Por que alinhamos o corpo na prática de Yoga?

Dolce Yoga

Michelle Duarte

Entre os ajustes na prática de Yoga, um dos aspectos importantes é o alinhamento. Ele trará equilíbrio físico e evitará que o praticante sinta dor e se lesione, preservando suas articulações e diversas outras enfermidades ósseas e musculares. Vai permitir que a energia flua livremente pelo corpo e acima de tudo vai trazer mais consciência de si mesmo.

Imagem de AndiP por Pixabay

Tudo é energia. Quando a energia flui, as coisas funcionam de forma apropriada e temos vitalidade. A pratica de asanas, posturas do yoga, fornece energia e circulação a todo o corpo humano regulando suas funções. Se a energia do corpo não flui livremente pelos nossos canais sutis, alguma doença se instalará.

Ao perder o alinhamento em uma postura, se perdem as ações e a presença. Por exemplo, em Virabhadrasana 2 (postura do guerreiro 2), se os quadris estão desmoronando, a energia do chakra raiz, Muladhara, não está se elevando; e essa energia que deveria subir ao topo da cabeça está desmoronando também, assim a prática que deveria trazer mais vitalidade perde força e energia.

Quando alinhamos o corpo em uma determinada postura, a inteligência se estende da planta dos pés ao topo da cabeça, de forma que a mente esteja integrada com o corpo. Yoga é estar no aqui e agora. A prática não se faz só com o corpo. É preciso estar com a atenção voltada para o que está sendo feito; é preciso pensar para que as posturas sejam executadas. Se o seu corpo está aqui e a sua mente está em outro lugar, você não está em lugar algum. Os ajustes vão trazer mais consciência de si, aumentarão os espaços internamente e a respiração poderá se aprofundar. A mente ficará calma e a quantidade de energia usada para fazer a postura é reduzida, havendo mais energia à sua disposição. Quem é que não quer ter mais energia?

Toda forma geométrica emite um padrão energético diferente. É por isso que buscamos alinhar todos os eixos do corpo; frontal, transversal, posterior, lateral e sagital. Quando o corpo está alinhado, melhor é o seu padrão energético. Se você executa uma postura de forma desalinhada, qual é o tipo de energia que você estaria emitindo e levando para dentro de si?

Uma mente consciente, onde a energia flui naturalmente por todo o corpo, é um corpo que se sente bem, que não perturba a mente. Há uma sensação de bem-estar e é a partir desse ponto que estamos prontos para meditações mais profundas, adentrando nossas camadas internas a ponto de acessar nossa verdadeira natureza.

Namastê.

Se você está gostando desses artigos e sentiu vontade de experimentar uma aula de Yoga, entre em contato comigo pelo WhatsApp ou Instagram. Eu te convido a participar de uma de minhas aulas.

Imagens cedidas por Michelle Duarte

Michelle Duarte é professora de Hatha Yoga e Meditação, empreendedora e mãe. Formada em design gráfico, encontrou no Yoga seu verdadeiro propósito de vida: levar autoconhecimento, bem-estar e realização ao maior número de pessoas.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta