one stop shop. Isso quer dizer que tem todas as soluções que as companhias precisam em um lugar só – do planejamento estratégico à gestão e execução de serviços. A ideia é terceirizar um departamento fundamental com profissionais especializados. Assim, o empresário pode cuidar do que faz de melhor e focar seus recursos financeiros no que mais importa para sua atividade, sem descuidar da sua marca.  

Com a vantagem de que ele escolhe só aquilo de que realmente precisa. Tudo isso de forma transparente, didática e descomplicada. 

Satye Inatomi

“Há 20 anos atuo com marketing em multinacionais. Trabalhei nos mais diversos setores: automotivo, bens de consumo a organização de megaeventos. Passei por empresas como Reed Exhibitions, NurnbergMesse, GRI Group e Flex do Brasil. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas e tenho um MBA em Marketing pela FGV”.

Satye Inatomi e Thaís Faccin, idealizadoras da Jahe Marketing

Thaís Faccin

“Há 19 anos atuo com marketing e gestão de produtos em multinacionais. Trabalhei nos mais diversos setores: hospitalidade, construção, food service e tecnologia. Passei por empresas como Transamérica Hospitality Group, Informa, Symantec e Reed Exhibitions. Sou formada em Turismo com Ênfase em Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi e Pós graduada em Administração de Marketing pela FAAP”.

Colaboração da pauta:

Bartira Betini Comunicação 

Mariana Hummel
+55 11 99995 9135
[email protected]
[email protected]
@betinicomunica

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta