Desmistificando as estrias

Durante muito tempo acreditou-se que as estrias não tinham tratamento, no entanto, atualmente, tecnologias e estudos científicos comprovam a eficácia de tratamentos

Imagem por A's Images em Canva Fotos

Por Dra. Verena Mony Paes de Freitas

Estrias são lesões lineares cicatriciais que ocorrem após um rápido estiramento da pele, devido ruptura das fibras de colágeno e elastina, que são as principais fibras presentes na derme (camada média da pele).

Geralmente surgem em adolescentes, durante o estirão da puberdade; gestantes; pacientes com obesidade e/ou “efeito sanfona”; e praticantes de atividade física intensa, como os bodybuilders por exemplo, dentre outros.

Além dos fatores mecânicos de estiramento da pele, fatores genéticos e hormonais também são apontados como fatores causais dessas tão indesejadas cicatrizes.

As estrias inicialmente são violáceas e podem coçar, são chamadas de estrias recentes ou rubras. Com o decorrer dos meses tornam-se esbranquiçadas e atróficas (ou seja, com depressão na textura da pele), conhecidas como estrias antigas ou brancas.

Frequentemente surgem nas regiões das nádegas, quadris, abdômen, mamas e ombros, porém qualquer região do corpo pode ser afetada. Dependendo do grau de acometimento e das regiões afetadas podem gerar um impacto emocional com danos à autoestima e diminuição da qualidade de vida do paciente, com restrição no uso de determinadas roupas e limitação de ambientes frequentados, limitando muito a vida social de algumas pessoas.

Imagem por Ales Munt em Canva Fotos

Publicidade Dolce Morumbi

Durante muito tempo acreditou-se que as estrias não tinham tratamento, no entanto, atualmente, dispomos das mais modernas tecnologias e de estudos científicos que comprovam a eficácia desses tratamentos, tanto para estrias recentes, quanto para estrias antigas.

Peelings químicos, microagulhamento e tratamentos com laser e outras tecnologias são os principais procedimentos realizados para o tratamento das estrias. A hidratação da pele é um pré-requisito fundamental para que qualquer tratamento seja mais bem tolerado e os resultados sejam mais satisfatórios, por isso sempre recomendo aos meus pacientes o uso dos melhores cremes hidratantes para serem aplicados nos primeiros 3 minutos após a saída do banho, além de orientar sobre os cuidados gerais com a pele, tais como tomar banhos rápidos, o menos quente possível, usar sabonetes adequados e não usar bucha. Essas medidas simples do dia a dia tornam a pele mais resistente a qualquer tipo de dano e mais bem preparada para as diversas opções terapêuticas.

Por isso, se as estrias lhe incomodam, não hesite em procurar tratamento em um ambiente ético, com embasamento científico e que oferece toda a segurança necessária para conduzir da melhora maneira possível todos os procedimentos utilizados na obtenção dos melhores resultados estéticos.

Imagem por Fabian Montano em Canva Fotos

Dra. Verena Mony Paes de Freitas (CRM 137400, RQE 50837) é dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, mestre em Estrias pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, sócia fundadora da Elastina Dermatologia, primeira clínica dermatológica dedicada exclusivamente ao tratamento de estrias. Médica há mais de 15 anos e há 7 anos atuando diretamente no tratamento das estrias.

Oferecimento:

Elastina Dermatologia

Clínica dermatológica especializada em tratamento de estrias

@elastinadermatologia

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta