Que tal aproveitar a virada do ano e férias escolares para implementar hábitos saudáveis nas crianças?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Para a criança é a rotina que facilita a assimilação delas em relação a mudanças envolvendo pessoas, sentimentos e ambientes

Hábitos saudáveis são importantes para qualquer pessoa. São eles que permitem um convívio harmonioso entre pais, filhos e outros. É por isso que vale a pena refletir sobre eles. Até porque, muitas vezes as pessoas se acostumam com hábitos que não são considerados adequados e sequer percebem. Pior ainda quando esses hábitos atingem a rotina das crianças. Nessa fase da vida todo cuidado é pouco.

Em relação às crianças é a rotina que facilita a assimilação delas em relação a mudanças envolvendo pessoas, sentimentos e ambientes. Por isso, saiba como construir uma rotina saudável para elas neste novo ano.

  1. Crie uma rotina de sono

Uma boa ideia é evitar aparelhos eletrônicos a partir de determinado horário. Isso impede que as crianças tenham maiores dificuldades para dormir por conta da chamada “luz azul”, que é o tipo de luz estimulante emitida pelos aparelhos e que, de acordo com cientistas, costuma comprometer a qualidade do sono. Especialistas recomendam que as pessoas evitem essa exposição ao menos nas duas últimas horas antes de dormir.

É preciso que as crianças durmam bem para que seu crescimento e desenvolvimento se dê adequadamente. Crie o hábito de levá-las para a cama sempre no mesmo horário, de preferência cedo, para que elas se acostumem a fazer isso sozinhas mais tarde.

  1. Crie uma rotina de alimentação

Da mesma forma, pensar na alimentação como um hábito pode ser o caminho para evitar problemas em um futuro próximo ou até mais distante.

O ideal é que a criança entenda que ela precisa comer sempre em um mesmo horário. Isso pode ser construído aos poucos. Com o tempo, a tendência é que a rejeição natural a alimentos poucos atrativos ao paladar infantil seja amenizada.

Nessa fase da vida é normal que elas tenham certa seletividade em relação a alimentos, principalmente legumes. Sendo assim, nada melhor do que desenvolver uma estratégia para deixar os pratos mais divertidos e coloridos na hora da refeição.

E acima de tudo não permita distração na hora da refeição como tv ou tablets.

Imagem de pressfoto no Freepik
  1. Desenvolva o hábito do estudo

Ler para as crianças é uma boa maneira de construir um hábito de estudo. Com a leitura você mostra um caminho para elas. Por isso, não tenha preguiça de contar histórias, de responder perguntas e desenvolver uma rotina das crianças em que essa investigação tenha protagonismo.

Desenvolvendo nas crianças a curiosidade para que elas saibam mais sobre personagens e suas histórias, será natural que assim que estiverem crescidas elas procurem por conta própria novos meios para ter acesso a essas histórias.

 

É assim que você começa a formar novos leitores, o que geralmente está por trás de um desempenho melhor na escola e, mais futuramente, na faculdade. Portanto, não deixe de estar sempre criando meios para que as crianças tenham acesso a conteúdos educativos. Isso fará a diferença no desenvolvimento infantil.

  1. Ensine a ter autocuidado físico e emocional

Os pais devem ensinar os filhos sobre autocuidado — não somente físico, mas também emocional —, que é algo importante a vida toda. O físico inclui a higiene básica, como escovar os dentes, tomar banho, manter uma boa alimentação e fazer uma atividade física, mesmo que seja dançar ou pular corda.

As crianças precisam entender que tudo isso faz parte da rotina. E além do físico, é importante orientar sobre o autocuidado mental, afinal, ele não é importante apenas para os adultos. Cada família pode buscar seu caminho, como fazer orações juntos, ouvir música para acalmar a mente, fazer técnicas de respiração, alongamento ou até Yoga juntos.

Imagem de Freepik
  1. Acostume a criança a dialogar

É fundamental mostrar às crianças que existe um jeito certo de conversar com as pessoas. Nada de apenas dar ordem a elas. É preciso sentar e conversar, ou seja, ter espaço para falar e dar espaço para ouvir. Nesse processo, a tendência é que elas assimilem o aprendizado e se desenvolvam de maneira mais racional.

Hábitos de diálogo podem ser construídos no dia a dia. Por isso, aproveite situações como o café da manhã, o jantar, entre outras para colocar o assunto em dia. Conversas podem ser a respeito de qualquer tema, desde que seja possível uma troca de informações com a criança.

Uma coisa é falar, outra é dialogar. Não entender isso é um erro que muitos pais podem cometer na rotina das crianças. Em consequência disso, os filhos podem sentir maior dificuldade até mesmo de se relacionar com outras crianças na escola, afinal, não terão parâmetros para lidar com as mais diversas situações.

  1. Valorize o convívio social na rotina das crianças

Estimule o convívio com outras crianças para que seus filhos desenvolvam cooperação, compaixão e empatia.

Aceite convites de outras famílias para seu filho brincar e também convide amigos para sua casa ou encontre em parques, cinemas, brinquedotecas.

Isto fará uma grande diferença para seu filho crescer um ser sociável.

Por fim, não deixe de dar o exemplo. Qualquer mudança de hábito que pretenda organizar para as crianças neste novo ano ela precisa também fazer parte da rotina dos pais e da casa para que a criança assimile.

Quer enviar suas perguntas e dúvidas para a Cynthia?

Envie-as para o e-mail: [email protected]

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta